Artigo

TCE GO: como iniciar os estudos para Tribunais de Contas

Aprenda como iniciar sua preparação para a área de controle

O novo concurso para o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE GO) segue previsto para 2022, informação confirmada pelo próprio órgão, que afirmou sua intenção em realizar o certame para preenchimento de 30 vagas de Analista de Controle Externo. Além disso, o certame acaba de ficar mais próximo de acontecer dada a instituição da Comissão responsável pelo próximo concurso!

Por este motivo, quem tem intenção de se preparar para a área de controle deve sem dúvidas começar pelo caminho certo. Acreditem, são vários os depoimentos de concurseiros relatando o quanto erraram durante sua trajetória até que finalmente passassem a estudar de forma correta. Porém, a boa notícia é que você não precisa passar por isso, pois já vamos te ensinar como acertar desde o início.

Portanto, contem conosco ao longo deste artigo em que apresentaremos não somente como você deve iniciar os estudos para os Tribunais de Contas, em especial o TCE GO, mas quais estratégias e ferramentas serão fundamentais para sua trajetória. Também abordaremos as informações do último concurso e as disciplinas que foram cobradas naquela ocasião. Vamos lá!

  • TCE GO – Tribunal de Contas de Goiás
  • Status: comissão formada
  • Banca: a definir
  • Vagas: 30 previstas
  • Salário inicial: R$ 8.500,00
  • Últimos editaisEdital TCE GO 2014 | Edital TCE GO 2009
TCE GO iniciar estudos Tribunais de Contas - fachada
Fachada do TCE GO

Concurso TCE GO: Último concurso para Analista

O último Concurso TCE GO realizado para suprir vacâncias no cargo de Analista de Controle Externo aconteceu em 2014, tendo como banca organizadora também a FCC.

Foram registrados no total 8.263 inscritos para 55 vagas, das quais foram nomeados 57 candidatos.

  • Contabilidade – 5 vagas (678 inscritos)
  • Engenharia – 5 vagas (650 inscritos)
  • Gestão de Pessoas – 3 vagas (412 inscritos)
  • Gestão de Conhecimento – 2 vagas (85 inscritos)
  • Jurídica – 28 vagas (4.027 inscritos)
  • Orçamento e Finanças – 2 vagas (156 inscritos)
  • Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – 2 vagas (104 inscritos)
  • Tecnologia da Informação – 3 vagas (469 inscritos)
  • Administrativa – 5 vagas (1.682 inscritos)

Etapas do concurso

Foram aplicadas provas objetivas e discursivas, das quais seguiam o padrão abaixo:

 Especialidade Jurídica:

  Prova objetiva – Duração: 5 horas

  •    Conhecimentos Gerais – 60 questões
  •    Conhecimentos Específicos I – 40 questões

Demais Especialidades:

  Prova objetiva – Duração: 5 horas

  •    Conhecimentos Gerais – 40 questões
  •    Conhecimentos Específicos I – 60 questões

    Prova Discursiva – Duração: 4 horas

  •   Conhecimentos Específicos II – 4 questões

Prova Objetiva

Conhecimentos gerais (Especialidade Jurídica)

  • Língua Portuguesa
  • Controle Externo
  • Legislação Específica do Estado de Goiás

Conhecimentos gerais (Demais especialidades)

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Controle Externo
  • Legislação Específica do Estado de Goiás

Ciclo de estudos

Quem tem pretensão de estudar para a área de Controle deve começar seus estudos com o chamado núcleo básico desta área, isto é, as disciplinas que estão presentes na maioria dos concursos de Tribunais de Contas.

  A ideia aqui é se fortalecer nas disciplinas mais comuns, que servem muitas vezes de base para outras, como é o caso de Direito Constitucional e Administrativo. E a melhor forma de fazer isso é criando um ciclo de estudos de modo a estudar este punhado de disciplinas em sequência. Há inúmeros artigos aqui no Estratégia explicando por que o ciclo de estudos é uma das abordagens mais eficazes, mas elencaremos os pontos principais abaixo:

  • Método flexível
  • Definição do que deve ser estudado
  • Andamento conjunto de diversas disciplinas
  • Método que favorece a memorização

Como no último concurso tivemos diversas áreas de especialidade, escolheremos uma delas para demonstrar como podemos iniciar nossos estudos para o TCE GO através de um ciclo de estudos. Iremos utilizar o cargo de Analista de Controle Externo – Orçamento e Finanças, uma vez que ele possui matérias bem representativas dos concursos de Tribunais de Contas, especialmente aqueles com formação aberta. Inclusive, já que tocamos no assunto, este é um ponto importante a ser comentado.

Como iniciar os estudos para o TCE GO

Se você tem pretensão de estudar não somente para TCE GO, mas para outras oportunidades da área de controle, é bom ficar atento a algumas particularidades dos concursos que exigem formação específica, como foi o caso do último concurso.

Você deve ter percebido que Contabilidade Geral foi cobrada apenas na própria área de Contabilidade e na de Orçamento e Finanças e é isso mesmo que costuma acontecer em vários concursos que são divididos por área de especialidade, porém mantenha em mente que isso não ocorre em todos. No edital do TCM SP, por exemplo, Contabilidade Geral esteve presente para todos os cargos de nível superior.

