Artigo

Zona de DESconforto

A zona de conforto é MARAVILHOSA! Pronto, falei.

 

Estou em crise existencial com frases de efeito. E olha que sempre as curti bastante. Mas a motivação proveniente delas é muito fugaz. E sabe por quê? Porque elas não são precisas. As palavras, na minha humilde opinião, são mal escolhidas. E você, ser pensante, mais cedo ou mais tarde vai questioná-las e sua motivação, se excessivamente apoiadas nelas, vai evaporar.

Vamos devagar!

Quando alguém está chateado com sua vida profissional, está ganhando mal ou está sem emprego, percebe que em seu local de trabalho não há oportunidade de desenvolvimento, crescimento, aprendizagem essa pessoa não está confortável, concorda? Alguns relatam sentir que estão “emburrecendo” em determinadas empresas e até nos tão sonhados e duramente conquistados cargos públicos. Outros sofrem assédio moral. Há ainda os que não sentem que seu trabalho faz muita diferença no mundo e ficam desmotivados, infelizes. Várias pessoas cumulam os problemas citados acima! Como posso chegar para esse aluno e motivá-lo a estudar pedindo que saia da zona de conforto??? Você tá vendo algum conforto ali? Nem eu! Se ficarmos repetindo esse termo que julgo tão impreciso, nossa cabecinha tende a crer que há algo de bom naquela situação. Consequência: faremos de TUDO para mantê-la. Vamos dar os nomes CORRETOS para as coisas, ok? Assim tudo fica mais claro.

 

Filho (a), você está na zona de DESCONFORTO. Entenda isso para podermos avançar.

 

Felizmente e, por vezes, infelizmente, o ser humano é altamente adaptável. Para ser mais direta, nos acostumamos  com tudo. Até com o que é RUIM. Seu emprego está te deixando na “bad”. O que você faz? Nada! Seu relacionamento está uma droga e você já tentou de tudo. O que você faz? Nada! Você fica lá. Preso (a) na maldita zona de DESCONFORTO! Fazemos isso por uma série de razões: medo, sensação de merecer aquela situação precária, sensação de dívida com os envolvidos na situação, dúvidas acerca do próprio valor e até das próprias vontades… os motivos variam. A sensação de DESCONFORTO – contudo – é a constante. Pense direitinho no que te mantém ali. SPOILER: Apontar para o fator preguiça é apenas arranhar a superfície do problema. Preguiça é SINTOMA. Nunca é a questão principal. O que te impede de tomar uma providência é algo mais complexo. Tire um tempo “você com você” para refletir sobre isso.

 

Bom, depois de termos melhorado o termo “zona de conforto” e analisado as razões que nos mantém presos a algo que não nos serve, chegou a hora de pensarmos na ZONA DE REAL CONFORTO.

 

Construir uma zona de REAL CONFORTO não é para qualquer um. Demanda dedicação, empenho. Visualize aí sua zona de real conforto particular. O que tem nela? Qual é o seu trabalho nesse cenário? Onde você mora? O que você faz no seu tempo livre? Quanto tempo livre você tem? Como é sua casa, seu carro? Com quem você convive? Como é sua rotina? Como você se sente? Quanto você cresce e aprende diariamente? O que você precisa fazer para conseguir criar essa vida?

 

Acho que muitos concurseiros colocam a foto do contracheque do cargo pretendido na mesa de estudos. Alguns colocam foto do carro dos sonhos, daqueeeela viagem, da casa. Mas isso é apenas uma partezinha do cenário. Um ornamento, digamos assim. O mais importante é a SENSAÇÃO. Feche os olhos e se coloque no cenário. Estude a sensação de ter aquela vida. Mais do que qualquer coisa material ou frase de efeito, É ISSO QUE VAI TE MOTIVAR.

 

Você não estuda para ter casa, carro, viagem, roupas, restaurante chique. VOCÊ ESTUDA PARA SER MAIS FELIZ DO QUE É HOJE. Casa, carro, viagem, roupas e restaurante chique SÃO MEIOS. A FELICIDADE é o fim pretendido.

 

Partiu estudar! Partiu ZONA DE REAL CONFORTO!

 

 

Bons estudos!

Gabi

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISO:

1 – Os artigos serão postados TODA TERÇA! 

