Artigo

TCU: Tudo o que você precisa saber para derrotar a FGV

Olá, tudo bem com você? No artigo de hoje vamos falar sobre tudo o que você precisa saber para derrotar a FGV, banca examinadora do novo concurso do TCU.

TCU: Tudo o que você precisa saber para derrotar a FGV
TCU: Tudo o que você precisa saber para derrotar a FGV

TCU: Tudo o que você precisa saber para derrotar a FGV. O TCU escolheu FGV e agora?

Para todos que estavam esperando o Cebraspe (Cespe) como a banca examinadora do novo concurso do Tribunal de Contas da União, o TCU definiu sua banca examinadora! Foi divulgado, no dia 15 de outubro de 2021, o extrato da contratação que oficializa a FGV (Fundação Getúlio Vargas) como banca examinadora do novo certame do Tribunal de Contas da União. 

E agora?

Provavelmente, você vinha estudando com base no Cebraspe para esse concurso, até porque a maioria dos concursos anteriores do TCU foram realizados por ela. Além de que a maioria dos concursos em geral para essa área de controle são realizados pelo Cebraspe. 

Logo o novo concurso do Tribunal de Contas da União decidiu “inovar” e agora?

Primeiramente, calma, vai dar certo rs.

Segundo, apesar de que como falamos o “comum” é a Cebraspe, a FGV organizou alguns concursos recentes para a área de Controle, os quais servem para demonstrar como é realizada a cobrança dessa banca para esse tipo de concurso público.

TCU: Tudo o que você precisa saber para derrotar a FGV. FGV e agora?

Alguns exemplos de concursos da área de Controle realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV):

  • Tribunal de Contas do Estado do Piauí (2021);
  • Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (2021);
  • Tribunal de Contas do Município de São Paulo em 2015;
  • Tribunal de Contas do Estado da Bahia em 2013.

Ou seja, alguns simulados que você deve realizar para testar o dia da prova.

TCU: Tudo o que você precisa saber para derrotar a FGV – Como fazer uma boa prova da FGV

Como falamos, o Tribunal de Contas da União definiu a FGV como a banca organizadora do seu próximo concurso.

E agora, você está bem preparado para fazer esse concurso público?

Se não, você precisa começar para ontem.

Hoje vamos falar sobre as matérias cobradas nos concursos passados para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo, bem como iremos fazer uma análise das provas dessa banca examinadora.

Vamos lá?

TCU: Tudo o que você precisa saber para fazer uma boa prova da FGV

Vamos listar abaixo as matérias exigidas e sua relevância para as provas dos concursos anteriores para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo:

Em 1° Lugar de Matéria mais exigida para esse concurso foi Direito Administrativo, sendo que essa matéria isoladamente representou pouco mais de 11% dos certames anteriores. 

Seguido de Direito Administrativo, a 2° disciplina mais exigida foi Administração Financeira e Orçamentária representando quase 11% dos certames anteriores. Ou seja, Direito Administrativo somado com Administração Financeira e Orçamentária totalizaram cerca de 22% do conteúdo exigido nas provas anteriores para esse cargo.

O 3° Lugar de disciplina mais exigida ficou Economia com aproximadamente 9%, seguido em 4° lugar de Auditoria Governamental com 8,71%, 5° lugar Português com 6,6%, 6° lugar Análise de Balanços com 5,38%, 7° lugar Contabilidade Geral com 4,87%, 8° lugar Direito Constitucional com 4,48%, 9° lugar Direito Civil com 3,97%.

As demais disciplinas: Direito Processual Civil, Contabilidade de Custos, Administração Pública, Contabilidade Pública, Direito Penal, Redação Oficial, Inglês, Auditoria, Legislação dos Tribunais de Contas, Estatística, Administração Geral, Banco de Dados, Raciocínio Lógico, Controle Externo, Matemática Financeira, Matemática e Legislação Federal representaram em média cada 1% dos certames anteriores.

Como podemos verificar, 5 disciplinas (Direito Administrativo, Administração Financeira e Orçamentária, Economia, Auditoria Governamental e Português) totalizaram quase 50% dos conteúdos exigidos nos certames anteriores para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo.

O que vocês acham? Preciso dizer que você precisa se dedicar bem nessas matérias?

TCU: Tudo o que você precisa saber para fazer uma boa prova da FGV

Hoje já falamos sobre as matérias mais cobradas nos últimos certames para o concurso do Tribunal de Contas da União. 

Mas como faço uma boa prova da FGV?

1° Foque nas matérias mais exigidas

Como falamos, algumas disciplinas possuem um peso maior do que outras. Assim, você precisa priorizar as disciplinas de maior peso. Verificamos que cinco disciplinas das mais de 20 cobradas nos certames do TCU representaram quase 50% do conteúdo exigido nas provas.

Olhe isso, apenas 5 das mais de 20 disciplinas cobradas pelo TCU representaram quase metade do que foi exigido nas provas anteriores.

Desse modo, você deve dar uma atenção maior a essas matérias “mais” importantes. Assim, vai potencializar seu tempo disponível para estudo, tornando seu estudo mais eficiente.

Lembre-se: Quem passa em concursos públicos não é o que mais sabe o assunto, mas o que sabe responder às questões da prova.

