Notícia

Sindifisco evidencia o desprestígio sobre a Receita Federal

A fim de reforçar o recente desagrado em forma de pronunciamento no que condiz à demora do concurso da Receita Federal, Kleber Cabral, o presidente do Sindifisco, evidencia o desprestígio a qual o órgão está acometido.

Kleber relata que as negociações sobre o novo processo seletivo estão congeladas. Isso porque, não há possibilidade de homologação de aprovados ainda esse ano. Por tal razão, o anúncio do concurso está tardando a se concretizar.

No entanto, se mostrou surpresou que, em contrapartida ao da Receita Federal, o concurso da Controladoria Geral da União tenha sido anunciado: “A gente vê que é uma questão de desprestígio e que houve falta de empenho”, declarou. “Por que as justificativas dadas à Receita não valeriam para a CGU?”.

Em adição, através de nota publicada no final de julho, Sindifisco apontou esta demora da autorização do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital: “Até o momento, não houve por parte da administração da Receita uma explicação plausível para tamanho desprestígio”, explicam.

receita federal desprestígio
Presidente da Sindifisco declara que adiamento do anúncio do concurso da Receita Federal indica desprestígio

Vale ressaltar que, segundo o sindicato, a apreensão de drogas e demais fiscalizações ofertadas pela Receita não convêm quando não acompanhadas de uma forte institucionalização: “Infelizmente, o fiasco do concurso e a inércia dessas últimas semanas no tratamento do decreto do bônus falam por si”, finalizaram. 

Para que entenda a complicação do ensejo, dia 7 de julho foi o último dia em que o edital do concurso da Receita Federal poderia ser publicado com tempo hábil de ser finalizado ainda em 2021. Por conta disso, o órgão vai, novamente, buscar a autorização no final desse mês, quando haverá a conclusão do PLOA 2022.

Se assim ocorrer, o edital será publicado já em setembro, com nomeações no primeiro trimestre de 2022. A RFB busca o aval positivo para, ao menos, 699 vagas de Auditor Fiscal e Analista Tributário, cujos vencimentos iniciais são de R$ 21.029,09 e R$ 11.684,39, respectivamente.

A equipe de jornalismo do Estratégia segue acompanhando de perto todas as movimentações a respeito do concurso da RFB, por isso, qualquer novidade será atualizada em nosso site. Para receber TODAS as notícias na íntegra, basta acessar o link abaixo, preparamos um artigo exclusivo para você!

Mais informações: Concurso RFB



Concurso Auditor Fiscal da Receita Federal 2014
Dos 278 aprovados, 183 foram nossos alunos

Deseja trabalhar para a Receita? Então, estude com o material que mais aprova!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.