Artigo

SEFAZ BA: como sair dos 70% de desempenho

Saiba como continuar melhorando seu desempenho para sair dos 70% e aumentar as chances de aprovação na SEFAZ BA

O concurso da SEFAZ BA segue rumo à etapa das provas, marcada para dia 05 de junho, na qual estará em disputa 49 vagas para o cargo de Agente de Tributos Estaduais.  Além deste certame, é aguardado um novo concurso SEFAZ BA para o cargo de Auditor Fiscal, que pode ser realizado em breve, com 150 vagas!

Seja a sua preparação voltada para o cargo de Agente de Tributos Estaduais, que está agora com edital na praça ou mesmo para um futuro concurso de Auditor Fiscal, sem dúvidas, para selar o seu nome na lista de aprovados é preciso estar muito bem preparado e apresentar um ótimo desempenho.

No entanto, continuar evoluindo é difícil, especialmente quando seu percentual de acertos parece ter estancado permanentemente. Neste artigo, falaremos sobre o que fazer para sair dos árduos 70% de acertos, além das razões por que este problema pode acontecer e, finalmente, como voltar a ver seu desempenho aumentar novamente.

Ficha técnica do concurso Sefaz BA

Informações do último concurso Sefaz BA

  • Data: 2019
  • Vagas: 60 
  • Cargos: Auditor Fiscal
  • Banca: FCC
  • Escolaridade: Nível superior
  • Edital: Edital Sefaz BA 2019
Fachada - SEFAZ BA 70% desempenho
Fachada do edifício da SEFAZ BA

O Efeito Platô – parado na casa dos 70% de acertos

Quando se fala em preparação para concursos e aumentar o desempenho, é relativamente comum ouvir muitos concurseiros relatarem como esbarraram no platô, isto é, aquele ponto em nossos estudos a partir do qual o nosso desempenho para de evoluir, não importa o quanto estudemos.

Parece que, em um primeiro momento, você estava indo bem e na direção correta, como se o resultado dos estudos correspondesse perfeitamente à quantidade de energia e esforço empregados para aprender o conteúdo.

Em outras palavras, à medida que você ia absorvendo os conteúdos, o seu desempenho também evoluia, refletido em seu percentual de acertos. Logo, o que pode ter acontecido então para que, de repente, a chave virasse e o seu desempenho parasse de crescer?

Possíveis Causas

Nivelamento das questões

Uma das possíveis causas para um desempenho estagnado na faixa dos 70% é o fato de que as questões elaboradas pelas bancas examinadoras são niveladas, ou seja, as questões se diferenciam por grau de dificuldade, para assegurar que você tem um conhecimento geral sólido sobre determinado assunto.

Nesta linha, a consequência direta e mais óbvia disso é que você terá mais problemas para resolver as questões médias e difíceis do que teria para acertar as questões fáceis.

Com efeito, muitos alunos que observavam um aumento gradual de seu desempenho e inesperadamente viram seu percentual estagnar, na verdade passaram a acertar aquelas questões fáceis e médias, porém, quando começam a esbarrar com exercícios de maior complexidade acabam errando.

Estudo em camadas

Outra razão bem comum para estancar na casa dos 70% é o fato de que não é humanamente possível reter todos os detalhes estudados em um PDF, ao menos não de primeira viagem.

Neste sentido, quando estudamos um material pela primeira vez, nossa tendência natural é nos atentarmos mais aos termos em destaque ou que estão esquematizados em algum mapa mental apresentado pelo professor.

De certo modo, o nosso conhecimento sobre a matéria é focado à princípio nos pontos mais superficiais e, conforme revisitamos aqueles conteúdos, passamos a capturar mais detalhes que não estavam tão evidentes quanto no primeiro momento.

Problemas de retenção de conteúdo

Os principais problemas de retenção de conteúdo têm, muitas vezes, origem na ausência ou ineficiência da revisão. Não há como esperar reter os principais pontos de inúmeras matérias se você não tem sequer um método sistemático de revisão.

Embora não seja o tema central de nosso artigo, traremos um método de revisão comprovado por inúmeros aprovados em concursos, para que você possa revisitar de forma gradual os conteúdos e mantê-los mais tempo em sua memória.

Como sair dos 70% de desempenho e agarrar sua vaga na SEFAZ BA

Agora que você já sabe as principais causas para o desempenho estagnado nos 70%, vamos abordar enfim algumas estratégias simples, porém muito eficientes para voltar a aumentar o seu desempenho e aumentar também consequentemente suas chances de aprovação.

Monitore seu desempenho

Imagine que alguém faz centenas de questões de determinada matéria, eventualmente pode até verificar o percentual de acertos em uma bateria de exercícios ou outra, mas não faz um monitoramento efetivo e contínuo de seu desempenho. Ora, como você vai identificar suas deficiências se sequer sabe seu desempenho geral em uma matéria?

