Artigo

Tema de redação

Olá Amigos, tudo bem?

Hoje falarei sobre como as bancas examinadoras propõem o tema a ser abordado na prova de redação.
Da experiência de fazer provas, observei que geralmente o examinador escolhe um assunto atual e inicia uma discussão sobre possíveis conflitos entre direitos e garantias fundamentais ou te provoca a dissertar sobre os impactos dessa atualidade na sociedade brasileira.

Exemplifico: já foi tema de redação a tensão existente entre a garantia da liberdade de expressão e o direito à intimidade nos casos envolvendo biografias não autorizadas. Na época, o STF havia decidido a controvérsia, permitindo a publicação sem autorização prévia.

Outro exemplo ocorreu no concurso do TRT-SP em 2014. Naquele ano, vários protestos ocorreram nas ruas do país e a banca questionou se um dos resultados das manifestações seria a maior participação da população brasileira na política.

Hoje, o tema quente é a reforma trabalhista. Será que diminuir direitos dos empregados impacta na melhoria da crise econômica? Quanto ao conflito entre direitos e garantias, vocês já ouviram falar acerca do tema “direito ao esquecimento” e o confronto entre o direito fundamental de liberdade da impressa e a dignidade da pessoa humana? Em junho do ano passado encerrou-se a audiência pública no STF sobre a matéria, portanto o tema é recente.

Vou ficando por aqui, até a próxima! Um abraço.

@nepomuceno_coach

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado pela peculiar informação, Fred! Foi um bom toque.
    Ádones em 03/04/18 às 18:22
  • Excelente dica
    Regina celia em 03/04/18 às 17:12
  • Adorei a dica
    Regina celia em 03/04/18 às 17:11