Artigo

Tecnólogo pode fazer concurso para cargos de nível superior?

tecnologo-pode-fazer-concurso-para-cargos-de-nivel-superiorTecnólogo pode fazer concurso para cargos de nível superior?

Oferecido em algumas faculdades e universidades do Brasil, o curso de tecnólogo tem algumas características interessantes como: menor tempo de duração, maior especialização, variedade em áreas de atuação… Mas a grande dúvida dos concurseiros é se tecnólogo pode fazer concurso para cargos de nível superior. E desde já digo: A resposta é SIM; candidatos com diploma de tecnólogo (quando devidamente reconhecidos pelo MEC como curso superior), podem concorrer às vagas nos concursos em que se exige “nível superior” de escolaridade. 

O curso de tecnólogo confere ao aluno a possibilidade de fazer concursos que exigem nível superior de graduação – da mesma forma que os outros tipos de cursos de nível superior tradicionais oferecem. Inclusive é o que encontramos expresso no portal do MEC:

O contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca. Contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.”.

Ou seja, quem manda é o edital de cada concurso. Então, se no edital vier exigindo “nível superior” ou “graduação de nível superior”, a formação de tecnólogo atende ao requisito. 

Vale ressaltar ainda que os requisitos exigidos no edital são para o exercício do cargo e só precisam ser comprovados no momento da posse. Portanto, caso o candidato atenda aos requisitos e ainda assim houver recusa de seu diploma para a posse, ele estará amparado pela lei e poderá recorrer à justiça para fazer valer o seu direito.

Um ponto bastante interessante a se considerar, é que há alguns concursos que oferecem vagas exclusivamente para tecnólogos, como é o caso do concurso para a Prefeitura de São José do Norte, o Concurso Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), entre outros.

Diferença entre curso Tecnológico, Bacharelado e Licenciatura 

No Brasil existem, basicamente, três tipos de cursos de nível superior: Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo. Vejamos o que significa cada um deles:

Bacharelado: cursos superiores de graduação tradicional (Engenharias, Direito, Medicina, Educação Física, Química, etc). Quando perguntamos a alguém: “você fez faculdade de quê?” e a pessoa responde: “Fiz Engenharia”, isso significa, traduzindo em miúdos, que a pessoa tem bacharelado em Engenharia.

Licenciatura: cursos superiores voltados para a formação de educadores. Basicamente preparam o estudante para dar aula como professor.

Tecnólogo: também chamados de cursos tecnológicos, são cursos superiores parecidos com os de graduação tradicional, porém, o que os diferencia, é que têm uma duração mais curta e um foco específico em determinadas áreas do conhecimento. Por exemplo: Tecnologia em Gestão de Segurança Privada. A formação, resumidamente, qualifica os profissionais a gerir empresas e áreas de segurança patrimonial; sua duração é de 2 anos.

CURIOSIDADES – Algumas  dúvidas que envolvem os cursos de tecnólogo:

Existe algum curso de tecnólogo com duração menor que 2 anos?

Não! A duração mínima dos cursos é de 2 anos.

-Tecnólogo é um curso técnico de nível médio?

Não! Por ter uma duração mais curta, é comum haver essa dúvida, porém ele é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) como curso de graduação de nível superior.

Os cursos para tecnólogo podem ser feitos em cursos presenciais e/ou a longa distância (como ocorre com alguns cursos de bacharelado)?

Sim! Basta verificar as instituições de nível superior que oferecem essa possibilidade.

Tecnologia da Informação (TI) e Tecnólogo são a mesma coisa?

Não faça confusão. TI é uma carreira de um profissional que fez cursos como: ciência da computação, engenharia da computação, sistemas de informação e outros; Tecnólogo é um tipo de graduação de nível superior que abrange várias cursos de diversas áreas do conhecimento.

Preciso me preocupar quando leio a seguinte exigência: “o curso de tecnólogo deve estar devidamente reconhecidos pelo MEC como curso superior”?

