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Treine 10 minutos por dia e se torne um monstro na barra fixa

O teste que mais costuma reprovar é a barra, devido sua complexidade de erguer o seu próprio peso. Dependendo do edital, a posição de segurar na barra fica a escolha livre pelo candidato.

Há diversas variações para execução da barra fixa, sendo as mais usuais pelos candidatos a pegada pronada (costas da mão em direção ao corpo). Com essa pegada á solicitação dos bíceps é menor, o que torna esse movimento mais difícil.

A outra é a barra com pegada supinada (palma da mão em direção ao corpo) e mãos abertas na linha dos ombros. Essa é a pegada mais comum e indicada para as mulheres e homens que demandam menor nível de treinamento ou mesmo pouco tempo de preparação.

Falando sobre o nosso treino, primeiramente você terá que descobrir quantas repetições é capaz de fazer na barra fixa. Isso é importante porque esse será o número que vai definir qual será seu treino, uma vez que você vai começar fazendo cerca de 30% dessa marca.

Acione seu cronômetro e a cada 1 (um) minuto faça 30% máximo de barras você é capaz. Suponhamos que você consegue fazer 6 (seis) barras consecutivas, de maneira correta; então a cada minuto você fará 2 (duas) repetições na barra fixa.

Esse treino dura apenas 10 (dez) minutos e, seguindo o exemplo acima, você fará 11 (onze) séries de 2 (duas) repetições (aproximadamente 33% da carga máxima).

Claro que estamos falando de um treino que dura em média 7 (sete) a 10 (dez) dias, sendo necessárias adaptações posteriores, de acordo com sua evolução.

Bons treinos!

Abraços,

Prof.º Guilherme Solano – @guilhermesolano1

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  • Muito bom o artigo Guilherme, será que poderia trazer um sobre abdominais e flexões também? =D Obrigado.
    Arthur em 30/07/18 às 09:55