A avaliação de desempenho é uma premissa fundamental para quem quer identificar seus pontos fracos e começar a evoluir no percentual de acertos. Afinal, não há como melhorar aquilo que você não sabe que vai mal. Por este motivo que os alunos do Estratégia Concursos contam com o Monitor de Desempenho, uma ferramenta crucial para acompanhar seu progresso e evolução de forma detalhada.  

Através dele, você consegue saber não somente como anda seu desempenho na disciplina de uma forma geral, mas também como está indo seu percentual de acertos em determinado assunto, além de seu desempenho em comparação com outros alunos.

Realce e refaça as questões que teve dificuldade ou errou

Uma das principais formas de se desenvolver como concurseiro e ficar mais próximo da aprovação é refazer as questões que errou. Mas não somente isso: volte para treinar também com aquelas questões que você não teve certeza da resposta ou que teve dificuldade.

Para isso, é essencial nunca perder esses exercícios de vista, portanto realce cada um deles para saber que é uma questão importante a ser refeita em um momento posterior.

Por que você errou a questão?

Grave o seguinte: nem sempre você vai errar um conteúdo porque desconhece o assunto. Às vezes, você pode errar uma questão simplesmente porque você não domina bem um assunto que é requisito para aquele que está estudando atualmente.

Em outros momentos, você pode deixar de acertar uma questão puramente porque se distraiu. De um modo ou de outro, sempre guarde em mente por que você errou e tente sanar esta situação, seja reforçando o estudo dos fundamentos de algum assunto ou tentando prestar mais atenção às informações fornecidas na questão. O importante é não repetir o erro.

Aprimore sua revisão

Uma abordagem eficiente de revisão é o clássico método 24/7/30, que consiste em revisar 24 horas depois, 7 dias depois e 30 dias depois da primeira vez que viu o conteúdo. Organize seus momentos de revisão de forma sistemática e terá resultados duradouros.

Algo para se ter em mente na hora da revisão é que é mais interessante dedicar relativamente mais tempo para aquilo que você errou. Digamos que estudou nos últimos dias dois assuntos em sequência de Direito Constitucional e em um deles apresentou um bom desempenho e no outro teve um percentual de acertos pífio. 

Deste modo, em sua preparação para a SEFAZ BA, assegure-se de que irá dedicar mais tempo para aparar as arestas nos assuntos em que está mais fraco durante seu momento de revisão da matéria, o que te ajudará a sair dos 70% de desempenho.

Material de revisão

Tenha certeza de que está usando um bom material de revisão, podendo este ser suas anotações, realces ou resumo. Caso você não tenha elaborado um material para usar durante sua revisão, você pode sempre se apoiar na ferramenta do Passo Estratégico.

O Passo Estratégico é um material de revisão, mais sucinto que o PDF regular, contando com os pontos mais cobrados pela banca examinadora de modo a assegurar que você vai rememorar não apenas o que costuma ser mais cobrado, como também aquilo que é mais importante dentro de determinado assunto.

Aprofunde o conteúdo e saia dos 70% de acertos rumo à SEFAZ BA

Lembra que falamos como o estudo é feito em camadas? Por isso é importante que, quando for repassar por algum assunto, atente-se principalmente àquilo sob a superfície, isto é, às exceções, casos especiais, prazos e etc. Vá além daqueles pontos mais básicos, porém sempre dentro do nível de cobrança exigido pela banca examinadora.


Memorize modelos de questão

É crucial que você se familiarize com os tipos de questões geralmente cobradas em cada um dos assuntos por sua banca examinadora. Essa familiaridade, além de te dar mais confiança no dia da prova, vai facilitar seu caminho em direção a maiores faixas de desempenho. Quanto mais você se depara com questões que já realizou de antemão no treino, melhor o rendimento esperado na prova.

Revise além do ponto que errou

Digamos que você errou várias questões de Direito Administrativo a respeito de Autarquias. Muitos concurseiros simplesmente leem o comentário das questões que erraram e em seguida se atêm a revisar estritamente o ponto em que está deficiente. Porém, se você já errou várias questões sobre determinado tema, é sinal de que há brechas no seu conhecimento quanto a este assunto. Por isso, o ideal é revisar um pouco além do ponto que errou, por exemplo, neste caso aproveitando para revisar também as características das Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista.

Finalizando – SEFAZ BA: como sair dos 70% de desempenho

Então é isso, pessoal.

Aproveite todas essas dicas em sua preparação para a SEFAZ BA e gradualmente você sairá dos 70% de desempenho e verá seu percentual aumentar novamente. Lembre-se de identificar suas deficiências, aprimorar sua revisão e aprofundar o conteúdo para sair de vez do platô e ser capaz de agarrar sua vaga.

Grande abraço e bons estudos

Professor Diogo Matias

Instagram: oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.