Artigo

Sangue Frio

VOCÊ QUER EVOLUIR OU QUER SE SENTIR MELHOR?

 

Acho que o concurseiro deveria se perguntar isso várias vezes ao dia e ser bastante vigilante. Noto que vocês perdem muito tempo e recursos apenas para se sentirem bem e não para aumentar as chances de passar. Pior: não percebem que estão presos a esse processo.

 

Quando você tenta estudar para 3 concursos ao mesmo tempo, ainda que as disciplinas sejam bastante incompatíveis, está agindo baseado em suas emoções e não no que é mais estratégico. Gasta, assim, dinheiro com livros e PDFs de muitas disciplinas diferentes para ter um resultado, fatalmente, insatisfatório nos 3 concursos. Perdeu tempo e recursos financeiros. Colega, me diz: tá sobrando qualquer um dos dois? Quanto mais escassos são os recursos, mais inteligente deve ser a alocação.

 

Não te contei nenhuma novidade até agora. Mas por que então você faz errado se já sabe que é uma decisão ruim? Só há uma resposta: falta de sangue frio. Toda escolha implica uma renúncia (lei da vida, gente!) e você não quer renunciar à nada – afinal, tem tão pouco no momento.

 

Pense nas emoções como lindos e exóticos animais selvagens. Eles dão vida e colorido ao mundo, mas podem ser extremamente perigosos. Em alguns momentos, precisam comportar-se como animais domesticados e em outros podem correr livremente. É FUNDAMENTAL conseguir diferenciar esses momentos.

 

Para que você precisa de 5 cursos da mesma matéria? Para ter mais informação? Você nem vai conseguir ler tudo! Compra para sentir uma falsa segurança e desperdiça dinheiro. Conforto psicológico custa CARO.

 

Por que cisma de estudar o edital TODO sabendo que não terá tempo de fazer uma revisão sequer? Não é melhor cortar os capítulos que caem menos para sobrar tempo para revisar e memorizar lei seca? Você prefere não pensar nisso e cria uma confortável armadilha para acabar tendo que fazer o que quer (não o que deve): segue estudando e quando chega a prova… ops… "não deu tempo de revisar”.

 

Dica de coach: Decida quando sai o edital “o que vai e o que fica”. O que vai estudar e  que vai simplesmente ignorar. Se você não decidir, o tempo vai decidir por você. Algo ficará de fora na esmagadora maioria dos casos. Decido junto com meus coachees que estão com o tempo apertado e em consulta com professores das disciplinas específicas o que está sendo cobrado pelas bancas. Edital tá na mão e você está sem coragem para cortar matéria porque sente que vai reprovar se fizer isso (delírio!)? Beleza. Uma dica legal é não seguir a ordem do edital. Comece estudando o que cai mais e fixando 2 semanas antes da prova para revisão e decoreba de lei seca “a mil por hora”. Se sobrar tempo antes da revisão final, aí sim você pode estudar o que cai menos. O nome disso é ESTRATÉGIA, SANGUE FRIO.

 

Por que erra besteira na prova que não erra em casa? Emoção demais atrapalhando o raciocínio. Não se acostumou a domar a emoção selvagem em casa, não é lá na chapa quente que você vai conseguir.

 

Qual é o coach ou professor que mais lhe chama a atenção? O que grita, pula e mostra o atual padrão de vida ou o que te diz que terá que estudar assim e assado para passar? Você quer orientação séria ou um afago no coração? Busca CONHECIMENTO ou ENTRETENIMENTO? Pensa bem antes de responder.

 

FATO É QUE AS EMOÇÕES ESTÃO ALI E NÃO VÃO A LUGAR ALGUM. O QUE FAZER ENTÃO?

 

Aprenda a geri-las! Desenvolva o sangue frio, aprenda a segurar a impulsividade. Mas antes de tudo, aprenda a perceber-se e separar as emoções.

