Artigo

Significação Contextual para TJ/SP

Neste artigo, vamos estudar sobre Significação Contextual para TJ/SP.

Significação Contextual para TJ/SP
Significação Contextual para TJ/SP

Olá, estrategistas!

O TJSP, o maior tribunal do país, publicou um novo edital com 400 vagas imediatas para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário, que exige apenas nível médio de escolaridade.

Com uma remuneração atraente de R$ 5.480,54, além dos auxílios para alimentação, saúde e transporte e possibilidade de teletrabalho, esta é uma chance incrível para quem busca uma carreira estável e bem remunerada.

E, para ajudá-los nos estudos, vamos aprender sobre o Significação Contextual para TJ/SP, um dos tópicos constantes da disciplina de Língua Portuguesa.

Considerações Iniciais – Significação Contextual para TJ/SP

Antes de iniciarmos o artigo, precisamos ressaltar que significação contextual nada mais é do que significação das palavras, ou seja, quando o concurso pede este tópico no edital, ele está solicitando que o candidato seja capaz de entender o sentido de palavras e expressões inseridas dentro de um determinado contexto.

Com base nisto, a significação contextual está intimamente ligada à habilidade de interpretação de texto, que é o processo de compreender o significado de um texto escrito, a fim de obter informações precisas e completas sobre o assunto tratado. Esta habilidade envolve, dentre outras coisas, a leitura cuidadosa do texto e a identificação das ideias principais e objetivo do autor.

Assim, quando falamos em interpretação de texto em uma prova de concurso público, precisamos ressaltar que o candidato que possui essa habilidade sai muito na frente dos outros, pois português é uma das matérias que mais reprovam em concursos públicos, sem contar que, com uma boa interpretação, o aluno consegue entender melhor o enunciado de questões de outras matérias.

Então, sem mais delongas, vamos mergulhar um pouco mais fundo na significação contextual para TJ/SP!

O que é significação contextual?

A significação contextual permite que as palavras e frases sejam interpretadas em seu contexto adequado, garantindo a correta interpretação de um texto.

Na Língua Portuguesa muitas palavras e frases possuem diferentes significados de acordo com o contexto em que são usadas, o que significa que o mesmo termo pode ter interpretações completamente diferentes a depender da situação enquadrada.

A significação contextual de palavras e expressões é determinada por uma série de fatores, incluindo as palavras e frases adjacentes, a situação em que o texto está sendo usado, as conexões culturais e históricas do leitor com as palavras e frases, assim como sua própria bagagem cultural.

Significante e Significado – Significação Contextual para TJ/SP

Para entendermos melhor sobre significação contextual para TJ/SP, precisamos entender que a língua se manifesta como um sistema de símbolos convencionais governados por regras, representadas pela gramática. Este sistema representa os elementos que usamos para nos comunicar, ligados ao significante e ao significado.

Desta forma, ao mencionarmos a palavra “árvore”, imediatamente temos uma imagem mental associada a algo concreto, representado por símbolos gráficos, que neste caso se referem às letras, fonemas e, posteriormente, às sílabas.

Assim, a palavra “árvore” está ligada a um significante e a um significado, na qual o significante pode ser entendido como o elemento material do signo e o significado pode ser entendido como o ente abstrato (conceito) do signo.

Para entendermos melhor, podemos ilustrar da seguinte forma:

  • Significante: A palavra árvore grafada (á/r/v/o/r/e)
  • Significado: Planta com tronco e ramos que se ramificam

Sinônimos

Como sabemos, a sinonímia diz respeito às palavras ou expressões que têm o mesmo ou quase o mesmo significado. Eles são usados para enriquecer o vocabulário de uma língua e para fornecer variedade e flexibilidade na expressão de ideias. Além disso, sinônimos são úteis para evitar repetições desnecessárias de uma mesma palavra, e para ajustar o tom ou o estilo de uma escrita ou conversação.

