Artigo

TCU: Como revisar as matérias para a prova do TCU

Olá, tudo bem com você? No artigo de hoje vamos falar sobre como revisar as matérias para a prova do TCU.

TCU: Como revisar as matérias para a prova do TCU
TCU: Como revisar as matérias para a prova do TCU

Segundo Robert Collier: “Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo.” Tudo a ver com o estudo para concurso público, não?

Até porque estudar para concurso público, principalmente um concurso do estilo do Tribunal de Contas da União, é um planejamento de médio e/ou longo prazo, como vamos armazenar as informações estudadas por esse período?

TCU: Como revisar as matérias – Curva do Esquecimento

O que é essa curva do Esquecimento?

Essa curva foi criada por Hermann Ebbinghaus, ela demonstra graficamente o decréscimo da retenção da memória pelo cérebro ao longo de um tempo.

Segundo essa teoria, o ser humano começa a perder a memória do que aprendeu algumas horas depois, a menos que o conteúdo esteja solidificado na memória através das revisões.

Nesse experimento foi verificado a velocidade em que as pessoas esquecem das coisas. Para você ter ideia, em 20 minutos após estudar o conteúdo você já esqueceu em média 60% do que estudou, no final do dia, pode chegar até aproximadamente 80%.

Segundo Ebbinghaus, o processo de esquecimento não é linear, esse processo se assemelha a uma função exponencial decrescente.

Esses experimentos realizados por Ebbinghaus forneceram suporte para formular a Teoria da Deterioração, segundo essa Teoria as memórias são enfraquecidas com o tempo, desaparecendo de maneira gradual até o momento que são apagadas completamente.

TCU: Como revisar as matérias – Como evitar a curva do esquecimento

O nosso cérebro trabalha com inúmeros tipos diferentes de memória, mas duas acabam se destacando: a memória de curto e a de longo prazo. As memórias de longo prazo são as que você não esquece, dado que estão gravadas na sua mente.

Já as memórias de curto prazo são aquelas que você esquece com o passar do tempo, até em alguns dias se for algo que o seu cérebro considere irrelevante. Afinal, não dá para nosso cérebro armazenar exatamente tudo o que estudamos e vivenciamos no dia.

Ebbinghaus descobriu que, para diminuir esse esquecimento, é necessário mudar o coeficiente da curva do esquecimento, sabe qual o melhor jeito de fazer isso?

Sim, a resposta é que é por meio das revisões. Revisitar aquele conteúdo específico em alguns intervalos de tempo, por exemplo, depois de algumas horas, dias, semanas e até meses.

Isso diminui a chance daquele conteúdo ser apagado da memória e aumenta a retenção dele. Como falamos, o nosso cérebro elimina as informações que não utilizamos de maneira recorrente, assim, ao revisar o conteúdo, nosso cérebro passa a trabalhar com aquelas informações de maneira frequente.

Com isso, as informações passam a demorar mais tempo para serem eliminadas. Por isso, as revisões são importantes para passar os conteúdos que você estudou da memória de curto para a de longo prazo.

Então, essas revisões devem ser realizadas de forma planejada, de modo a garantir essa queda da curva do esquecimento.

TCU: Como revisar as matérias – Repetição Espaçada

O Spaced Repetition System é uma maneira de ajudar a reter a memória prejudicada pela curva do esquecimento, através de repetições programadas em espaços de tempo determinados.

Por exemplo, realizar a 1° Revisão 1 dia após o estudo do conteúdo, realizar a 2° Revisão 3 dias após a realização da 1° Revisão, realizar a 3° Revisão no sétimo dia e, por fim, realizar mais uma revisão depois de 15 dias.

A repetição espaçada é o ato de revisitar o assunto estudado em vários períodos. Desse modo, quando aprendemos uma nova informação, ela precisa ser estudada novamente mais rápido. Após essa primeira revisão, ela deve ser estudada novamente depois de alguns dias. Depois dessa segunda revisão, ela deve ser vista novamente após semanas, assim por diante. 

A revisão espaçada é eficaz, visto que estimula o hipocampo a reter as informações perdidas devido ao tempo, o que faz com que o assunto seja mais registrado na sua memória, tornando-o mais difícil de ser apagado. 

TCU: Como revisar as matérias – Revisão é importante para aprovação em concurso público

A revisão é um método muito importante para conseguir a aprovação em concursos públicos, por meio dela você consegue obter um melhor entendimento do assunto.

Ela tem uma importância fundamental na preparação do concurseiro para o concurso público dos seus sonhos. Essa importância, como vimos, deve-se ao efeito natural do cérebro humano de apagar as informações depois de algum tempo.

Quando a informação é aprendida e trabalhada de forma recorrente, o nosso cérebro passa a trabalhar em oposição à curva do esquecimento, permitindo que as informações consigam ficar retidas na memória por mais tempo.

Porém, tenha cuidado, a revisão é para você revisitar aquilo, não estudar tudo novamente, ou seja, revisar não é ler tudo novamente como se fosse a primeira vez que você está estudando aquele ponto.