 

Sabe porque bato tanto nessa tecla de emoções? PORQUE SEU CÉREBRO É UM SÓ. O QUE APRENDE DIREITO CONSTITUCIONAL É O MESMO QUE SE APAIXONA. O que resolve exercício cabulosos de matemática financeira é o mesmo que se abate com comentários maldosos. O que faz a prova do concurso é o mesmo que teme o fracasso. O lado esquerdo do nosso cérebro é o racional. O lado direito é o emocional. Há muita oferta de materiais e cursos de técnicas de estudo no mercado, mas pouco sobre a mente concurseira em sua inteireza. E você é uno, inteiro. Se você bloqueia METADE do seu cérebro achando que não vai gerar nenhuma perda de performance, está MUITÍSSIMO ENGANADO.

 

VOCÊ NÃO PERDE EM NADA PARA UM ATLETA PROFISSIONAL. Michael Phelps, o mito das piscinas, treinava cerca de 6 horas por dia. Você estuda quantas mesmo? O Phelps é o primeiro lugar no concurso. Os demais atletas olímpicos são os concurseiros que passam. E você, que anda batendo na trave, onde está? Está no limbo, no quase.

 

Sair do zero e acertar 60% da prova é BEM MAIS RÁPIDO do que subir de 79 para 80% de acerto. Cada 1% que você se afasta da média é mais sofrido, demorado e demanda muito mais recursos (físicos, racionais e emocionais) do que os primeiros 60%. Sangue, suor e lágrimas estão depois dos 60% de acerto. Antes disso, são só “dores do crescimento”. Se antes estudar e estar com a saúde em dia eram os recursos internos demandados para chegar aos 60% de acerto, agora para subir cada ponto percentual será necessário lançar mão de TUDO o que está ao seu dispor internamente. Se sempre deixar de fora os recursos emocionais, vai morar para sempre no limbo.

 

COMO GERIR AS EMOÇÕES? Via treino diário. Treine em casa se segurando para não comprar mil materiais da mesma matéria. Pratique escolhendo bem seus professores e coaches. Treine focando em um concurso por vez, planejando revisões (e cumprindo!), segurando o desejo insano de “fazer número”. Fez mil questões e não estudou os erros? Aprendeu nada, sinto informar! Só solidificou o que sabia. Rolou só output (botou para fora o que estava na cabeça). Preferível fazer 300 e estudar todos os erros (output com input das novidades/pegadinhas aprendidas).

 

Treinar em outras situações não concursísticas ajuda, já que o conhecimento transborda de uma área da vida para outra. Sabe aquele brigadeiro a mais que não devia comer? Não coma. Vontade de perder as estribeiras no trabalho? Segure a onda e tome atitudes mais assertivas para resolver o problema. Quer ligar para o (a) ex tóxico (a)? Pelo amor… preciso nem terminar de explicar…

 

Tenha real controle sobre você e suas decisões para ver a sonhada melhora na sua performance. Quando alguém ilude a gente, é chato. Mas quando a gente ilude a gente, é AUTOSSABOTAGEM!

 

Bons estudos!

Gabi

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISOS:

1 – Toda TERÇA e QUINTA posto artigos sobre Coaching (inteligência emocional para concursos e/ou técnicas de estudo).

2 – Quem já me segue há bastante tempo: Meus artigos antigos serão colocados no site semanalmente. Alternarei artigos novos e antigos.