Vamos ver alguns exemplos de sinônimos:

Forte / Atlético
Bonito / Belo
Brilhante / Luminoso
Casa / Lar
Calmo / Tranquilo

TOME NOTA: Sinônimos são classificados de acordo com o grau de semelhança em seus significados. Isto é, alguns sinônimos podem ser mais específicos ou mais genéricos, podendo ser usados em contextos cujas conotações são diferentes.

Em provas de concurso público, frequentemente são solicitadas questões de significação contextual que pedem para o candidato indicar a palavra que corretamente substituiria outra sem o prejuízo de sentido, conforme veremos a seguir:


“- Olha lá, empatando o trânsito. Que absurdo! Só podia ser carro de autoescola.”

A palavra sublinhada na frase acima pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

a) impulsionando
b) alavancando
c) estorvando
d) promovendo

(2022) Banca: IUDS Órgão: Prefeitura de Pedreira – SP Provas: IUDS – 2022 – Prefeitura de Pedreira – SP – Engenheiro I – Especialista em Segurança do Trabalho (com algumas modificações)

Ora, perceba que a questão pede que o aluno marque a assertiva que contém a palavra que substitui corretamente “empatando”. No dicionário, a palavra empatar, neste contexto, significa dificultar a continuidade de, suspender, embaraçar, atrapalhar. Desta forma, a palavra que substituiria corretamente seria “estorvando” que tem o mesmo significado.

Antônimos

Se sinônimos são palavras que indicam o mesmo significado, antônimos são palavras ou expressões que têm significados opostos ou complementares. Ou seja, eles são usados para fornecer contrastes e nuances ao vocabulário de uma língua, e para expressar ideias e conceitos de maneira precisa e clara. Além disso, antônimos são úteis para reforçar o significado de uma palavra ou para sublinhar relações de oposição entre ideias.

Vamos ver alguns exemplos:

Forte / Fraco
Bonito / Feio
Brilhante / Apagado
Calmo / Nervoso

TOME NOTA: Da mesma forma que os sinônimos, os antônimos são frequentemente classificados de acordo com o grau de oposição em seus significados, podendo ser absolutamente opostos ou apenas relativos ou graduais.

Polissemia

A polissemia pode ser entendida como o fenômeno linguístico pelo qual uma única palavra ou expressão pode ter mais de um significado ou sentido. Isto ocorre porque o significado de uma palavra pode mudar ao longo do tempo ou depender da trama em que é usada.

A polissemia é importante no estudo da significação contextual, pois tem o condão de ser uma fonte criativa da linguagem, permitindo que as palavras sejam usadas de maneiras inovadoras e surpreendentes. Contudo, é importante ressaltar que a polissemia também pode gerar ambiguidade quando não observado o contexto correto em que ela está inserida.

Exemplos de polissemia incluem:

“Este deveria ser o nosso papel na sociedade” – Nesta frase, a palavra “papel” significa função.

” Ele colocou delicadamente o papel dobrado sobre a mesa” – Nesta frase, a palavra “papel” tem o significado de lugar no qual se escreve.

Homônimos

Homônimos são palavras que têm a mesma forma escrita ou pronúncia, mas diferem em significado, gramática ou origem.

Os homônimos podem ser homógrafos (grafias iguais, mas com pronúncia e significados diferentes) ou homófonos (iguais na pronúncia, mas diferentes na grafia e significado)

Vamos ver alguns exemplos de homônimos:

  • Ascender (subir) e Acender (produzir fogo)
  • Conserto (reparo) e Concerto (peça musical)
  • Colher (verbo que significa recolher ou apanhar) e Colher (talher, utensílio de cozinha)
  • Passo (passada) e Paço (palácio)
  • Sessão (reunião) e Seção (divisão)

Vamos ver como o exemplo de uma questão sobre o assunto em provas de concursos públicos:

Nas frases “Minha esposa está se submetendo a diversas sessões de terapia” e “Seu medicamento está na seção de ansiolíticos”. Podemos afirmar que as palavras destacadas demonstram um caso de:
a) paronímia
b) polissemia
c) homonímia
d) sinonímia

