Artigo

Você é um procrastinador? (parte 2) – Como reagir em 7 passos.

Olá pessoal, tudo tranquilo?

Época de final de ano, 2016 batendo na porta e você deve estar planejando o que fazer para melhorar e estudar de forma mais produtiva, não é mesmo? Esse artigo já foi publicado antes, mas o trouxe de volta pois ele tem tudo a ver com essa época, quando renovamos nossas intenções. É hora de planejar. Mas ressalto: planejamento sem execução só traz frustração, portanto, tenha ciência de que vai precisar arregaçar as mangas em 2016. E que tal começar agora?

Essas são as 7 dicas para você colocar seus estudos nos trilhos e, se for o caso, parar de procrastinar. No primeiro artigo (clique AQUI) apresentei o problema e deixei um “exercício” (anotar sua rotina). Hoje trago alternativas que se conjugadas com a correta administração do tempo (tratada nesse artigo) poderão auxiliá-lo a não deixar suas responsabilidades para depois. E hoje ficará claro que procrastinação, administração do tempo e organização estão fortemente relacionadas. E o tema de hoje vai girar em torno da organização. Vamos lá?

1)   PRIORIZE

De forma prática, responda: o que é mais importante para atingir seus objetivos? Ver televisão ou estudar? Estudar, claro. Pronto, você já priorizou o primeiro nível. E depois de colocar em prática a decisão de que a novela das oito é menos importante que sua preparação rumo à aprovação, priorize de novo. Em alguns meses você terá (ou já tem) um mar de matérias para estudar. Priorize mais uma vez. Nunca esqueça quem são os seus ladrões de tempo ou o grande volume de conteúdo aliado a um baixo nível de priorização o empurrarão ladeira abaixo.

Identifique o terreno onde está pisando.  Esse é o primeiro passo para você mergulhar de cabeça em seu projeto e quanto mais o fizer, mais longe fica dos perigos da procrastinação. Lembre-se: hoje  você está priorizando os estudos em busca de algo maior para daqui a alguns meses ou anos. E esse bem maior vai durar DÉCADAS. É ou não é um bom investimento?

Se tiver uma “recaída” e der muita vontade de assistir ao novo programa da Xuxa (!), pergunte-se: “o que vou ganhar assistindo isso? Como esse tempo dedicado vai me auxiliar a passar no MEU concurso?”

Beleza? Priorizou? Então vamos em frente!

2)TENHA MÉTRICAS

Crie listas do que você vai estudar, programe semanalmente suas metas e crie indicadores que permitam seu controle. Detalhe as metas diariamente (estudar x páginas ou x minutos de Português, por exemplo). E use um alarme para avisá-lo do horário de início dos estudos. E o mais importante: FAÇA o planejado. Se programou estudar na segunda-feira, estude, mesmo que fora das condições ideais imaginadas inicialmente. Ter métricas bem definidas ajuda a te mostrar que você está perdendo tempo em outras atividades e deixando de estudar o que deveria. E com elas, isso fica muito claro, pois rapidamente você percebe que não vai cumprir o combinado (combinado com você mesmo!) dentro do prazo estipulado.

3)APRENDA A DIZER NÃO

 Nem sempre você poderá estar disponível para os amigos e festas. Não é para virar um ET, mas sim saber priorizar (de novo). E às vezes você precisa dizer não para você mesmo. Isso é autocontrole. E ter uma meta bem definida auxiliará nisso. Eu acompanho alunos que não estudavam nos finais de semana. E hoje tenho que segurá-los para que mantenham um dia de descanso semanal. Qual o segredo? Nenhum. Na verdade, o estudo virou um de seus hábitos. E hábitos viram rotinas. E rotina tem seu valor. Apesar de a rotina ser considerada “chata”, “repetitiva”, ela é fundamental na vida de um concurseiro. Quem tem filhos sabe a diferença entre a criança que tem rotina e a que não tem. A criança com rotina se torna mais calma e segura, justamente por ter uma previsibilidade das ações que ocorrerão. Entendeu? Diga não ao Facebook, ao Whattsapp, ao Snapchat, Youtube e afins quando estiver estudando. Tenho certeza de que o que verá nesses apps não vai cair na sua prova. Aproveite os professores que estão disponibilizando conteúdo no Periscope (siga-me no @rfonseca7), mas não interrompa o estudo para ver a transmissão (veja a retransmissão quando terminar o seu planejamento de estudos do dia).Use a tecnologia a favor de seu objetivo e não para atrapalhá-lo. Diga não.

4)COMPARTILHE SEUS OBJETIVOS

Ahnn? Sim, compartilhe. Alguém precisa saber o que você está fazendo e com o que se comprometeu. Sabe a razão disso? Simples. Se você sabe que pode “passar vergonha” por não ter feito o combinado com outra pessoa, fará um esforço maior para não precisar passar por essa situação. Também já vi pessoas que sabiam da importância de estudar, mas não conseguiam ter regularidade nos estudos. E me relataram abertamente que o simples fato de ter que se explicar por não ter cumprido o prazo acordado já as motivava a não parar. E a não…procrastinar!

