5 dicas para fazer resumos qualificados para concursos públicos
Thiago Cabral

5 dicas para fazer resumos qualificados para concursos públicos

Já ouviu falar de resumos qualificados? Se você já está se preparando para os concursos público 2020 ou se ainda irá tentar uma vaga em um dos concursos 2019, deve investir em boas práticas de resumos, que servem para diferentes etapas de estudo e são muito importantes na hora de revisar e turbinar a memória. Um resumo qualificado não é um resumo qualquer. Ele possui elementos que o tornam ainda mais assertivo.

Veja a seguir 5 dicas para criar resumos qualificados e dinâmicos!

1) Crie resumos subjetivos

Os resumos qualificados são aqueles que levam um pouco de subjetividade, ou seja, a sua percepção sobre determinado assunto. Por isso, é importante que o próprio estudante crie seus resumos a partir do que aprendeu estudando e não conte com resumos pré-produzidos por materiais didáticos. Um resumos deve sempre seguir a ordem assunto específico > assuntos periféricos (argumentações ou tópicos elencados). O estudante deve entender esta relação e expressão em um texto resumido a sua lógica. Quando cria os seus próprios resumos, tem mais condições de memorizar o que aprendeu.

2) Crie resumos sempre que estudar um assunto

Sempre que estudar, seja por texto original, aula presencial, vídeo, podcast ou outro recurso, faça um resumo do que aprendeu. E faça resumos por assunto de cada disciplina. Muitos assuntos são extensos e podem ser divididos em tópicos para facilitar os seus estudos. Mas para cada assunto faça um resumo.

Veja no vídeo a seguir mais dicas sobre resumos:

3) Conheça os critérios objetivos para fazer resumos qualificados

Vejamos alguns critérios para criar resumos qualificados:

  • Aprenda primeiro e resuma depois.
  • Leia mais de uma vez o texto antes de resumi-lo.
  • Sempre que estudar, crie um resumo do que aprendeu.
  • Para cada assunto, um resumo exclusivo.
  • Um resumo deve ter começo, meio e fim.
  • Crie um título para cada assunto com a palavra-chave deste tema.
  • Resumos qualificados são curtos, claros e objetivos.
  • Não cite um termo sem explicá-lo. Não deixe dúvidas em seu resumo.
  • Não utilize resumos prontos. Crie os seus.
  • Crie resumos qualificados de um tema maior para tópicos menores.
  • Coloque citações relevantes (leis, projetos, autores, etc.).
  • Insira no fim de cada resumo ou parágrafo a página de origem (se for resumo de texto).
  • Crie resumos a partir de palavras-chaves.
  • Se precisar, utilize cores diferentes para destacar.
  • Se tiver mais de um tópico em cada assunto (elencados), numere-os e coloque o total de argumentos ou tópicos no título do assunto.
  • Organize os seus resumos – pode ser em fichas ou mesmo encadernando as folhas.
  • Há diferentes tipos de resumos e você deve escolher um formato que funcione para você. Nesta matéria você pode conferir 5 tipos, com destaque para o Método Cornell e o fichamento.

4) Identifique as palavras-chaves

Quando você lê um texto, identifique em um primeiro momento de 3 a 5 palavras-chaves e coloque em seus resumos qualificados com destaque (pode ser em maiúsculas, com marca-texto ou em cores duferentes.

5) Utilize os seus resumos qualificados

Não adianta saber fazer resumos qualificados se você não irá utilizá-los de forma assertiva. Utilize os seus resumos em consultas gerais, correção de exercícios e principalmente em revisões, que devem ocorrer sempre que você estudar e frequentemente após isso. Veja mais sobre revisões neste vídeo:

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre resumos qualificados? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Posts Relacionados

Compartilhe:

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x