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gabriela, tu és demais, és a Coach que faltava aqui no Estratégia. Agora sim temos Estratégia, chamada Gabriela!!!!
    Alexandre Guerra de Guerra em 12/03/17 às 12:21
  • Gabi, Seu texto foi uma paulada nas minhas emoções. Eu estava há pouco pesquisando mil e um professores de cada disciplina, organizando tempo para fechar o edital, assinando siteS com milhares de questões cada, e jurando que isso podia dar certo. Sabe de nada, inocente. Obrigada por ser luz e ajudar pessoas perdidas como eu. Por favor, continue sendo tão maravilhosa!
    Franceilma em 28/02/17 às 13:12
  • Que bom que ajudei, Marcia! Continue me acompanhando para receber mais dicas todas as terças e quintas. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 30/01/17 às 12:41
  • Muito bom o artigo, precisei dele porque estava muito indecisa entre dois concursos, em um deles o edital já saiu e o outro ainda está para sair, que dilema! Obrigada pelas dicas.
    Marcia em 28/01/17 às 17:57
  • Fico super feliz por saber que vai me acompanhar, Ricardo! Garanto muitos artigos como esse. Além de outros com dicas práticas de estudo! Abs  Gabi
    Gabriela Knoblauch em 22/01/17 às 10:19
  • Gabi gostei muito do seu artigo, acho que intuitivamente, já aplicava uma de suas dicas focando nas especificas e estudando "lei seca". Muito bom! Ganhou um seguidor de seus cirúrgicos conselhos!!!
    Ricardo Mota em 20/01/17 às 18:00
  • Ixi, Fábio... já vi esse caso muitas vezes. Vocês ficam "afiando o machado" sem - no entanto - usá-lo. Perigoso e comum. Não faça isso com você! Estude! Se precisar de ajuda, opte pelo Coaching. Pode te ajudar a criar disciplina. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 20/01/17 às 09:13
  • Obrigada, Thales! :) Por hora, infelizmente, não há previsão de cursos de Inglês meus no Estratégia. Continue me acompanhando, ok? Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 20/01/17 às 09:06
  • Excelente artigo! Já tinha lido, mas tava na hora da revisão! hehe. Já te acompanhava pelo ponto e no seu site. Há alguma previsão de lecionares inglês no estratégia? Abraços
    Thales em 19/01/17 às 10:02
  • Legal, Gabi! Foi na veia! Preciso mesmo despertar e retomar com mais afinco meu projeto de estudo. Fiz planilhas, organizei tudo e comecei... porém não estou conseguindo dar continuidade. É como se toda essa organização fosse suficiente.
    Fabio em 19/01/17 às 07:08
  • Oi, Carla. Beleza? Dúvida super legítima! Vamos lá... Realmente, a gente sabe o que cai mais resolvendo as questões. Depois de um certo tempo de "estrada", você percebe claramente a tendência das bancas. Contudo, para quem está começando isso realmente é tarefa impossível. No seu caso, a dica é usar bem o fórum de dúvidas do seu curso em PDF.Se seu curso não tem isso, corre que é cilada. Peça ao professor de cada disciplina via fórum de dúvidas o edital EM ORDEM DE PRIORIDADE.  Quando a gente ainda é inocente nesse mundo de concurso, estuda seguindo o edital. Quando a gente fica sagaz, estuda em ordem de prioridade. Assim, se não der tempo de ver algo, deixamos o que tem menos chance de cair de fora. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 18/01/17 às 20:42
  • Que coisa boa saber que consegui fazer diferença para você, João! É essa a meta! Email enviado, ok? Você vai gostar muito do Coaching. Não tenho dúvidas! Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 18/01/17 às 20:37
  • Professora li seu artigo e fiquei impressionado! Por favor, envie um e-mail especificando sobre seu coach. Abraços
    João Paulo em 18/01/17 às 19:16
  • Só tenho uma dúvida... Como descubro o que cai mais? Já me disseram que pelas questoes. Mas e sevoce nunca viu a matéria? Como identificar o assunto na questão? Estou estudando (acho) para o TRF. Sinto-me desamparada no curso virtual que estou fazendo. Comecei a estudar a poucos meses. O curso fala muito. Agora criaram um mais especifico para o mesmo concurso. Cara haja dinheiro. Nem comprei.
    Carla em 18/01/17 às 18:45
