Artigo

Como aproveitar ao máximo seu tempo no pós edital da Receita Federal

 Aprenda a aproveitar seu tempo de estudo no pós edital para o concurso da Receita Federal.

Como aproveitar ao máximo seu tempo no pós edital da Receita Federal
Como aproveitar ao máximo seu tempo no pós edital da Receita Federal

Após longos 8 anos de espera, o maior edital da área fiscal finalmente foi publicado, o concurso da Receita Federal do Brasil!

Organizado pela banca FGV, as provas estão marcadas para ocorrer no dia 19 de março de 2023. Sendo assim, mais do que nunca, se você deseja ser aprovado neste tão aguardado concurso, este é o momento de acelerar o ritmo, pegar pesado nos estudos e conseguir fazer valer sua carga horária para chegar bem preparado no dia da prova. Até o fim deste artigo te ensinaremos a aproveitar seu tempo de estudo em preparação para a Receita Federal.

  • Receita Federal do Brasil – RFB
  • Status: Edital publicado/Inscrições a partir de 12/12
  • Banca: FGV
  • Vagas: 699
  • Salário inicial: R$ 11.684,39 (Analista) e R$ 21.029,09 (Auditor)
  • Edital: Edital RFB 2022
  • Data da prova objetiva e discursiva: 19 de março de 2023

Importância de aproveitar o seu tempo de estudo no pós edital da Receita Federal

Independente se você já viu todo o conteúdo cobrado ou restam matérias novas a serem estudadas do zero, gerir melhor o seu tempo nessa fase da preparação determinará se você estará ou não na lista de candidatos aprovados neste tão concorrido certame.

Por isso, neste artigo te mostraremos de forma rápida e objetiva como você pode aproveitar ao máximo seu tempo no pós edital da Receita Federal.

Constância x Intensidade

Pense numa balança em que equilibramos constância e intensidade. Quando falamos de pré edital a balança deve-se manter equilibrada pois afinal não sabemos quanto tempo manteremos essa situação. De outro modo, no pós edital, essa mesma balança pode e deve se pender mais para o lado da intensidade, pois aqui, diferente da situação anterior, já sabemos quantificar o tempo que ela ficará nesse ritmo, isto é, apenas uma breve fase que passará após a realização da prova. Portanto, mais do que nunca é hora de manter a constância nos estudos, mas colocar um peso a mais na intensidade para que você possa acumular mais HBCs e consequentemente aumentar suas chances de ser um dos candidatos aprovados neste concurso.

Encontrando tempo extra para o pós edital Receita Federal

Apesar de óbvio, vale ressaltar que todos nós temos as mesmas 24 horas por dia, portanto o jeito que nos organizamos nos afazeres diários é o que determinará o quanto de horas serão dedicadas aos estudos. Assim, defina quais serão suas prioridades nesses últimos meses que antecedem a prova, elenque no máximo 3, isso irá te ajudar a gerir melhor seu tempo e a enxergar horas perdidas em outras atividades que não estão entre suas principais prioridades. Dizer não para atividades que não fazem sentindo para você no momento, vai te economizar muito tempo!

Sobre o descanso

Descansar é fundamental para mantermos uma rotina pesada de esforço mental e físico, porém nessa etapa esforce-se para ir além do que estava acostumado. Deixe as séries, jogos, filmes reservados para o fim de semana, coloque o celular em modo avião quando sentar-se para estudar. Lembre-se é algo passageiro.

“Foco no que você quer, todo o resto é distração!” Surama Jurdi

Crie um ambiente favorável

Por fim, após organizar-se quantos as prioridades e aumentar o seu ritmo de estudos nessa fase, é hora de criar um ambiente favorável que permita que sua nova rotina nos próximos dias se consolide. Para isso, vale organizar seu ambiente de estudos para tirar quaisquer distrações, conversar com a família sobre como serão seus próximos dias a fim de obter algum apoio nesse momento, conectar-se com pessoas com o mesmo objetivo que o seu, procurar uma biblioteca de estudos, enfim, criar um ambiente que te favoreça a estudar.

Conclusão

Pessoa, enfrentar um pós edital como esse não é para qualquer um, mas saiba que você não está sozinho nessa, nós do Estratégia estamos preparando um cronograma especial de pós edital da Receita Federal que com certeza te deixará mais tranquilo e seguro para encarar a FGV. Fique ligado em nosso blog.

Para diminuir a pressão nesses momentos, pois sabemos que eventualmente ela aparecerá, busque concentrar-se no processo, em fazer o que deve ser feito todos os dias para entregar o seu melhor. Faça o seu possível Saber que está dando o seu melhor nesta fase, tranquilizará seu emocional para entender que você é merecedor sim de estar ali brigando por uma daquelas vagas. 

Espero que com essas dicas vocês também possam otimizar e aproveitar ao máximo seu tempo no pós edital da Receita Federal.

 “O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidas dia após dia” – Robert Collier

Contem sempre conosco. Abraços e bons estudos!

Fernanda HarumiProfessora e Coach do Estratégia Concursos

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Receita Federal – Conheça os cursos

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.