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom! Obrigado pela sua ajuda.
    Marcos Lima em 21/09/17 às 12:53
  • Excelente Texto. Há momentos confusos em que procuramos encontrar algo que nos impulsione nem que seja por mais um dia de estudo. Por vencer só hoje. Obrigada.
    Nátaly em 19/04/17 às 13:20
  • Eitcha Gabriela parece que você conhece cada um. Cada artigo, atinge-me em cheio. Estou tentando modificar. Meu sonho é ser sua coachee, mas ainda não dá. Parece que você está escrevendo um livro, li acima. Quando publicar comunique-nos. Grande abraço. sheila
    Sheila em 12/04/17 às 08:40
  • Excelente artigo para começar muito bem mais um dia de trabalho e muito estudo. Parabéns Gabriela e muito obrigado pela injeção de "mais" ânimo.
    Clenilson em 12/04/17 às 07:26
  • Professora, que texto maravilhoso! Suas palavras eram o que eu estava precisando! Obrigada! "Você estuda para ser mais feliz do que é hoje"
    Nicole em 12/04/17 às 01:10
  • É isso aí, Gabriela! Felicidade, uma vida melhor, não apenas no aspecto financeiro: esse é o meu objetivo. Obrigada, seus artigos me ajudam muito!
    Thais em 11/04/17 às 23:15
  • Seus textos e videos sao excelentes fontes de aprendizado. Luz, luz, muita luz pra voce e sua familia. Muito obrigado.
    Eduardo Rosa em 11/04/17 às 23:01
  • Que texto maravilhoso, Gabriela K., aprendi muito. Parabéns!
    Rai Oliveira em 11/04/17 às 22:16
  • É por isso que gosto das coachies mulheres do Estratégia: são todas duronas, parecem capitão de pelotão...rs Gabriela Knoblauch, Núbia Oliveira, Silvana Diniz....etc... são todas chutadoras de traseiro....kkkk Estou de acordo com as palavras de Gabriela.
    Ricardo em 11/04/17 às 21:01
  • Sensacional !
    JAMILTON SANTOS. em 11/04/17 às 20:33
  • Pura verdade, Franscisco. Ficar a zona de DESconforto pode ser mais desgastante do que se livrar dela e construir a zona de real conforto. Que bom que gostou do artigo! Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 19:35
  • Sonho a ser realizado logo: finalizei meu livro de Coaching e espero lançar em breve! Assim, será meu coachee via livro!!! ;) Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 19:33
  • Obrigada pela fofura, Mônica! <3 Continue me visitanto por aqui! Estou sempre buscando escrever matérias legais para vocês. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 18:43
  • Miiis, minha coachee do coração! Que bom que gostou! Muito obrigada por comentar Bjs Gabi  
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 17:24
  • Obrigada, Valéria! :) O retorno de vocês é minha maior alegria e motivação! Muito gratificante! Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 17:21
  • Lindo texto, Laís. Obrigada pela contribuição; Um beijo e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 17:17
  • Que bom que me acompanha, Filipe! Fico muito agradecida e feliz com seu comentário. Sempre estou buscando temas interessantes para vocês. Não deixe de dar sugestões,ok?  Muito obrigada pelos elogios. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 17:15
  • Eu é que agradeço o carinho de sempre, querida ConcurseiradeSucesso! Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 17:12
  • Texto para reler sempre! Gratidão Gabriela!
    ConcurseiradeSucesso em 11/04/17 às 16:36
  • Gabriela, você é muito lúcida nos seus artigos. Vai na essência das questões que afetam o psicológico dos concursandos. Sempre os leio, nunca comentei. Entretanto, dessa vez, tive que me render. Parabéns por ser perfeita no aspecto motivacional dos seus textos!
    Filipe em 11/04/17 às 16:03
  • Perfeito, Neilton. Falei exatamente isso no meu vídeo Como escolher qual concurso prestar? no meu canal Gabriela Knoblauch no Youtube. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 11/04/17 às 14:20
  • Sempre enxerguei os estudos como forma de crescimento intelectual e satisfação pessoal, não podemos fazer dele um martírio. Todos nós queremos e precisamos de conforto na vida material, mas é preciso ter cuidado e direcionar os nossos esforços para algo que de fato venha a nos trazer alegria e contentamento. A estabilidade, boa remuneração e ótimos benefícios são partes do processo, no entanto, trabalhar em uma área que gosta, servir à Sociedade e contribuir para o bem da Nação devem ser alvos primordiais na vida de quem busca um cargo público.
    Neilton em 11/04/17 às 14:09
  • Gabriela, vc tocou no ponto X da questão. As falácias estão aí, sendo usadas a esmo. Zona de conforto o ca.....te! Tudo que é criado passa antes pelo pensar e pelo sentir. "Estais satisfeitos com metade de uma broa quando poderíeis ter uma inteira? Vos satisfazeis em viver na limitação?" Não aceitemos então quaisquer limitações de nosso EU inferior, pois bem sabemos que depende apenas de exercitar nosso QUERER para atrair tudo que necessitemos! Somente nós mesmos podemos instruir nossas consciências, além da inspiração divina é claro, para que tenhamos condições de descobrir em nós mesmos o Poder da Luz. As ideias se cristalizam e tomam forma; A ideia de uma carreira pública e tudo que dela provém vos agrada e nela flui vossa sensação. A pressão de vossos sentimentos traz à vida a manifestação.
    Laís Gonçalves em 11/04/17 às 12:34
  • Profa. e pensar que, até pra manter esse desconforto, a gente tem um trabalho dobrado MUITAS VEZES sem perceber... sad but true (triste mas verdade). Como sempre seus artigos são um norte, muito grato!
    Francisco Valdez em 11/04/17 às 10:29
  • Adoro os artigos e os vídeos da Gabriela!!! Vão direto ao ponto!!! Excelente!!! Parabéns!!!
    Valéria Cecília Di Girolamo Dib em 11/04/17 às 10:20
  • Como sempre artigos concisos e com conteúdos extensos, muito massa mesmo, quem dera tivesse condições R$ de ser seu aluno: um sonho.
    anderson em 11/04/17 às 10:08
  • Primeiramente, adorei o título do artigo. Muito da hora, haha!!! Segundo, nós passamos por tudo isso meeeeeeesmo até conquistar nosso objetivo. Terceiro, vocé é dez, Gabi! Parabéns pelos seus textos motivacionais.
    Mônica em 11/04/17 às 09:35
  • Essa mulher é um perigo! No melhor sentido dá palavra. Do texto excelente, o que mais chamou a atenção foi colocar a sensação, o sentimento para ajudar a chegarmos onde queremos. Beijo enorme, Gabi. Você realmente faz a diferença.
    Misleine em 11/04/17 às 09:28