Artigo

Técnicas de Auditoria para APOFP-SP

Olá Pessoal!

Atendendo à demanda de nossos alunos, lançamos hoje nosso Curso de Técnicas de Auditoria para APOFP-SP – Teoria e Questões Comentadas. A partir de agora, falamos um pouco sobre como ele será desenvolvido.

Nossa proposta é abordar toda a matéria cobrada no último edital de 2010. Acreditamos bastante na fixação de conhecimento a partir de exercícios, por isso comentaremos neste curso mais de 250 questões acerca dos assuntos abordados. Não há muitas questões de auditoria elaboradas pela VUNESP nos últimos anos, mas nos comprometemos a trazer, sempre que possível, o máximo de questões dessa banca.

Considerando as mudanças ocorridas nas normas de auditoria desde a última prova, optamos por manter as nomenclaturas constantes no último edital, mas o curso será todo baseado nas novas normas, como não poderia deixar de ser. Em relação aos exercícios, destacaremos, em cada questão que tenha sido elaborada a partir da legislação revogada, as diferenças em relação às normas atuais, destacando os principais pontos que vocês deverão ficar atentos a partir da implementação da nova legislação. 

Como sempre falamos antes das aulas, nosso objetivo aqui não é ensinar auditoria, mas fazer com que vocês aprendam a resolver questões de auditoria. Pra quem ainda não tem uma familiaridade muito grande com a disciplina, verão que as questões se repetem ao longo dos anos. Dessa forma, focando nos principais temas que sempre estão presentes nas provas, conseguirão, de forma objetiva, interpretar e resolver as questões. 

Assim como em uma auditoria, o processo de estudo pra concurso deve ser baseado na gestão de risco. Vocês têm diversas outras disciplinas pra estudar e, mesmo que consigam ver tudo, terão que focar em alguma coisa. Nossa responsabilidade, aqui, é fazer essa gestão de risco (na disciplina Auditoria, é claro) pra vocês. 

Dessa forma, procuraremos focar nos temas mais cobrados nas provas. Por isso, não se assustem se determinados tópicos de cada aula tiverem apenas uma ou duas questões, e outros apresentarem oito, dez. Isso será proposital e baseado na nossa análise acerca da probabilidade de cobrança de cada tema, a partir de provas anteriores.

Cronograma

O curso será dividido didaticamente em 9 aulas da seguinte forma:

Aula 00 (24/03/2013) 

Noções gerais sobre auditoria: conceituação e objetivos. Distinção entre auditoria interna, auditoria independente e perícia contábil.

Aula 01 (08/04/2013) 

Normas Brasileiras de Contabilidade e de Auditoria emanadas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Princípios de contabilidade e estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis: Resoluções 750/93, 774/94, 1.121/08 do CFC.

Aula 02 (15/04/2013)

Planejamento da auditoria. Relevância. Risco de auditoria. Estudo e avaliação do sistema contábil e de controles internos. Planejamento da auditoria. Relevância na auditoria. Riscos da auditoria. Estudo e avaliação do sistema contábil e de controles internos.

Aula 03 (22/04/2013)

Amostragem Estatística. Papéis de trabalho. Documentação de auditoria.

Aula 04 (29/04/2013)

Procedimentos de auditoria. Testes de observância. Testes substantivos. Matéria evidencial. Normas de execução dos trabalhos de auditoria. Supervisão e controle de qualidade. Aplicação dos procedimentos de auditoria.

Aula 05 (06/05/2013)

Presunção de omissão de receitas: ativos ocultos ou fictícios, passivos ocultos ou fictícios, saldo credor na conta caixa, suprimentos não comprovados, diferenças em levantamentos quantitativos por espécie, diferenças em levantamentos econômicos ou financeiros, omissão do registro de pagamentos efetuados. Auditoria dos componentes patrimoniais: ativo circulante, ativo realizável a longo prazo, ativo permanente, passivo circulante, passivo exigível a longo prazo, resultados de exercícios futuros, patrimônio líquido. Auditoria das contas de resultado: receitas, despesas e custos.

Aula 06 (13/05/2013)

Continuidade normal dos negócios da entidade. Processamento eletrônico de dados. Estimativas contábeis. Transações com partes relacionadas. Transações e eventos subsequentes. Carta de responsabilidade da administração. Contingências. Fraude e erro.

Aula 07 (20/05/2013)

Parecer do auditor. Parecer sem ressalva. Parecer com ressalva. Parecer adverso. Parecer com abstenção de opinião.

Aula 08 (27/05/2013)

Governança no setor público: papel e importância. Tipos de auditoria: auditoria de conformidade, auditoria operacional e avaliação de programas de governo; auditoria de demonstrações contábeis; auditoria de sistemas contábeis e financeiros informatizados.

Seguindo esse cronograma, a previsão é que nosso curso dure em torno de dois meses. 

Não deixem de dar uma olhada na aula demonstrativa ( http://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/1917/tecnicas-de-auditoria-para-apofpsp ) e esperamos vocês no fórum do Estratégia.

 

Qualquer dúvida, estamos à disposição nos emails rodrigofontenelle@estratégiaconcursos.com.br e [email protected]

Grande abraço e bons estudos!

Rodrigo Fontenelle / Claudenir Brito

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.