Artigo

Sistemas de Irrigação: Resumo CNU

Confira neste artigo um resumo sobre Sistemas de Irrigação, com foco no CNU.

Sistemas de Irrigação: Resumo CNU
Sistemas de Irrigação: Resumo CNU

Olá, amigos.

Tudo bom? Espero que sim.

O Concurso Público Nacional Unificado – CNU está se aproximando. A banca escolhida foi a Fundação Cesgranrio. No total, há 6.640 vagas imediatas disponíveis, distribuídas entre oito blocos temáticos. Com a única exceção do bloco 8, todas as oportunidades requerem qualificação de nível superior. Serão milhares de vagas, em diversos órgãos federais, com salário inicial variando de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71. As provas objetivas e discursivas, para todos os cargos e blocos, serão realizadas no dia 05 de maio (domingo).

No artigo de hoje, abordaremos uma visão geral sobre Sistemas de Irrigação, tema que possivelmente será cobrado no Bloco 3, Práticas de Produção Agropecuária no Meio Rural.

Tendo em vista a relevância e abrangência do tema, é fundamental entender seus principais pontos para uma melhor organização dos estudos e compreensão completa da matéria.

Primeiramente, vejamos os tópicos que serão abordados:

  • Métodos e Sistemas de Irrigação;
  • Irrigação por Superfície;
  • Irrigação por Subsuperfície ou Subterrânea;
  • Irrigação por Aspersão;
  • Irrigação Localizada.

Animados?

Vamos lá.

Métodos e Sistemas de Irrigação

Os métodos de irrigação variam significativamente na maneira como a água é distribuída, impactando diretamente a eficiência e o sucesso da produção.

Quatro métodos principais se destacam:

  • Irrigação por Superfície;
  • Irrigação por Aspersão;
  • Irrigação Localizada;
  • Irrigação por Subsuperfície ou Subterrânea.

Irrigação por Superfície – Sistemas de Irrigação

A irrigação por superfície é a mais antiga entre os métodos de irrigação, utiliza a força da gravidade para distribuir água sobre o solo. Sua simplicidade e baixo custo a tornam popular em áreas planas, mas exige planejamento e expertise para funcionar em terrenos ondulados.

Dois sistemas principais definem a irrigação por superfície:

Irrigação por Inundação:

  • Ideal para áreas planas e com solo menos permeável.
  • Cobre toda a área de cultivo com água, cercada por diques.
  • Exige grande quantidade de água e mão de obra qualificada para manejo eficiente.

Irrigação por Sulcos:

  • Água flui em sulcos entre as linhas de plantio.
    • Mais eficiente que a inundação, com menor consumo de água.
    • Permite a mecanização da irrigação e facilita o manejo.

Dica! Em terrenos ondulados, a sistematização, que inclui o nivelamento do terreno e a construção de diques e canais, é importante para o sucesso da irrigação por sulcos, garantindo a uniformidade na distribuição da água.

Irrigação por Subsuperfície ou Subterrânea – Sistemas de Irrigação

A irrigação subterrânea envolve a aplicação de água abaixo da superfície do solo, beneficiando as raízes das plantas por capilaridade. Embora pouco adotada no Brasil, é utilizada em cultivos protegidos e através do gotejamento enterrado.

Os sistemas incluem a elevação do lençol freático e o gotejamento enterrado. Esta técnica proporciona economia de água, eficiência na aplicação de nutrientes, redução de doenças e melhoria na qualidade do solo.

No entanto, enfrenta desafios como alto custo inicial, necessidade de mão de obra especializada e potencial de entupimento dos emissores.

Irrigação por Aspersão – Sistemas de Irrigação

A irrigação por aspersão é um método eficiente e versátil. Para atender às diversas necessidades da agricultura moderna, os sistemas de aspersão podem ser classificados de acordo com três critérios principais: mobilidade, presença de linhas laterais e método de montagem.

Mobilidade:

  • Sistemas fixos: ideais para áreas extensas e cultivos perenes, oferecem baixo custo de instalação e manutenção.
  • Sistemas móveis: versáteis para áreas menores e cultivos anuais, permitem irrigação suplementar e de salvamento em áreas com deficiência hídrica.

Presença de linhas laterais:

  • Sistemas com linhas laterais: proporciona distribuição uniforme da água em áreas extensas, ideal para cultivos homogêneos e terrenos planos.
  • Sistemas sem linhas laterais: utilizam aspersores canhão para cobrir grandes áreas com um único ponto de emissão, ideal para áreas irregulares ou com obstáculos.

Método de montagem:

  • Sistemas convencionais: instalação manual, geralmente mais trabalhosa e demorada, ideal para projetos de baixo custo.
  • Sistemas mecanizados: montagem automatizada, rápida e eficiente, ideal para grandes áreas e projetos com alta produtividade.

Irrigação Localizada

O método de irrigação localizada, também conhecido como microirrigação, é um método que aplica água em uma parcela limitada da área cultivada, usando baixas vazões e alta frequência. É útil em regiões com água escassa, solos salinos e culturas de alto valor.

Seus benefícios incluem menor perda de água, maior produtividade e controle fitossanitário aprimorado. Os componentes incluem unidades de controle, tubulações e emissores, como gotejadores ou microaspersores.

Parte superior do formulário

Conclusão – Sistemas de Irrigação

Chegamos ao final do nosso artigo com um resumo sobre o tema Sistemas de Irrigação. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.

Para uma preparação completa, focada no edital do CNU, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Referências Bibliográficas – Sistemas de Irrigação

CNU – Concurso Nacional Unificado (Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas) Conhecimentos Específicos – Eixo Temático 4 – Práticas de Produção Agropecuária no Meio Rural – 2024 (Pós-Edital).

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concurso do CNU?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.