Notícia

Mais 10 mil vagas para concursos federais até 2026!

O ano de 2023 foi bastante importante para aqueles que sonhavam com uma vaga em órgãos de nível federal. Já 2024 impulsionou ainda mais com a publicação da 1ª edição do Concurso Nacional Unificado.

Entretanto, novas oportunidades devem surgir para os concurseiros até o fim da gestão Lula. Segundo declaração da ministra da Gestão e da Inovação (MGI), Esther Dweck, o governo ainda vai abrir cerca de 10 mil vagas para concursos federais até 2026.

“No ano passado, autorizamos 9 mil vagas, exceto educação e militares, que têm regras próprias. E expectativa de, pelo menos, dobrar o número de vagas autorizadas, criar mais 9 mil ou até 10 mil até 2026, tanto em novos concursos quanto chamando excedentes de concursos já autorizados”, contou a ministra em entrevista ao jornal O Globo.

Além disso, Esther também comentou sobre a expectativa de realização da segunda edição do “ENEM dos concursos” entre 2025 e 2026.

Mais 10 mil vagas previstas para concursos federais até 2026!
Mais 10 mil vagas previstas para concursos federais até 2026!

Anteriormente, tanto a previsão de novas autorizações quanto a realização de um novo CPNU já haviam sido comentados pela própria ministra, durante coletiva.

Vale ressaltar também que não foi informado quais órgãos devem ser contemplados. Dentre as oportunidades que são aguardadas, as principais são ICMBioPerito do INSSPF e PRF.

Reajuste salarial

A ministra também destacou que, a partir de maio, se confirmado o excesso de arrecadação, parte desse valor poderá ser direcionado para o reajuste aos servidores do Executivo federal em 2024.

“Conseguimos com os ministérios da Fazenda e do Planejamento que os servidores civis tivessem 18% (de aumento no salário) ao longo dos quatro anos. Além dos 9% já anunciados, mais 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Com isso, terão os mesmos 18% que o Legislativo e o Judiciário tiveram, parcelado em três anos. Por enquanto, é o espaço fiscal que a gente tem”, salientou.


Para ficar por dentro de todas as informações sobre os concursos federais autorizados, anunciados e previstos para 2024, não deixe de conferir nosso artigo completo:

Concursos Federais


Assinatura e cursos para Concursos Federais:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.