  • Oi, Flávio! Estou alternando os artigos já publicados com inéditos para vocês terem acesso a todos que já escrevi aqui no Estratégia. Amanhã tem artigo INÉDITO! Fico feliz em saber que mesmo na segunda leitura aprendeu mais coisas. Sangue frio é FUNDAMENTAL nessa vida de concurseiro. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 18/01/17 às 10:52
  • Já tinha lido esse artigo antes, mas relendo hoje ele me pareceu tão verdadeiro na minha atual circunstância... kkkkkk Cada parágrafo é um novo ensinamento. Obrigado por sempre nos orientar!!!
    FLAVIO em 18/01/17 às 10:47
  • ELA VOLTOU, BRASIIIIL! :) JÔ, profissional dos comentários fofos! <3 Eu é que agradeço a Deus todos os dias por ter a função de motivá-los e ensiná-los! Vocês tbm sempre me ensinam muito! Como digo: MEUS ALUNOS SÃO OS MELHORES!!! <3 Jô, tô postando artigo terça e quinta, ok? Todos eles de Coaching. Amanhã tem ARTIGO INÉDITO. Aguardo seus comentários, viu? Estava com saudade de lê-los! :) Abs e bons estudos Gabi  
    Gabriela Knoblauch em 18/01/17 às 10:46
  • Disponha sempre, Roberto! Motivá-los é um prazer. Rumo à aprovação! Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 18/01/17 às 10:42
  • Gab's, eu queria que a semana tivesse mais terças-feiras só para eu poder me encher de energia, motivação e fé toda vez que leio seus posts. É muita sensibilidade que você possui para tocar nossas almas de maneira doce, porém firme. Agradeço pela sua existência, que faz toda a diferença na vida dos concurseiros. LUZ. Eu a definiria assim. #GratidãoGab's :*
    Joshiane em 18/01/17 às 08:16
  • Excelente artigo! Parabéns professora por a cada dois dias da semana nos nos trazer motivação para que possamos seguir no caminho certo! Rumo à aprovação. Abraços...
    Roberto em 17/01/17 às 20:45
  • Oi, Dilma. Tudo bem? Está corretíssima! Nada de chorar pelo leite derramado. Está recomeçando agora COM O NOSSO APOIO, meu e do Estratégia. E vai dar certo sim! Sei disso porque percebi a determinação na sua mensagem. Essa é a receita: DETERMINAÇÃO + BOA ORIENTAÇÃO + BONS MATERIAIS. Não tem erro. Passar é questão de tempo. Bons estudos! Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 20:27
  • Senti isso na pele professora. Fiz vários concursos e o pior em áreas diferentes. Achava que dava conta. Resultado: reprovação, desânimo, perdi dois anos nessa brincadeira... Mas não dá mais para voltar, então resolvi mudar. Estou recomeçando e o Estratégia está me ajudando muito. Procuro colocar em prática os ensinamentos dos professores. A minha rotina é pesada, não posso parar de trabalhar e deixar de dar suporte para os meus pais que são idosos. Eu acredito na minha aprovação, acho que é uma questão de tempo. OBRIGADA professora! OBRIGADA Estratégia!
    Dilma Miranda em 17/01/17 às 20:13
  • Obrigada, overvamp! Sempre digo que a gestão do seu estudo não pode ser mais complicada do que as própria matérias! Nem pode demandar mais tempo do que o seu estudo. E esse negócio de whatsapp é UM PERIGO! Concentração não combina com celular "piando" a todo momento. Concordo 100% com seu comentário. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 19:47
  • perfeito artigo. as pessoas querem uma fórmula mágica, mas é o simples que te garante aprovação. A maioria dos candidatos nem o simples faz. participam de 1 milhão de grupos de whatsapp e depois reclamaram que "não deu tempo de estudar o necessário".
    overvamp em 17/01/17 às 18:51
  • Thiago, sua dificuldade é a de muuuita gente. Se você trabalha 8 horas e faz faculdade, o tempo já está beeem apertado. Se estuda para concurso com essa rotina, precisa ser muito organizado e FOCADO. Trabalho + faculdade + concurso É POSSÍVEL. Trabalho + faculdade + vários concursos não tem como dar certo. Já pensou em fazer um curso de Coaching? Acho que te ajudaria muito e pouparia muito tempo de estudo errado. Tempo é nosso bem mais precioso. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 17:18
  • Professora senti que o artigo foi feito pra mim, rsrsrs...olha nao consigo focar em um concurso só, trabalho 8 horas, faço faculdade Direito a noite, e quero TJMG, mas ai penso, poxa nunca sai, poxa se eu estudar matemática, posso pegar aquele concurso tal, mesmo sabendo que não é uma disciplina do TJ.. já to desesperado, muito perdido mesmo :(