Tenha em mente que se você está gastando muito tempo com a revisão algo está errado.

TCU: Como revisar as matérias – Benefícios da Revisão

A revisão, como falamos, diminui a curva do esquecimento. Ademais, traz outros benefícios como:

  • Ajuda a otimizar os estudos;
  • Melhora a memória;
  • Ajuda a acertar mais questões.

TCU: Como revisar as matérias – Revisão como forma de ajudar no tempo

Quando lemos um assunto pela primeira vez levamos um bom tempo para conseguir assimilar o que estamos lendo. Quando vamos realizar as revisões, necessitamos de muito menos tempo.

Um PDF que você demorou 5 horas para finalizar, provavelmente, na revisão você conseguirá revisá-lo em alguns minutos.

TCU: Como revisar as matérias – Como fazer revisões

Fazer revisões é separar um tempo durante o estudo do conteúdo teórico para revisitar os conteúdos já estudados. Óbvio, não é?

Mas existem algumas ferramentas que podem melhorar sua forma de fazer revisões, vou listá-las abaixo:

  • Resumos -> Colocamos uma parte do que estudamos em um caderno ou no computador, filtrando o que achamos mais importante para revisarmos no futuro. 
  • Mapas mentais -> Os mapas mentais são um desenho de um organograma e/ou fluxograma com vários temas, desenvolvidos a partir de uma ideia principal.
  • Flashcards -> o Flashcard é uma forma de revisão realizada por meio de cartões ou fichas com informações para ajudar na memorização.
  • Fichamentos -> O fichamento é um tipo de registro realizado por meio de fichas, em que é resumido os principais pontos da matéria que foi estudada. 
  • Marcação do Material -> Quando grifamos o material teórico, podemos revisar com maior facilidade o assunto de uma maneira mais rápida, só dando atenção aos pontos marcados.
  • Questões e simulados -> A realização de questões de concursos anteriores e de simulado é uma excelente forma de revisar a matéria. Assim, você verá como aquele assunto pode ser cobrado, a profundidade necessária, além de manter ele fresco na memória.

TCU: Como revisar as matérias – 1° Revisão 24 horas após estudo da teoria

Como falamos, Hermann Ebbinghaus demonstrou graficamente o decréscimo da retenção da memória pelo cérebro ao longo de um tempo. No seu estudo, esse decrescimento foi mais acelerado nas primeiras 24 horas após o estudo da teoria.

Assim, é importante que você faça uma primeira revisão nas primeiras 24 horas depois que você estudou o conteúdo pela primeira vez. Você pode separar para fazer essa revisão antes de dormir, já que antes de dormir nosso cérebro está mais cansado para aprender coisas novas.

TCU: Como revisar as matérias – Qual deve ser o tempo destinado para realizar revisões

Você deve destinar para revisões do conteúdo, em média, de 15% a 20% do tempo que você utilizou para estudá-lo. Por exemplo, se você utilizou 4 horas estudando um PDF de direito administrativo, você irá gastar aproximadamente uns 40 minutos para revisar aquele conteúdo.

Na 1° revisão você, provavelmente, vai gastar mais tempo do que na 2°, 3° e assim sucessivamente. Cada revisão irá diminuir o tempo gasto com ela.

A repetição exaustiva leva a perfeição, certo? rs

Quando revisamos, estamos informando para o nosso cérebro que aquilo é importante, ou seja, não é para ele descartar aquela informação.

Após a 1° revisão, você deve realizar revisões espaçadas. Vários estudos demonstram que os seres humanos lembram-se, mais fácil, de informações que eles aprenderam poucas vezes durante um longo período de tempo, do que informações que eles aprenderam várias vezes durante um curto período de tempo.

Você pode após a 1° revisão em até 24 horas depois do estudo do conteúdo, revisar pela segunda vez 7 dias após a 1°, a 3° vez 30 dias após a primeira revisão e depois disso a cada 30 dias.

Você vai notar que sua memória ficará cada vez mais forte e será mais fácil lembrar daquilo que você estudou.

TCU: Como revisar as matérias – Erros que alguns estudantes cometem ao revisar

  • Querer revisar tudo o que estudou -> você precisa ter em mente que revisar não é estudar todo o assunto novamente, é apenas repassar o que você estudou para ser internalizado.
  • Fazer resumos gigantes -> o resumo deve apenas destacar os pontos mais importantes do conteúdo e não uma cópia do conteúdo.
  • Copiar conceitos -> Você deve utilizar suas palavras ao confeccionar os resumos, isso te ajuda até a fixar melhor aquele ponto.
  • Não planejar as revisões -> você precisa organizar e se planejar para a realização das revisões, se não você vai ficar perdido e não vai saber o que e quando revisar.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/ciclo-x-cronograma-de-estudo-qual-funciona-melhor-para-mim/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermann_Ebbinghaus

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.