5)CONTROLE

Controle seu planejamento semanal (item 2) e faça uma análise de seu comprometimento ao final dele. O que deu certo? O que você não conseguiu cumprir? Por qual(is) razão(ões) não cumpriu? No final do mês, faça o mesmo, mas de forma mais ampla. E volte a planejar as semanas seguintes de forma aprimorada com o aprendizado passado. Planejou estudar 40 horas e estudou 30 horas? O que houve, como pode melhorar para o período seguinte? Ou será que 40 horas eram uma meta agressiva demais? Ou não?

6)PREMIE-SE

Permita-se pequenas recompensas ao atingir cada etapa. Se planejou estudar 4 horas em um dia, “retire” seu prêmio e atualize-se com as piadas do dia no zap zap, veja um episódio da sua série favorita ou simplesmente se jogue no sofá. Você vai ver que com o tempo nem precisará de incentivos como esse. Vai querer aproveitar cada minuto para avançar mais rápido nos estudos. E o que era “lazer” antes vai se tomar cada vez menos do seu tempo. E a carga horária inicial poderá e deverá ser aumentada aos poucos. Mas nunca deixe de criar pequenos estímulos por bater suas metas.

7)TENHA PACIÊNCIA

 Sim, os resultados não acontecem do dia para a noite. Você não aprenderá todas as fórmulas de estatística ou decorará todos os artigos da lei de Licitações por ter criado uma rotina. Se você estuda há mais tempo talvez não tenha mais dificuldades com o artigo 5° da Constituição Federal, mas tente lembrar-se que como foi assustador pensar em decorar todos os detalhes dos seus infinitos incisos na primeira vez que viu esse conteúdo. Não foi tão fácil, não é? Mas depois de ver, rever, fazer muitos exercícios percebemos que nem é tão difícil. É assim que deve encarar os outros pontos complicados que surgirão.

Você deve saber que encontrará dificuldades e precisa reagir bem a elas e persistir (leia o artigo da Professora Nádia Carolina). Às vezes parece que você não está progredindo naquela parte da matéria. E isso, pode ser normal, dependendo do conteúdo que esteja vendo e de sua experiência anterior na escola/faculdade. Portanto, ao encontrar essas dificuldades não jogue tudo para o alto achando que nada vai funcionar. Mantenha sua rotina, ajuste o que precisar ser mudado e siga em frente.

Estou terminando…..

Veja que essas 7 dicas são mais ligadas à parte “operacional” dos estudos, ou seja, estão mais ligadas ao que você vai estudar de forma quantitativa. Não tratei do aspecto qualitativo (o “como” estudar, limites, revisões, controle de resultados, e etc.). De que adianta ter todas as metodologias mais modernas na cabeça e saber todos os artigos mais legais, dos melhores autores, dos best sellers se eles não são colocados em prática?

Gostou de algum desses 7 itens? Anote-o, faça seu planejamento e coloque-o em AÇÃO. Não vai procrastinar depois disso tudo, não é mesmo?

Agradeço ao professor Ricardo Vale (@profricardovale) por mostrar como essa ferramenta pode efetivamente ajudar nossos amigos concurseiros.

E, como sempre digo, peço que deixe aqui seu comentário com críticas, elogios ou sugestões. Esse é o combustível para eu continuar arrumando tempo para escrever para vocês. :)

Um forte abraço e que você tenha um ano de 2016 FANTÁSTICO. Espero ver SEU nome no Diário Oficial e sua meta atingida! Agora…vamos estudar!!!

FELIZ ANO NOVO!!

