Artigo

TCU, TCDF, TCE/RJ e TCE/SC: O que vai cair na prova?

Logo após o encerramento destas medidas de isolamento com que convivemos atualmente, devemos ter as provas para os concursos do TC/DF, do TCE/RJ, do TCE/SC e do TCU. Os dois primeiros já estão com edital publicado, os demais devem sair muito em breve. Os cargos estão entre os mais desejados do Brasil, a função é importantíssima e o salário é excelente, portanto, serão disputadíssimos.

Passar em concursos desse nível requer, além de muita dedicação, a elaboração de uma estratégia de estudos organizada e funcional e, pensando nisso, escrevo este artigo para tentar responder junto com vocês: o que irá cair na prova?

Provas anteriores

Naturalmente não sabemos as questões que serão cobradas, mas, verificando as provas anteriores da banca Cebraspe, nós teremos um bom indicativo do que podemos esperar da prova, o que pode ser muito útil para que você consiga priorizar disciplinas e fortalecer seus estudos no que possui maior possibilidade de cobrança.

Desde o ano de 2014, o Cebraspe realizou concursos para os seguintes Tribunais de Contas: TC/DF, TCE/RN, TCU, TCE/SC, TCE/PR, TCE/PA, TCE/PB, TCM/BA, TCE/MG e TCE/RO.

Dentre os concursos citados, delimitamos apenas os para cargos de nível superior que admitiam diversas áreas de formação e destinados à atividade de controle externo, de forma que nossa análise será feita sobre as seguintes provas:

ÓrgãoCargoAno
TC/DFAuditor de Controle Externo2014
TCE/RNInspetor de Controle Externo2015
TCUAuditor Federal de Controle Externo2015
TCE/PEAuditor de Controle Externo (Contas Públicas)2017
TCE/PEAnalista de Controle Externo (Contas Públicas)2017
TCE/PBAuditor de Contas Públicas2018
TCM/BAAuditor Estadual de Contas Públicas2018

Analisamos cada prova e as separamos as questões por disciplina, obtendo o seguinte resultado:

Lembrando que as provas do TCM/BA e TCE/PB tiveram menor quantidade de questões porque foram de múltipla escolha e as do TCU e TC/DF uma quantidade maior porque foram em dois períodos.

Olhando brevemente a tabela acima, já podemos rapidamente fazer alguma observações, mas vamos aprofundar um pouco.

Distribuição das disciplinas

Somando os totais de questões de todas as provas e fazendo a sua distribuição relativa, temos a seguinte ordem de incidência de cobrança:

De início, já podemos observar que as disciplinas mais cobradas pelo Cebraspe são aquelas que estão relacionadas ao dia a dia do trabalho no Tribunal de Contas. Analisando as provas individualmente, é possível perceber que algumas disciplinas mantiveram um percentual de cobrança alto em todas elas.

 AFO e Contabilidade Pública possuem, em conjunto, uma participação que varia de 15 a 30% nas provas, e que, inclusive, foi crescente ao longo dos últimos anos:

Outra disciplina sempre relevante é Direito Administrativo:

Contabilidade Geral, Direito Constitucional e Português possuem níveis de incidência bastante variáveis de uma prova para outra.

Contabilidade Geral:

Direito Constitucional:

Português:

Há outras disciplinas que estão sempre (ou quase sempre) presentes nos editais, mas o peso de cobrança nem sempre é tão grande, como Administração Pública, Auditoria e Controle Externo:

É bom ficar de olho ainda em Análise de Informações – que até 2015 nem era cobrado, mas veio ganhando relevância nos últimos anos – e em Direito Previdenciário, que nem sempre é cobrado, mas teve um aumento de peso também:


Vistos os dados acima, já podemos indicar para quem está estudando para Tribunais de Contas, pretende migrar para área ou mesmo iniciar a sua preparação, deve priorizar em sua preparação as disciplinas de AFO e Contabilidade Pública (coloco em conjunto, pois alguns temas se confundem entre elas), Direito Administrativo, Direito Constitucional, Contabilidade Geral e Português, porque somente essas representam em conjunto aproximadamente 60% das provas:

No Passo Estratégico, material de revisão aqui do Estratégia, fazemos a análise estatística de cada disciplina, analisando o que vem sendo cobrado pelo banca dentro de cada uma, e, inclusive, aprofundamos em cada aula quais são os tópicos mais cobrados dentro de cada assunto.

AFO e Contabilidade Pública

Aproveitando, vamos analisar, dentro das provas citadas, as disciplinas de AFO e Contabilidade Pública:

Lançando em um gráfico, podemos perceber que os tópicos da disciplina que possuem maior importância relativa são Despesa Pública (em vermelho), Receita Pública (em azul), Princípios Orçamentários (em rosa), Lei de Responsabilidade Fiscal (em roxo) e Procedimentos Contábeis Patrimoniais (em preto):

Pessoal, fico por aqui, espero que essas informações os ajudem a ganhar efetividade nos estudos. Conte com a nossa equipe do Passo Estratégico para ajudá-los na priorização dos assuntos e em seu processo de revisão.

Grande abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.