7

SUSPENSÃO DO CONCURSO PCDF: ANSIEDADE X FOCO

Caveira sentada esperando a retomada do concurso da PCDF que está suspenso.
Não fique parado esperando!

A suspensão do concurso da PCDF não é novidade, assim como a ansiedade que gerou aos inscritos no certame.

Os editais foram publicados em julho/20 e as inscrições perduraram até setembro/20. A princípio, as provas foram designadas para um mesmo fim de semana: dias 17 e 18 de outubro de 2020. São 2.100 vagas para os cargos de Agente e de Escrivão.

No entanto, a pandemia de COVID-19 levou à suspensão do concurso da PCDF e consequente ansiedade dos candidatos para uma nova data para a prova.

Foi ajuizada Ação Popular para questionar os motivos do ato administrativo que suspendeu a realização das provas do concurso da PCDF, sendo que, de início, foi concedida tutela de urgência para manutenção da prova e designação de novas datas em até 90 dias, mas a decisão foi agravada.

Posteriormente, decisão publicada em 02 de outubro manteve suspenso o concurso da PCDF e, ainda, mencionou que não é adequada a aplicação das provas nos próximos meses devido à pandemia.

Diante deste quadro, muitos estão aflitos, sem saber como estudar ou, até mesmo, em dúvida se devem continuar se preparando para um concurso sem data para se realizar.

Os nervos estão à flor da pele devido à suspensão do concurso da PCDF e a ansiedade pode agravar a situação.

O propósito deste artigo é justamente mostrar para você, concurseiro, que sempre é possível tirar proveito da situação, por mais incerta e catastrófica que pareça ser e que o maior inimigo, neste momento, não é a data da prova, mas sim, você mesmo e a sua ansiedade!

O QUE ESTÁ NO SEU CONTROLE?

A suspensão do concurso da PCDF é um fato sobre o qual nenhum concurseiro tem controle e, com efeito, de nada adianta a ansiedade. Infelizmente, não se sabe quando a prova será realizada, nem as matérias que vão cair.

Porém, pense que, antes de julho, ou seja, do edital, também não se sabia quando seria a prova e, sequer, o que exatamente seria pedido. Mesmo assim, muitos já estavam estudando há tempos.

Na atual situação, embora não haja uma data para a prova, existe um edital publicado, ou seja, você terá meses para estudar a matéria exata que vai cair em sua prova.

Será um estudo a longo prazo, voltado para um pós-edital. Sabe quando isso acontecerá novamente? Talvez nunca – nunca diga nunca, mas é muito difícil mesmo, pois geralmente o prazo entre o edital e a prova é bem curto.

Portanto, você pode controlar sua ansiedade e ver a metade cheia do copo, que, no caso, é o seu planejamento a longo prazo para um concurso que possui edital publicado e contém disciplinas desconhecidas para muitos.

VOCÊ NÃO É ESPECIAL

Essa informação é essencial ter em mente. A suspensão do concurso da PCDF não afetou apenas a sua vida e o mundo não conspira em seu desfavor.

Para se ter uma ideia, o CEBRASPE divulgou em seu site que recebeu 105.272 inscrições para o concurso da PCDF:  88.894 inscritos para o cargo de Agente  e 52.636 inscritos para o cargo de Escrivão de Polícia Civil do Distrito Federal.

Ou seja, você é um em cento e poucos mil. Estão todos no mesmo barco, assim como a pandemia do COVID-19 não afetou somente seu concurso, como também diversos outros.

Ninguém esperava, aconteceu e é importante pensar no agora em diante. Em outras palavras, foque no que é possível ser feito para que a situação melhore, mas dentro do seu alcance.

Aceitar tal fato, ao mesmo tempo tão óbvio, mas tão difícil de enxergar para quem está sofrendo de ansiedade, já é um grande avanço para dirigir os seus estudos para o concurso da PCDF.

ANSIEDADE BATEU, E AGORA?

A ansiedade é o medo exacerbado do futuro e é um dos piores inimigos do concurseiro. Igualmente, quando é dito que o seu maior concorrente é você mesmo, é da ansiedade que estamos falando.

Pessoas ansiosas tendem a travar, ligam o “botão vermelho” de pânico do cérebro e não conseguem raciocinar com clareza.

Imagine este sentimento todos os dias com você durante seus estudos e ao seu lado, também, durante prova. Não dará certo, obviamente.

ENTÃO, O QUE FAZER?

Primeiro, reconheça que você é ansioso. Muitas pessoas negam a situação, o que dificulta mais ainda o tratamento. Depois, veja quais são os caminhos a sua disposição para solucionar o problema.

Muitas vezes, procurar a ajuda de profissionais habilitados pode encurtar o caminho e não há problema algum nisso.

Identificar os pontos fracos é o passo inicial para administrá-los e analisar como estão impactando seus estudos. Tente exteriorizá-los por meio de anotações: faça uma lista dos motivos que levam à ansiedade.

Ao mesmo tempo, pequenos detalhes do cotidiano podem ser modificados para reduzir a ansiedade durante os estudos para o concurso da PCDF enquanto estiver suspenso.

PLANEJAMENTO

Enquanto não há uma data certa, mantenha metas a curto prazo. Cogite uma data fictícia para a prova, como quatro meses – só para ilustrar. Dentro desse período, monte seu cronograma de estudos e estipule metas diárias.

Tenha ponderação, não exija muito de si mesmo, porém, ao mesmo tempo, não relaxe demais. O segredo é o equilíbrio.