Não, o que você deve saber sobre isso é que todos os cursos de tecnólogo são autorizados pelo MEC e que, para ser emitido o diploma, alguns cursos, em algumas instituições de ensino, ainda precisam ser reconhecidos pelo MEC (já que os cursos de tecnólogo são relativamente recentes no Brasil). E quando que isso ocorre? Ocorre quando curso tiver pelo menos uma turma formada e que esta já tenha feito a prova do ENADE, só isso. Para saber a situação de cada instituição, basta acessar o site do e-MEC (http://emec.mec.gov.br).

Fontes: Portal do MEC e e-EMEC

Assessoria de Comunicação

[email protected]

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito esclarecedor, já perdi alguns concursos por falta dessa informação valiosíssima. Obrigada!
    Marleice em 22/11/20 às 15:26
  • Ótimo posto, tirou prática todas as minhas dúvidas.
    Erick em 03/06/20 às 16:07
  • Boa noite meu e Claudio gostaria de saber se o curso gestão em segurança privada pode fazer o concurso da pf e da civil.
    Cláudio em 31/03/20 às 01:11
  • Qual melhor curso tecnológico para concurso para policia civil
    Odair zorzan em 11/03/20 às 23:14
  • Excelente post. Deus abençoe vcs.
    Isaias maia da silva em 27/07/19 às 12:46
  • Olá, boa noite! Por favor, me ajudem com uma dúvida: Gostaria muito de começar a me preparar p/ um concurso iminente, mas primeiro preciso saber, se uma vez aprovado e convocado para tomar posse no cargo, eu estarei autorizado a fazê-lo com meu diploma de tecnólogo, de um curso que ainda está em análise p/ ser reconhecido pelo MEC. Isso, supondo que o novo edital mantenha o REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Obs: No site do MEC, em “processos E-MEC”, diz que o reconhecimento do meu curso EAD está em análise. Na página do meu curso de gestão comercial no site da UNIP, apenas informa uma portaria normativa p/ fins de expedição de diploma. Obrigado.
    Roberto A. Da Silva em 07/03/19 às 01:37
  • Quais os concursos que posso fazer com o curso tecnólogo em estética?
    Henza Carvalhoda em 05/02/19 às 22:21
  • Muito obrigado pelos esclarecimentos sobre os cursos tecnológicos. Deus abençoe a todos!
    NEDILSON em 17/12/18 às 21:16
  • Muito obrigada por este post, era uma dúvida antiga. E este, com certeza foi muito esclarecedor. Parabéns, vocês são demais !!!
    Isabel em 29/11/18 às 07:57
  • No caso o cargo do INSS de Analista de Seguro Social,pode ser feito por um Tecnólogo.
    Herbert em 16/11/18 às 03:09
  • So mais uma duvida, e esclarecerao bem a questao da acetabilidade do tecnologo nos concurssos, mas a alguma hipose disso mudar tipo concursso da area federal como PF, PRF, MPU RECEITA FEDERAL... e outros começarem a recusar o tecnologo futuramente?
    [email protected] em 14/11/18 às 04:08
  • Obrigado. Isso foi muito esclarecedor.
    Gustavo em 09/11/18 às 09:53
  • Estes esclarecimentos são muito importantes , agradeço a todos que participaram deste assunto , muito agradecido .Deus abençoe a todos .
    jose carlos fabricio em 28/07/18 às 10:32
  • Gostaria dr ser avisada sobre o concurso de tecnologa auanfo houver
    Lucilaine aparecida da silva em 02/04/18 às 07:47
  • pense em uma matéria top, é a sua parabéns pelo conteúdo, me tirou todas as duvidas!
    AMARILDO APARECIDO BARBOSA DE SOUZA em 13/01/18 às 00:40
  • Olá Boa noite, sou formada em tecnólogo em logística. E gostaria de saber se eu posso prestar concurso para o cargo de AJAA do TST?
    Tatiane em 08/06/17 às 22:38