2° Faça muitas questões da FGV

A FGV costuma manter o estilo de cobrança (assim como outras bancas), além de manter o nível exigido para cada disciplina.

Para você fazer uma boa prova da Fundação Getúlio Vargas, você precisa resolver muitas questões dela. Assim, você compreende como é a exigência dessa banca examinadora em relação a cada tema específico. 

Como falamos, assim como outras bancas examinadoras, a FGV possui o seu estilo próprio de cobrança, ela tende a exigir mais alguns assuntos do que outros.

Desse modo, você vai passar a entender como é elaborada a estrutura das questões cobradas por essa banca e o nível de detalhamento necessário. Afinal, lembre-se que não é quem sabe mais o conteúdo que passa no concurso.

Isto posto, se investirmos mais do nosso tempo disponível para o estudo dos temas que são mais recorrentes nos certames, aumentaremos as chances de obtermos um bom resultado no concurso público com um menor esforço.

Afinal, seu estudo precisa ser eficiente, até porque é quase impossível saber bem todo o conteúdo exigido em um edital desse porte.

À medida que resolvemos mais questões da FGV, fica mais claro os temas que você precisa despender mais atenção, seja pelo nível de dificuldade ou, porque são mais exigidos por ela. Isso deve-se porque ao realizar questões identificamos como nos encontramos na disciplina, ou seja, assuntos e disciplinas que temos uma maior dificuldade. 

3° TCU: Como fazer uma boa prova da FGV –  Mescle técnicas de Estudo Passivo e Ativo

Para você chegar muito bem no concurso do Tribunal de Contas da União, intercale técnicas de estudo Passivo e Ativo.

Mas o que é estudo passivo?

Estudo Passivo é um método de estudo em que você lê o PDF e assiste às aulas. Quando realizamos esse tipo de estudo, estamos só recebendo as informações passadas. Logo, nesse método não questionamos as informações que estamos recebendo.

Quando estamos lendo ou assistindo videoaulas, geralmente aceitamos o que estão nos falando. Sendo assim, permanecemos apenas recebendo as informações.

Desse modo, se ao longo do estudo acabar surgindo dúvidas, essa dúvida acaba sendo negligenciada. Além disso, esse método de estudo passivo faz com que seja mais fácil nossa mente “viajar” para outros temas que não o que estamos estudando. 

O estudo passivo é a forma tradicional de estudo, a que você aprendeu desde criança. Ou seja, você assiste a uma aula expositiva e posteriormente lê o livro ou vice-versa. Além desse método consumir mais tempo, uma parcela pequena do conteúdo é assimilada nesse estudo.

Quando estamos tendo um primeiro contato com as matérias que devem ser estudadas para o concurso, pode ser melhor você iniciar pelo estudo passivo, até para obter uma visão ampla da disciplina.

No entanto, posteriormente você deve mesclar esse estudo passivo com um estudo mais ativo por meio da realização de questões, flashcards, simulados, fazendo perguntas a si, etc.

4° TCU: Como fazer uma boa prova da FGV –  Treine a Discursiva

Importância da Discursiva nos últimos certames

Para você ter ideia da importância da discursiva para o concurso do Tribunal de Contas da União vou listar a relevância dela na nota final da prova com base nos concursos anteriores do TCU:

  • Para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo em 2015 a Discursiva representou 33,33% da nota final do certame;
  • Em 2013, a discursiva representou 33,33% do certame para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo;
  • Em 2011, a discursiva representou 28,57% do certame para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo;
  • Por fim, em 2009, a discursiva representou 21,05% do certame para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo.

Viu que não dá para negligenciar?

Como fazer uma boa prova da FGV – Como elaboro uma boa discursiva da FGV

O conhecimento do conteúdo programático possui fator decisivo para você elaborar uma boa discursiva para o concurso do TCU. Os concursos para a área de controle (como é o caso do TCU), nos quais as questões discursivas e peças de natureza técnica exigem conhecimentos teóricos, em especial de matérias como Administração Financeira e Orçamentária, Auditoria Governamental e Controle Externo.

Outras matérias que costumam ser cobradas nas discursivas para os concursos da área de controle são: Contabilidade Pública, Contabilidade Geral, Direito Administrativo (especialmente a parte de licitações e contratos).

Em uma prova discursiva não é suficiente saber a resposta. Você deve explicar o seu raciocínio em forma de texto, apresentando suas ideias de forma coerente.

Assim, para você realizar uma boa discursiva deve ter uma atenção especial aos seguintes pontos:

  1. Domínio quanto ao tema (como falamos, é um fator decisivo para realizar uma boa discursiva);
  2. A capacidade de escrever sua resposta seguindo uma linha de pensamento;
  3. Habilidade para conseguir fazer ligação lógica entre as ideias expostas (para isso é necessário muito treino);
  4. Coesão (você deve ter capacidade de conectar as ideias para construir um argumento sólido);
  5. Domínio do Português.

Ademais, lembre-se que você precisa ser objetivo e claro na sua resposta.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/ciclo-x-cronograma-de-estudo-qual-funciona-melhor-para-mim/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermann_Ebbinghaus

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.