Artigo

Dicas para Concursos – As Duas Grandes Virtudes do Concurseiro

Olá, pessoal!

Este é o primeiro artigo de uma série, que tratará de Dicas para Concursos Públicos. Tratarei das Duas Grandes Virtudes que determinam o sucesso nos concursos públicos. Sem essas virtudes, as chances de aprovação em concursos são quase zero.

humildade          Grande Virtude #1: Humildade
==============================================================

A humildade própria dos aprovados em concursos não é aquela dos santos ou dos padres franciscanos. Nada disso. Eles têm um outro tipo de humildade, igualmente importante. Essa humildade consiste em reconhecer que sempre podem melhorar de alguma forma.

Desse modo, os concurseiros de sucesso, quando erram uma questão ou se saem mal numa prova, buscam aprender com isso, corrigindo suas falhas.

Não justificam seus erros, como fazem os demais candidatos, que acham que a questão deveria ter sido anulada, que o livro utilizado como referência está obsoleto, que houve fraude no concurso…

Além disso, por serem humildes, os concurseiros de sucesso sabem que precisam estudar muito. Não se enganam com as histórias de pessoas que estudaram durante curto período e obtiveram êxito nos concursos mais difíceis do país.

Essas histórias até existem, mas não são regra. Por isso, os concurseiros de sucesso entendem que é melhor pecar pelo excesso (estudando mais do que o necessário) que pela falta de estudo.

Outra consequência da humildade dos concurseiros de sucesso é que eles estão sempre revisando a matéria, mesmo que estejam se saindo bem nas provas.

Nunca deixam de fazer questões, seja de provas recentes ou de antigas. E nunca deixam de tirar as suas dúvidas com professores, por mais que elas possam parecer ridículas.

Grande Virtude #2: Resiliência
==============================================================
Resiliência é a capacidade de enfrentar problemas, de superar obstáculos. É levantar-se o mais rapidamente possível após uma queda, e continuar a caminhada com a mesma disposição de antes.

Todo concurseiro de sucesso tem essa característica. Não se abala com as reprovações, nem com maus resultados. Sabe que tudo isso faz parte de uma curva de aprendizado, cujo resultado final será a aprovação.

Do mesmo modo, o concurseiro de sucesso não tem preguiça de ler e reler a matéria. Ele “senta a bunda na cadeira” e vence a batalha diária.

Sabe que só assistir, passivamente, a aulas, não aprova ninguém. Para passar num concurso, é necessário sangue e suor. É necessário estudar, pensar, “quebrar a cabeça”.
Assistir a aulas superficiais, cheias de brincadeiras, pode até ser divertido, mas o concurseiro de sucesso não quer se iludir. Ele quer, antes de tudo, aproveitar o seu tempo. A resiliência, afinal, jamais conviveria com a preguiça.

resiliência

……………………….

PS1: Gostou dessa Dica para Concursos? Então siga-me no Twitter e no Periscope:

@NadiaCarolStos

https://twitter.com/nadiacarolstos

Siga-me, também, no Facebook:  https://www.facebook.com/nadia.c.santos.16

Abraços,

Nádia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • E o melhor: é uma série, tem mais!!!! Parabéns querida Profa. Nádia!
    Misleine em 27/08/15 às 20:19
  • Oi professora que artigo lindo !!! Amei já imprimi e deixei na minha mesa de estudo. A nossa vida da tantas voltas, mas uma coisa me chamou a atenção ao ler seu curriculum. Por que largastes a RECEITA, estou passada ....... rsrsrsrs
    silvana em 27/08/15 às 16:13
  • Professora Nádia, boa noite! obrigada por este texto, estou também nesta batalha, confesso não é fácil, custa muitas vezes mais que suor, custa lágrimas, mas meu lema é parar nunca! desistir jamais!, avançar sempre!. pois o que semeia com lágrimas colherá com alegria!!! abraços !!! retornando a batalha!!!rsrsrs
    Valkiria em 26/08/15 às 18:21
  • Olá professora Nádia. Também sou Goiano do "pé rachado" assim como você kkkkkk.Ótimo texto e quero enfatizar, no meu caso específico, a resiliência. Estou no momento tendo dificuldades no estudo por problemas de concentração, pois venho de um fim de namoro de mais 13 anos (rompimento a 3 meses). Por mais que a gente lute é difícil um só dia em que a concentração não se disperse em pensamentos alheios à matéria. É a luta para tentar dominar a mente. Acho que dominar a mente é mais difícil que a aprovação em concurso. Mas não desisto. Obrigado pelas dicas professora Nádia. Abraços e sucesso.
    cristiano em 26/08/15 às 15:28
  • Gostei muito das suas palavras, professora Nádia! Obrigada!
    Jaqueline em 26/08/15 às 15:06
  • Obrigada pela tamanha dedicação e empenho de vocês do Estratégia Concursos. Tenho acompanhado você no periscope e tenho gostado muito das dicas, da motivação que nos passa. Com certeza tem ajudado muitos concursandos que estão na luta em busca da aprovação. Posso afirmar que são pessoas como você que nos servem de espelho e que acrescentam bem mais que conhecimento: apoio emocional, que é imprescindível. Obrigada por tudo!
    Renata Afonso Brito em 26/08/15 às 13:35
  • Oi, Nádia. Ótimas dicas. Obrigado. Obs: o link do seu facebook não está funcionando!
    Edielton Paulo em 26/08/15 às 12:03
  • Obrigada pelo carinho, Thiago! Pode contar conosco para ajudá-lo nessa caminhada rumo à aprovação! =) Abraços
    Nádia Carolina em 26/08/15 às 11:02
  • Oi, Felippe! Tudo bem? Pode contar com minha ajuda! Tenho certeza de que tanto o Coaching quanto o Pacote para AFRFB serão essenciais para sua aprovação! =) Obrigada pelo feedback!!! =)
    Nádia Carolina em 26/08/15 às 11:01
  • Obrigados professores Nádia Carolina e Ricardo Vale, esse post tem muito a acrescentar nas atitudes de um concurseiro vencedor. O que mais me tocou foi a questão da resiliência, tendo em vista que muitas vezes o concurseiro é derrubado, seja por resultados negativos, seja por problemas internos ou externos, mas que com o pensamento resiliente ele sabe retornar o foco o mais rápido possível e forte como antes. Isso não é uma tarefa fácil, talvez acho que seja o requisito mais difícil a ser cumprido, uma coisa é buscar o foco e alcançá-lo com a habitualidade, outra coisa é voltar para esse ponto quando algum fator o tire. Portanto, peço muito obrigado professores irei incrementar este quesito nos meus estudos. Até a próxima professores.
    Thiago Noleto em 26/08/15 às 09:30
  • ola professora nadia, tudo bem? gostei muito do texto, das duas grandes virtudes do concurseiro, isso tem se tornado constante no meu objetivo(AFRFB), as vezes passo horas estudando teoria e quando passo para questões aparece o balde de água fria, errar ate mais do que acertei, mas isso é normal da vida e é importante tbm pra se poder saber onde errou e poder rever(resiliência), e aprnder com eles (humildade), muito bom esse texto para o começo do meu dia. Ja sou um aluno do estrategia comprei um pacote completo AFRFB no finalzinho do ano passado, excelente material, otimo investimento que fiz, só que senti muita dificuldade em esta organizando todo meu ciclo de estudo, semana passada assisti o webnario com o professor ricardo vale, mario machado, aline e ricardo, me senti tão bem ao ter visto que as dificuldades que estou passando em relação ao meu estudo é normal, e foi decisivo tbm pq estava querendo muito contratar um coaching mas estava receoso pq teria que abdicar a medio prazo de muito lazer em virtude do valor, mas professora percebi que esse é um dos maiores investimento que eu poderia fazer em mim mesmo, este mes de agosto adiei a compra do meu carro que estava precisando muito em virtude de trabalhar em cidade diferente da que moro, e contratei o coaching, estou muito feliz acho que os dois materiais que adquiri pacote completo AFRFB com o COACHING foram decisivos pra mim não foi gasto foi investimento e quero dizer professora que estou muito entusiasmado e feliz pq sinto que minha aprovação esta mais próxima gostei muito do seu depoimento quando foi aprovada para AFRFB, se possivel peça para meu coaching ter muita paciencia comigo pq vou fazer o possivel e o impossivel pra mim ser um novo aprovado da receita federal, um grande abraço peço mil desculpas pelo tamanho do texto, mas conto com sua ajuda!!! ATT
    FELIPPE DA SILVA VIANA em 26/08/15 às 08:58