A ansiedade é a expectativa em forma de incômodo projetada para o futuro. A partir do momento em que sua rotina é estabelecida para tarefas a serem cumpridas a curto prazo, a tendência é esta aflição se dissipar.

MUDE SUA ROTINA

Para anular o desespero, nada melhor do que ter um bom plano e segui-lo. Gaste um dia todo, se necessário, mas projete como será sua rotina de estudos nos próximos meses enquanto o concurso estiver suspenso.

Organize-se de forma que não precise voltar atrás nas decisões tomadas, insira o período das revisões, das questões a serem feitas e, até mesmo, de quantas tarefas da Trilha Estratégica pretenderá fazer por dia.

Este momento é essencial, pois a alteração constante de objetivos durante a jornada leva à distração e à inquietação e, consequentemente, a ansiedade pode retornar.

Talvez seja necessária, não apenas uma mudança na rotina de estudos, mas, também, em sua alimentação, na frequência das atividades físicas (lembre-se que tem teste físico!) e eliminação dos hábitos tóxicos ( como sumir com o controle da TV e evitar as redes sociais durante a semana ).

Já ouviu dizer que nosso corpo é uma máquina interligada, certo? Exatamente por isso é importante que tudo esteja funcionando muito bem, sobretudo para que seja possível desenvolver tranquilamente uma rotina de estudos saudável.

USE O TEMPO A SEU FAVOR

O edital do concurso da PCDF surpreendeu a todos, já que disciplinas inimagináveis apareceram, como Inglês, Contabilidade e Estatística.

Muitos que estavam se preparando há anos para este concurso se viram sem rumo ao se depararem com elas, pois teriam que começar do zero a preparação.

Não são disciplinas fáceis, pois exigem conhecimento específico, muitas vezes técnico, do candidato. Um estudo a curto prazo, provavelmente, não seria suficiente para o domínio da matéria.

Porém, agora, com a suspensão do concurso da PCDF, é possível sim estudar mais a fundo estas matérias e, o mais importante, haverá tempo para revisá-las. Apenas por meio da revisão é possível fixar e, para isso, essencial ter tempo.

Ora, se a Banca pretendia jogar uma casca de banana para os candidatos escorregarem nessas matérias tão impensáveis, a suspensão tornou-se fator surpresa, pois, agora, quem for esperto, vai aproveitar este momento para fechar o edital!

PARE DE RECLAMAR!

Pois é, não é nada animador o concurso da PCDF estar suspenso, pode ser a prova de sua vida, está esperando ansiosamente por esse dia e apostando todas as suas fichas.

Ainda que a resposta seja sim para todos estes argumentos, como mencionado acima, você não é o único afetado. Lembre-se dos mais de cem mil inscritos e, inegavelmente, você não precisa de mais uma concorrente: a ansiedade.

Reclamar da suspensão do concurso da PCDF apenas alimentará a ansiedade, pois pensar apenas em problemas leva à frustração, que nada mais é do que a condição de um indivíduo que se vê impedido (por si mesmo ou por outra pessoa) de atingir sua satisfação.

No caso, a reclamação é o empecilho que você fornece a si próprio. E que presente de grego, não?

ADAPTE-SE

Analise friamente a situação diante da suspensão do concurso da PCDF.

Lado ruim: pandemia sem previsão para acabar, provas sem data e algumas das matérias que estão no edital jamais foram estudadas.

Lado bom: edital aberto, você sabe o que deve estudar, a dificuldade é a mesma para todos, há tempo para montar uma estratégia de estudos eficaz, não é a última prova da sua vida, muitos outros concursos virão.

O foco no positivo é ideal para este momento, bem como a capacidade de adaptação.

Para isso, esteja preparado, ou seja, ao fazer seu planejamento, pense em eventuais respostas que serão dadas a si mesmo quando vier a duvidar de seus objetivos.

Pensar em soluções é muito mais efetivo do que focar na problematização.

A vida já é recheada de “e se”. De tal sorte, quanto mais respostas você tiver, mais fácil será lidar com os obstáculos, que sempre existirão.

Por certo, o concurso da PCDF está suspenso, a ansiedade deve ser controlada e você precisa conseguir alcançar o seu objetivo: a aprovação.

SEJA REALISTA

Não se trata de filme da Disney, que busca colocar na sua cabeça que tudo é possível, basta acreditar. Seja realista.

Decerto, o estudo para concursos públicos é uma missão a longo prazo.

Estudos iniciados somente após a publicação do edital, a grosso modo, levam a chances mínimas de sucesso se acaso comparados com quem está há anos na mesma luta.

Entretanto, esta é uma análise sintética da situação. O fato de ser difícil não é sinônimo de ser impossível. A princípio, não há fórmula mágica, embora, com toda a certeza, se houver foco, planejamento e disciplina, os avanços nos estudos se concretizarão. Ainda mais agora, com TEMPO, já que o concurso da PCDF está suspenso.

Dessa maneira, seu sonho de entrar para Polícia Civil do Distrito Federal pode estar mais próximo do que imagina.

Seja como for, encare a realidade dos fatos com positividade. Afinal, sempre existirão desafios e a forma de enfrentá-los dependerá exclusivamente de você.

Espero ter te ajudado.

Boa sorte e bons estudos.

Ah, quanto mais você estuda, mais sorte você tem!

Um abraço,

Heloísa Tondinelli

Guia de estudos Agente PCDF

Guia de estudos Escrivão PCDF

Análise do Edital:

ASSINE AGORA – Assinaturas Estratégia

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos Abertos

Editais iminentes ou que podem sair até o fim do ano:

C o n c u r s o s 2020

Certames previstos para o próximo ano:

Concursos 2021

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *