Artigo

SEFAZ-BA – RAIO-X DISCIPLINAS DE EXATAS

Bom dia, pessoal! Edital da SEFAZ-BA na praça, poucos dias para a prova e muita coisa pra estudar, é o resumo da ópera. Nesse momento, no pós-edital, é preciso traçar a melhor estratégia para a prova, priorizando aquilo que representa mais pontos no certame.

Trago para vocês informações relacionadas às disciplinas de exatas (Estatística, Raciocínio Lógico e Matemática Financeira), que vieram com força nesse edital para o fisco baiano.

Para facilitar a análise, vamos apresentar cada disciplina separadamente, sempre apontando o “top 3” de assuntos dentro de cada uma.

Matemática Financeira: Administração, Finanças e Controle Interno

Essa disciplina veio com um conteúdo programático bem completo, mas não deve dar muito trabalho. Três assuntos se destacam como os mais cobrados:

1) Juros Compostos (16,35%)

2) Equivalência de Capitais (12,98%)

3) Juros Simples (8,17%)

Para se ter uma ideia da importância desses três assuntos, juntos, eles representaram 37,50% das assertivas das provas de Matemática Financeira da FCC, para a amostra considerada.

O que podemos esperar de Matemática Financeira na prova da SEFAZ-BA? Conteúdo completo, mas com nível de dificuldade de entendimento baixo. Como teremos 5 questões com peso 3 (15 pontos no total), essa disciplina representa um ótimo custo-benefício (baixa complexidade com muito peso) para quem vai fazer a prova para a área de Administração, Finanças e Controle Interno.

Estatística: Todos os cargos

Queridinha da FCC nesse concurso, a disciplina de Estatística está sendo cobrada em todos os cargos, com um “plus” para quem vai fazer a prova para a Área Tributária, que terá ainda a parte de “Estatística Aplicada”, com peso 3. Três assuntos se destacam como os mais cobrados:

1) Probabilidade (11,01%)

2) Teste de hipóteses (10,09 %)

3) Medidas de posição (9,63%)

Para se ter uma ideia da importância desses três assuntos, juntos, eles representaram 30,73% das assertivas das provas de Estatística da FCC.

O que podemos esperar de Estatística na prova da SEFAZ-BA? Disciplina complexa, com muitos detalhes a serem fixados, o que requer um estudo com mais atenção. Na parte geral, para todos os cargos, teremos 7 questões com peso 2, correspondendo a 4,4% dos pontos da prova.

Estatística Aplicada – Administração Tributária

Para essa “disciplina”, teremos a mesma expectativa em relação ao grau de incidência em provas (Três assuntos se destacam como os mais cobrados: 1) Probabilidade – 11,01%; 2) Teste de hipóteses – 10,09 %; 3) Medidas de posição – 9,63%), os mesmos percentuais observados na Estatística Geral.

No entanto, essa representa uma oportunidade para aqueles que vão fazer a prova e tem uma boa base em estatística ou que estiverem dispostos a investir mais tempo nesta disciplina (eu faria isso), pois estamos falando de 29 pontos na nossa prova (14 na P1 e 15 na P2)

O que podemos esperar de Estatística Aplicada na prova da SEFAZ-BA? Para a Administração Tributária, teremos 5 questões com peso 3, totalizando 15 pontos.

Matemática e Raciocínio Lógico – Administração Tributária

Mostrando a força das disciplinas de exatas na prova da SEFAZ-BA, temos ainda, para aqueles que vão fazer a prova para a Administração Tributária, mais 30 pontos a serem conquistados em Matemática e Raciocínio Lógico.

Para facilitar a análise, acompanhando a disposição do edital sobre essas disciplinas, que acabou considerando a pontuação das duas em conjunto, vamos analisar o grau de incidência também conjuntamente.

Matemática e Raciocínio Lógico (juntos):

Assunto % de cobrança
Porcentagem 9,11%
Equações de primeiro grau 6,78%
Regra de três 6,15%
Sequências de números, figuras, letras e palavras 6,14%
Proporções. Grandezas proporcionais… 5,08%
Frações e dízimas periódicas 4,66%
Argumentos – métodos decorrentes da tabela verdade 4,03%
Associação de informações 3,81%
Divisibilidade, números primos, fatores primos, divisor e múltiplo comum 3,60%

Podemos observar que, conjuntamente, o grau de incidência dos assuntos de Matemática acaba se sobrepondo ao de Raciocínio Lógico. Contudo, levando em consideração a complexidade das provas da área fiscal, consideramos mais prudente investir mais tempo nesta última.

De forma separada, temos a seguinte disposição dos assuntos de cada uma:

RLM:

  1. Sequências de números, figuras, letras e palavras (19,33%)
  2. Argumentos – métodos decorrentes da tabela verdade (12,67%)
  3. Associação de informações (12%)

Matemática:

  1. Porcentagem (13,35%)
  2. Equações de primeiro grau (9,94 %)
  3. Regra de três (9,01%)

O que podemos esperar de Matemática e Raciocínio Lógico na prova da SEFAZ-BA? Serão 10 questões com peso 3, representando 30 pontos para Administração Tributária. Para essa área, somando com os 29 pontos de estatística, temos 59 pontos em jogo. É muita coisa!

Como podemos observar, as disciplinas de exatas representam muitos pontos no concurso da SEFAZ-BA, não podendo, em hipótese alguma, serem deixadas de lado. Mas lembrem-se de dar atenção especial a Raciocínio Lógico.

Os dados dessa análise podem ser confirmados nas estatísticas que apresentamos nas aulas do Passo Estratégico, importante ferramenta de revisão e aprofundamento das disciplinas que serão cobradas de vocês, que contará com cursos para a prova da SEFAZ-BA.

Os cursos do Passo Estratégico constam no link a seguir: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/pacote-passo-estrategico-p-sefaz-ba-auditor-fiscal-2019/

Para adquirir os cursos com desconto, clique no link da promoção: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/promocao-pacotes-para-sefaz-ba/

O Estratégia Concursos já está com os Cursos Regulares disponíveis para este certame, confira no link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/icms-ba/?gclid=Cj0KCQiAh9njBRCYARIsALJhQkGyvhDGvws3By5kgu9nV3Zjfi58JVviuSaOIauAsb8_G8_tjsZSzLUaAttXEALw_wcB

Se você quiser saber mais sobre a representatividade das outras disciplinas, confira o artigo publicado pelo Professor Alberto Kovarik, confira link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/sefaz-bahia-saiu-o-edital-analise-da-representatividade-das-disciplinas/

Espero que os dados aqui passados iluminem a preparação de vocês. Bons estudos e boa prova!

Rafael Barbosa – Coach e Professor de Contabilidade e Raciocínio Lógico no Passo Estratégico

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, uma dúvida cruel: Pra um Auditor Fiscal atuar no interior do Estado, em qual dos cargos ele teria melhor chance, dentre estas duas: Administração, Finanças e Controle Interno ou Administração Tributária?
    Fábio em 27/02/19 às 15:35