Artigo

SUSPENSÃO da PRF? NÃO. Então, inscreva-se!

suspensão da prf

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou na última quarta-feira (06/01/2020) o cronograma do concurso com previsão de 1500 vagas! Muitos ainda se perguntam se vale a pena se inscrever com medo da suspensão do concurso da PRF por conta da pandemia.

Antes de tudo, o objetivo deste artigo será mostrar ao concurseiro da área policial os motivos pelos quais vale muito a pena se inscrever e investir no concurso da PRF sem medo de eventual suspensão.

Veja algumas informações divulgadas acerca da PRIMEIRA ETAPA do certame:

  • Banca: CEPRASPE, definida em 31/12/2020.
  • Subsídio: R$ 10.357,88 + Vale Alimentação: R$ 458,00.
  • Vagas: 1500.
  • Nível: Superior.
  • Divulgação do cronograma do próximo certame: 06/01/2021.
  • Edital: 19/01/2021.
  • Inscrições: 25/01/2021.
  • Limite para pagamento da taxa de inscrição: 05/03/2021
  • Provas: 28/03/2021.
  • Apresentação de Documentos e Ficha de Informações Pessoais: 04/05/2021 a 10/05/2021.
  • Teste Físico: 08/05/2021 a 09/05/2021.
  • Avaliação Psicológica: 16/05/2021.
  • Prova de Títulos: 09/06/2021 a 10/06/2021.
  • Heteroidentificação/candidatos negros: 12/06/2021 a 13/06/2021.
  • Avaliação Biopsicossocial: 19/06/2021.
  • Avaliação Médica: 19/07/2021 a 20/07/2021.
  • Investigação Social: 04/05/2021 a 10/05/2021.

Estas são partes das informações acerca do Regulamento Publicado no Diário Oficial.

Confira alguma das Vantagens do Concurso da PRF:

Concurso PRF: Vagas

Realizou-se em 2018 o último concurso da PRF. Na época, foram disponibilizadas 500 vagas, porém nomeados mais de 1.000 candidatos aprovados. Portanto, agora, com o triplo de vagas disponíveis, as chances do concurseiro serão muito maiores!

Concurso PRF: Remuneração e Plano de Carreira

Antes de mais nada, como visto acima, a remuneração inicial gira em torno dos DEZ MIL REAIS, além dos auxílios e gratificações. Isso sem levar em conta a evolução na carreira que acarreta no aumento deste valor.

O plano de carreira é próprio do órgão. O servidor é submetido a avaliações periódicas que levam à progressão de classes. Com isso, a remuneração pode chegar a DEZESSEIS MIL REAIS!

Definitivamente, não é para ficar de fora, não é mesmo?

CONCURSO PRF: Aposentadoria

O PRF também tem direito à aposentadoria especial, que lhe permite aposentar-se cinco anos antes da regra geral dos servidores públicos. Igualmente, os benefícios concedidos na ativa estendem-se aos aposentados, que também tem direito à integralidade da remuneração.

CONCURSO PRF: Carga Horária

Em regra, a carga horária é de 40 horas semanais, bem como existem escalas de plantões. Só para ilustrar, nesses casos, o policial trabalhará 24 horas, folgando as 72 horas seguintes. Ou seja: trabalhará 1 dia e descansará 3!

Certamente, estas foram apenas algumas das MUITAS vantagens em estudar para a PRF.  

 “E SE HOUVER A SUSPENSÃO DO CONCURSO DA PRF?”

Recentemente, escrevi um artigo que tratava da Suspensão do Concurso da PCDF, em que foram apresentadas dicas para o controle da ansiedade e foco enquanto o concurso não é retomado.

As justificativas lá apresentadas são muito similares às que vou falar aqui, justamente porque não se trata de um concurso específico, mas sim, da saúde mental do concurseiro na hora de enfrentar este tipo de obstáculo.

No caso da PRF, contudo, SEQUER há previsão de suspensão. Ou seja, será que a preocupação é a suspensão em si ou é a ansiedade ou seu subconsciente querendo encontrar um empecilho para não estudar e se sentir confortável com isso?

Com o passar dos anos, está cada vez mais difícil alcançar a aprovação nos concursos públicos por diversos motivos. Dentre eles: a concorrência cada vez maior e a facilidade no acesso aos materiais de estudo (algum tempo atrás, só existiam alguns “apostilões” nas bancas de revista, lembra?)

Perfis dos Alunos

Com efeito, existem dois perfis de candidatos a tratar: um é o que está cogitando a hipótese de iniciar agora os estudos para o concurso da PRF.

Em contrapartida, o outro perfil é o daquele que já vem estudando há tempos para concursos, mas tem dúvidas se valeria a pena investir especificamente no concurso da PRF.

Para o primeiro caso, a resposta é simples: COMECE e INSCREVA-SE. Sair da inércia não é fácil, ainda mais quando se trata de iniciar os estudos, porém, uma hora isso tem que acontecer. E, nada melhor do que com edital iminente para dar aquele estímulo.

Claro que o rol de matérias é extenso e a concorrência forte, sejamos realistas. Começar em cima da hora é arriscado, mas nenhuma base sólida é formada do dia para noite.

