Artigo

Vida de concurseiro: os dias ruins e a vontade de desistir

Fala, pessoal! Tudo beleza?

Nos últimos dias, tive uma experiência que não ocorria já há algum tempo: um bloqueio e um desânimo para estudar. O que assusta é o fato de não saber o porquê de isso estar acontecendo e pensar que vai durar para sempre, mas muita calma, pois sempre existe um motivo e SEMPRE passa.

O mais comum é a crença – mesmo inconsciente – de incapacidade. Vejo muita gente que até se esforça, mas no fundo tem certeza de que não vai conseguir.

Quando a gente não acredita que é capaz, o bloqueio é certo, pois aquele estudo para de fazer sentido. O que posso dizer sobre isso é que todos somos capazes, o que acontece é uma ilusão de incapacidade por falta de organização e clareza na preparação para o concurso, quando, por exemplo, estamos estudando algo com baixo custo-benefício.

Entra aqui também a falsa sensação de incapacidade quando criamos expectativas erradas sobre tempo de aprovação. Tem pessoas que me falam que determinada matéria é impossível de aprender e, quando eu pergunto quantas vezes ela repetiu a mesma aula, a resposta geralmente é uma ou duas vezes. Aula que eu tive que refazer inúmeras vezes até pegar a matéria. Cada um tem o seu tempo, mantenha-se no processo que a aprovação chega.

E por que isso aconteceu comigo, que já tive aprovações? Poderiam ser muitos motivos, e – podem ter certeza – eu pensei em dezenas.

Sempre que alguém me pergunta sobre o que me levou a ter sucesso em determinada área da minha vida, minha primeira resposta é AUTOCONHECIMENTO. Galera, isso é muito importante! Entender o problema é passo necessário para a solução. Isso é algo que deve ser exercitado sempre! E por que a maioria das pessoas não faz? Porque a verdade dói. Não olhar o saldo bancário, não se pesar, estudar as matérias mais fáceis sem trabalhar nos erros e entregar para o universo: atitudes de pessoas que têm medo de assumir responsabilidades.

Bom, eu estava cansado. E admito que eu não gosto de descansar. Fazer o descanso é, muitas vezes, mais difícil do que continuar o trabalho. Lidar com a ansiedade de “não estar fazendo nada” demanda mais maturidade do que ficar 10h lendo sem absorver nada para se sentir melhor no fim do dia com a meta cumprida. Mas o descanso é necessário.

E não se assustem caso um dia não seja suficiente, ou até semanas. O cansaço mental pode ser devastador. O que importa é recuperar as energias e seguir em frente. Pra mim, foram uns 5 dias. Não foi fácil, acabei saindo da dieta e isso mexe com o humor. Fiquem longe do açúcar! Ontem eu acordei e estava 100%! Estou de volta à rotina pronto pra meses de estudo e pronto para outra recaída também.

Para quem está passando por isso, não importa quanto tempo leve, eu prometo que passa! Assim como uma tempestade ou uma gripe. Aguentem firme e JAMAIS desistam!

Instagram: https://www.instagram.com/henrique.antunez/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpppuDnkJV9WeFGHc–staw?sub_confirmation=1

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Henrique seu resultado na PC/ES foi praticamente perfeito, PARABÉNS! Fiquei intrigada com o "fiquem longe do açúcar", alguém sabe o porquê? Eu amo tudo com açúcar, rs!
    MARIA BOIA em 25/07/19 às 14:26
  • Cara, suas palavras vieram na hora certa! obrigada por isso!
    Luamara Ramos em 22/07/19 às 17:09