Além de que, em outros certames da área de Controle com cargos que não exigem formação específica, como foi o caso do TCE PE e TCE PB, também houve cobrança de Contabilidade Geral.

 Isso quer dizer o seguinte: se você tem intenção de fazer outros concursos da área de controle que não apenas o TCE GO, é interessante estudar Contabilidade Geral já em seu ciclo básico, por ser uma disciplina muito comum e de alta complexidade, de modo que seria muito difícil dominá-la tão somente durante um pós edital.

Ciclo Básico para Área de Controle

Dito tudo isso, vamos abordar por quais matérias podemos começar a estudar para Tribunais de Contas, tendo em vista as disciplinas de Analista de Controle Externo – Orçamento e Finanças do concurso do TCE GO.

  • Português
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Orçamento Público
  • Raciocínio Lógico Matemático
  • Contabilidade Geral

Para esclarecimento, essas disciplinas entram no ciclo básico justamente por serem matérias comuns de serem encontradas nos conhecimentos gerais de provas de Tribunais de Contas. Uma coisa que você pode estar se perguntando é por que então não inserimos Controle Externo, que está presente na maioria dos concursos de Tribunais de Contas.

 A razão disso é que Controle Externo é uma disciplina muito tranquila de ser estudada, tanto em termos de conteúdo quanto volume de aulas. Além de que você se beneficiará primeiro de um contato anterior com Direito Constitucional antes de entrar nos conhecimentos dessa disciplina.

Dito isso, essas matérias devem ser estudadas em alternância, por cerca de 1:30, até chegar próximo de completar seu conteúdo, momento em que você poderá adicionar outras disciplinas, como Auditoria e Contabilidade Pública. Contudo, é sempre importante assegurar que você está construindo uma base sólida, por isso fique muito atento ao seu desempenho.

Note que a vantagem de estudar Contabilidade Pública em um segundo momento reside no fato de que você terá oportunidade de revisar alguns assuntos em comum presentes também na disciplina de Orçamento Público.

Teoria, revisão e questões

O estudo para concursos é feito de forma gradual, passando pelo estudo da teoria, revisão e realização de questões. Nesta linha, se você vai iniciar os estudos para o TCE GO, a maior parte de sua preparação será focada em teoria, afinal, não há como revisar o que ainda não se estudou e também nem é recomendado, na maioria dos casos, fazer questões sobre um assunto que você desconhece. Tente sempre fazer algumas questões logo após uma sessão de estudos, além de reservar alguns turnos de seu ciclo para fazer baterias de questões.

Revisão

Não queira ser mais um concurseiro que espera seis meses até fazer a primeira revisão,  por isso mantenha em mente que ela deve ser feita desde o começo de seus estudos. Como há sempre muitas dúvidas envolvidas neste tema, trazemos duas sugestões de revisões eficazes para usar em sua preparação.

Revisão de 24/7/30 – Essa revisão é a clássica revisão de 24 horas, 7 dias e 30 dias. Basicamente ela consiste em definir três momentos de revisão: uma revisão que acontece 24 horas após o estudo de uma determinada aula, uma segunda 7 dias depois e, finalmente, uma terceira após 30 dias. Lembre-se de que revisar não significa estudar novamente, por isso cuidado com o tempo: separe algo em torno de 15 a 20 minutos para rememorar os principais pontos.

Revisão guiada pelo ciclo – A revisão guiada pelo ciclo consiste em revisar as duas aulas imediatamente anteriores antes de partir para a próxima aula. Então basicamente você estudará, por exemplo, a aula 00, em seguida a aula 01 e antes de estudar a aula 02 irá revisitar as aulas 00 e 01 para fazer uma revisão e assim por diante. Lembrando que não se trata de uma revisão acumulada de tudo estudado anteriormente, mas apenas das últimas duas aulas, o que proporciona um senso de gradualidade à sua revisão.

Banca examinadora

Como a banca examinadora ainda não foi definida, é interessante fazer questões das três bancas mais conhecidas da atualidade, o Cebraspe, FGV e FCC. Além de haver uma boa chance de ser uma dessas três bancas, você poderá contar com uma vasta quantidade de questões disponíveis para treinar seu conhecimento nos mais diversos assuntos.

Trilha Estratégica

Se você não quer se preocupar em fazer você mesmo seu planejamento, a opção mais fácil e segura é seguir a Trilha Estratégica, um guia em PDF montado por um Coach especializado em sua área que irá orientá-lo sobre quais matérias você deve começar a estudar, quais adicionar em seguida, quanto tempo dedicar a cada uma e etc. Assim, o aluno consegue focar iminentemente no estudo propriamente dito enquanto seu planejamento e organização de estudos são montados por especialistas com experiência de sobra em concursos.

Finalizando – TCE GO: como iniciar os estudos para Tribunais de Contas

Então é isso, pessoal.

Comecem de vez sua preparação para o TCE GO e, se for o caso, fiquem atentos a outras oportunidades da área de controle. Toda jornada tem um começo e todos aqueles hoje nomeados também tiveram que dar o primeiro passo. Por isso, comprometa-se a sua meta e tente vencer um dia de cada vez. Respeite as etapas do processo e tenha paciência que, mais cedo ou mais tarde, seus resultados vão começar a aparecer.

Professor: Diogo Matias

Instagram: @oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.