Pense nos degraus, ou seja, nas metas diárias. Em outras palavras, pequenas conquistas são mais eficazes do que se desesperar pensando em concluir todo o conteúdo até o dia da prova.

Além disso, nessas situações, é mais inteligente focar, primeiro, em um plano de estudos que dê preferência às matérias com maior incidência.

Nesse meio tempo, se houver a suspensão do concurso da PRF, paciência, siga em frente e não deixe a peteca cair. Decerto, não há quem diga que perdeu tempo estudando.

ESTUDO NUNCA É PERDIDO e, para quem não tem nada, quanto mais tempo tiver, melhor para adquirir conhecimento.

Por outro lado, o perfil do candidato que já vem estudando para concursos, em especial os da área policial,  já tem uma base consolidada de grande parte do conteúdo programático e não tem motivos para deixar de fazer o concurso da PRF.

Ainda, com relação às matérias atípicas, como Língua Estrangeira e Geopolítica, o concurseiro intermediário/avançado poderá organizar seu cronograma de estudos para inclusão destas matérias com mais frequência nos seus ciclos, e, assim, fechar o edital.

E, mais uma vez, em caso de suspensão do concurso da PRF, poderá aproveitar o tempo extra com o propósito de consolidar o aprendizado.

8 DICAS INFALÍVEIS PARA ESTUDAR PARA A PRF independentemente da suspensão do certame.

Desde já, coloque estas condutas em prática:

  1. Combata a ansiedade, pois pânico apenas vai atrasar seus estudos.
  2. Estude um dia por vez.
  3. Não se vitimize. Você não é especial, a concorrência é gritante e a suspensão do concurso da PRF está além de controle.
  4. Planeje seus estudos por meio de ciclos, monte um cronograma, bem como estipule metas diárias.
  5. Tenha ponderação. Não exija mais do que o seu corpo pode alcançar, mas, também, não se acomode (é reta final!). Equilíbrio é tudo!
  6. Mude sua rotina. Por certo, sair da zona de conforto é fundamental para desenvolver um novo hábito.
  7. Organize-se. Antes de iniciar ou dar andamento nos estudos para o concurso da PRF, monte um planejamento e o siga à risca. Acima de tudo, elabore-o com cautela, para não precisar voltar atrás no meio do caminho.
  8. Analise o estilo da banca examinadora. O CEBRASPE faz uso do “Método Cespe”, com questões no formato “Certo ou Errado”. Uma questão certa é a anulada a cada errada. Essencial, assim, ter uma estratégia na realização da prova. Por exemplo, dividir o que é chute do que é certeza, para ser possível ponderar quantas questões valerão a pena deixar em branco.

O Estratégia pode te ajudar!

Como dito acima, montar um ciclo de estudos eficaz nessa Reta Final é essencial para conseguir a aprovação.

Por analogia, é possível fazer uso da seguinte equação: E (eficácia) =  P (produção) / CP (capacidade de produzir).

SUSPENSÃO DA PRF

A fim de que a rotina de estudos seja eficaz, é necessário haver ponderação entre o conteúdo a ser produzido (material a ser estudado) e a capacidade do aluno em absorvê-lo.

Logo, além de ter em mãos um material de primeira linha, a montagem do ciclo de estudos de acordo com o perfil do estudante é essencial para que a engrenagem funcione.

A Trilha Estratégica focada no Pós Edital da PRF tem por objetivo tornar o estudo o mais eficiente possível, ao passo que são compostas de tarefas diárias elaboradas por profissionais que já passaram nos mais variados certames.

Como resultado, o aluno economizará tempo, pois não precisará montar seu próprio cronograma e terá a certeza de que está no caminho certo.

Além disso, por meio da assinatura Platinum, um de nossos Coaches montará ao aluno trilhas EXCLUSIVAS, de acordo com o seu perfil e tempo disponível.

Assim, os Coaches elaborarão materiais para alunos de todos os níveis. Tanto para os alunos iniciantes, que não sabem por onde começar; aos intermediários, que precisam de alguns ajustes e reforço em determinados pontos; quanto aos avançados, para otimizar as revisões, indicar simulados e tarefas extras.

E, novamente, caso ocorra a suspensão do concurso da PRF, fique tranquilo, pois nosso time está constantemente em atualização e acompanhará o aluno a todo o momento para otimizar ainda mais o estudo em eventual período de paralização.

Conclusão

Viu como não há motivos para hesitar?

Pelo contrário, a oportunidade é maravilhosa e não é nada vantajoso o receio quanto à suspensão do concurso da PRF tornar-se empecilho nesse momento.

Então, não sofra por antecipação por algo que sequer ocorreu. Isto é, foque no que está em seu alcance: estude, dedique-se e aproveite as ferramentas a sua disposição.

Conte conosco!

Espero tê-lo ajudado.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

ASSINE AGORA – Assinaturas Estratégia

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Então fique por dentro de todos os concursos:

“O Recomeço”: confira as condições imperdíveis nas nossas assinaturas

Sobretudo, confira os concursos policiais em alta:

CONCURSOS POLICIAIS

Em seguida, certames previstos para este ano:

Concursos 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.