Veja os comentários
  • Eu estava precisando ler isso... tenho filhas gêmeas, um trabalho, marido bom , uma família maravilhosa, mas não sei dizer não. As vezes estou estudando, alguém liga: parentes, eu ouço por horas, me atrapalhando completamente, tirando minha concentração,porque? não consigo dizer que estou estudando e não posso dar aquele tempo pra aquela conversa. Passar o dia da minha folga resolvendo coisas para os outro e deixando os meu projetos de lado... Obrigada eu vou me discipliar
    Noely em 08/10/15 às 11:16
  • Aproveitando o assunto, a quem interessar, um teste para identificar seu tipo de procrastinador: http://www.playbuzz.com/sidartal10/que-tipo-de-procrastinador-voc É baseado no livro de uma psicóloga chamada Linda Sapadin (“It’s About Time!: The Six Styles of Procrastination and How to Overcome Them”, Penguin Books, 1997).
    Gabriel em 01/10/15 às 11:31
  • Olá prof. Ronaldo! Meu nome também é Ronaldo. Gostei muito do seus artigos sobre procrastinação e também do desenho do Gumboll. Abriu meus olhos para meu comportamento deplorável. rsrs... Agora mesmo vou mudar esta situação. Valeu pela dica. Obrigado!!!!!!!!
    Francisco Ronaldo de Moura em 07/09/15 às 11:35
  • Olá Emilton! Não é fácil mesmo, mas é perfeitamente possível e não tão difícil quanto parece. Um forte abraço!
    Ronaldo Fonseca em 01/09/15 às 11:02
  • Olá Alessandra, obrigado pelo retorno. O desânimo ocorre em alguns momentos e por isso é importante segmentar a preparação e ter objetivos menores e desafiadores ao longo da caminhada. E ter noção de que o esforço não será em vão e que os benefícios valerão a pena também é muito importante. Um forte abraço!
    Ronaldo Fonseca em 01/09/15 às 10:58
  • Muito boas as dicas, Professor! Ser concurseiro não é fácil e, às vezes, bate o desânimo. Artigos incentivadores, como o escrito por você, estimulam, motivam a continuar no caminho da aprovação. Obrigada pela ajuda!
    Alessandra em 01/09/15 às 10:46
  • Olá Cristiane! Obrigado pelo retorno! Um forte abraço e ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 31/08/15 às 20:27
  • Olá Lili, muito obrigado por seu feedback! Um forte abraço e ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 31/08/15 às 20:26
  • Olá Misleine, obrigado pelo feedback! Não desista. Se for apenas por uma situação de falta de rotina, insista. Se esforce. Vai ser doloroso no começo, mas depois vai fluir naturalmente. Mas dá trabalho! Organize-se, levanta a cabeça e parte pra cima! Um forte abraço e ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 31/08/15 às 20:25
  • Oi Fernanda, obrigado pelo feedback. Não vou me arriscar a responder aqui sem saber seu histórico de estudos, grau de conhecimento em cada disciplina, formação e etc...mas de forma geral, se você ainda não viu a teoria é arriscado passar direto para os exercícios (se você não tiver base prévia).Um engenheiro que faça isso com matérias de exatas não terá problemas, mas poderia ter ao estudar alguns Direitos para área Fiscal. Geralmente, para quem tem menos tempo, o indicado é estudar menos matérias por vez. Um forte abraço e ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 31/08/15 às 20:23
  • Cátia, que bom saber que você está indo no caminho certo. Meus parabéns! Um forte abraço e ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 31/08/15 às 20:19
  • Eu não consigo me livrar deste mal.
    Emilton Costa em 31/08/15 às 20:02
  • Muito boas suas dicas, professor! Obrigada!
    Cristiane em 31/08/15 às 19:56
  • Professor Ronaldo, parabéns pelos artigos. São totalmente verdadeiros e funcionam. O item 2 me chamou a atenção. É exatamente o que estou fazendo atualmente. Comecei a fazer o planejamento semanal com as horas líquidas de estudo e ao final de cada semana verifico se atingi ou não o meu objetivo e o porquê (em caso negativo) se a meta não foi cumprida. Registro tanto os pontos positivos quanto os negativos. Assim, ficou mais fácil identificar o que me "roubou" tempo e os fatores que me ajudaram a ter produtividade. O simples fato de anotar as metas de horas de estudo acabou gerando um compromisso maior comigo mesma. Estou na terceira semana e vejo o resultado melhorando a cada dia. O primeiro artigo também foi ótimo . Enfim, continue escrevendo porque com certeza suas dicas estão sendo muito úteis para todos nós. Um abraço. Felicidades.
    Cátia Barros de Souza em 31/08/15 às 18:15
  • Boa tarde professor!! Sinceramente eu gostei muito do seu artigo, mas estou enfrentando um grande dilema: como priorizar os estudos se minhas horas estão todas priorizadas?? Eu sei a resposta disso, mas não sei como me reprogramar, onde cortar uns minutos para estudar. Devo deixar os conteúdos e o tempo que tenho fazer apenas os exercícios? Ou continuo com o conteúdo e exercícios, alternando? Obrigada!
    Fernanda em 31/08/15 às 16:43
  • Professor, obrigada! Obrigada! Como é difícil engajar... Nem sei quantos cursos comprei do Estratégia sem chegar à metade... Mas depois deste texto excelente, ou vai ou eu desisto de vez!
    Misleine em 31/08/15 às 16:12
  • Excelente artigo professor, obrigada por compartilhar essas informações. Grande abraço!
    Lili em 31/08/15 às 15:16
  • Parabéns professor pelo artigo! Gostaria de sugerir se os próprios professores do estratégia poderiam relatar como foi a luta até a sua aprovação e contar um pouco de suas histórias de como conseguiram chegar até o seu almejado sonho!
    Noadson Ponucena em 31/08/15 às 14:50