(2022) Banca: FUNATEC Órgão: Câmara de Presidente Dutra – MA Provas: FUNATEC – 2022 – Câmara de Presidente Dutra – MA – Diretor de Recursos Humanos

Parônimos

Parônimos são palavras que têm a mesma origem etimológica, mas diferem na escrita, pronúncia ou significado. Alguns exemplos de parônimos são:

  • Infligir (aplicar castigo) e infringir (violar)
  • Aprender (se instruir) e apreender (assimilar)
  • Eminente (proeminente) e iminente (próximo de acontecer)
  • Tráfico (comércio ilícito) e Tráfego (trânsito)

Vamos ver uma questão de concurso público acerca do assunto:

Pode-se afirmar que os vocábulos delatar (denunciar) e dilatar (alargar) expressam, entre si, uma relação de:
a) antonímia
b) polissemia
c) homonímia
d) paronímia
e) sinonímia

(2022) Banca: IESES Órgão: SAP-SC Prova: IESES – 2022 – SAP-SC – Técnico em Atividades Administrativas

Sentido Literal e Figurado das Palavras Significação Contextual para TJ/SP

Então, para completarmos o aprendizado de significação contextual para TJ/SP, precisamos entender sobre o sentido literal e figurado das palavras. Vamos ver?

Sentido Literal

O sentido literal de uma palavra é a sua definição literal ou objetiva. É a ideia ou conceito associado à palavra independentemente do contexto em que ela é usada. Ou seja, é o significado mais básico ou fundamental de uma palavra e aquele encontrado em dicionários.

Para entender melhor, podemos citar o seguinte exemplo:

“Ela foi dormir assim que a noite chegou” / “Depois que ele se foi, todos os dias se tornaram noite“.

Perceba que na primeira frase a palavra noite tem o significado literal, ou seja, significa o tempo compreendido entre o crepúsculo vespertino e o matutino, o contrário de dia.

Contudo, na segunda frase, a palavra “noite” ganha o significado de escuridão, de tristeza, de tempos sombrios. A segunda frase tem um quê poético e traz o sentido figurado da palavra, conforme trataremos no tópico abaixo.

Sentido Figurado

Antes de mais nada, é preciso entender que o sentido figurado de uma palavra é criado por meio de figuras de linguagem, tais como: comparação, metonímia, metáfora, ironia, hipérbole, dentre outras. O sentido figurado permite que as palavras sejam usadas de maneira mais expressiva e criativa, auxiliando na transmissão de ideias de maneira mais criativa, expressiva e impactante.

Vamos ver alguns exemplos:

“Michelle achou Pedro um gato!” – Aqui a palavra “gato” não está em seu sentido literal, mas em seu sentido figurado. Significa que Michelle achou Pedro um rapaz bonito.

“O coração dela tinha se transformado em pedra.” – O contexto da frase não quis dizer que o coração se transformou mesmo em “pedra”, mas apenas que o coração endureceu, tornou-se mais frio, mais duro, mais difícil de transpassar.

“Ele morreu de tanto rir” – A frase não quis dizer que a pessoa realmente morreu (faleceu), mas quis dizer que a pessoa riu excessivamente.

Conclusão – Significação Contextual para TJ/SP

Em conclusão, chegamos ao fim deste artigo sobre a significação contextual para o TJ/SP. Neste artigo, pudemos aprender o conceito de significação textual, de significado e significante, de sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia e tratamos um pouco sobre sentido literal e figurado das palavras.

Contudo, ressaltamos que a significação textual é um tema bastante amplo e não conseguiríamos esgotar este assunto em apenas um artigo.

Com a finalidade de complementar os estudos, vocês podem ler o artigo sobre Figuras de Sintaxe.

Para finalizar, é importante deixar claro que para que vocês dominem a banca organizadora é de grande importância que estudem pelas aulas em PDF do Estratégia e façam muitas questões através do Sistema de Questões do Estratégia para consolidar o conteúdo.

Querem ler mais artigos escritos por mim? Cliquem aqui!

Um excelente estudo a todos!

Renata Sodré

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.