    Thiago em 17/01/17 às 16:26
  • Isso mesmo, Olívia. Não dá para simplesmente ignorar que temos emoções e que elas influenciam na nossa preparação! Controle é tudo! Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 16:23
  • Murilo, Murilo! Não me meta em tretas, hein! Exemplo GENÉRICO! Não falei de ninguém em especial.
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 16:21
  • Concordo com a ideia de domar as emoções e realmente os preparadores para concurso têm de falar a verdade. apresentá-la como ela é: dolorosa, mas se houver o esforço do controle emocional, mais cedo ou mais tarde trará resultados positivos. É o que penso. Obrigada pelo artigo!
    Olívia em 17/01/17 às 16:17
  • ''O que grita, pula e mostra o atual padrão de vida ou o que te diz que terá que estudar assim e assado para passar?'' eu entendi a referência hein, alô vocêeee, hahaha.
    Murilo Gazzo em 17/01/17 às 16:13
  • Oba! :) Que bom que gostou, Gustavo! Toda terça e quinta tem artigo novo, ok? Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 16:07
  • Valéria, eu é que agradeço o carinho de vocês! Saiba que cada comentário representa uma enorme motivação para mim! <3 Bons estudos Gabi  
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 15:47
  • Olá Professora, excelente artigo!!! Ganhou um fã/seguidor. ;)
    Gustavo em 17/01/17 às 15:46
  • Amo seus artigos, são PERFEITOS!!! Obrigada por me ajudar a crescer emocionalmente.
    Valeria em 17/01/17 às 15:28
  • "Tamo aí pra isso", Angélica! Conte comigo para auxiliá-la na sua preparação. Passe toda terça e quinta para ler meus artigos, combinado? Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 14:19
  • Poxa, Jaque! Que maravilha! :) Saiba que esses "sacodes" são cheios de carinho e preocupação. Quero que passem o mais rápido possível.  Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 14:18
  • Muito obrigada, Tamyres! :) Tocar na ferida é fundamental para que vocês passem o mais rápido possível! Tocar na ferida realiza sonhos! rs Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 14:15
  • Sua assertividade me encanta!!!! Abraços,
    Jaqueline em 17/01/17 às 14:02
  • Perfeito! Tocou nas feridas!
    angelica em 17/01/17 às 13:29
  • Oi, Ivor. Obrigada pelo comentário! Sempre muito gentil!  :) Memorizar é mesmo uma chatice, mas é um mal necessário. Memorize em doses hoemopáticas diariamente + via resolução de questões. Esses 2 métodos juntos operam MILAGRES! Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 13:09
  • kkkkkkkkk Lucas, o melhor é ouvir as verdades doloridas da Coach do que da banca!   1- Eu falo com amor <3 2 - Eu falo antes da prova, quando ainda dá tempo de consertar os erros  Conte comigo para verdades doloridas cheias de preocupação com o bom desempenho de vcs! ;) Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 13:07
  • Disponha sempre, Silvio! Bons estudos! Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 13:03
  • Carmary, essa de uma errada anular uma certa eu não engulo até hoje! kkkkkkk Se não dá para discutir com a banca, devemos administrar os sentimentos que ela provoca! Juntas na batalha! Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 13:02
  • Oi, Alexandre. Tudo bem? Eu conheço a ansiedade de vocês. Ela também me acompanhou durante minha preparação! A chave para ser bem produtivo e sair dessa vida de concurseiro o quanto antes é saber - além das técnicas de estudo - lidar com a vida de concurseiro. Emoções não podem ditar as regras e balizar as decisões. Precisamos geri-las com cuidado. Continue me acompanhando. Ainda vou dar muuuitos toques como o de hoje. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 13:00
  • Letícia, não faça isso com você. Crie metas possíveis e executáveis. Caso contrário, estará preparando a receita do desastre. Ficará muito cansada e não conseguirá atingir os resultados pretendidos (e merecidos!). Como está terminando a faculdade, certamente esse mundo de concurso é muito novo para você. Já te dou uma dica: Não gaste tempo estudando errado (sem método, material ruim, zero revisão, sem foco...). Continue me acompanhando. Falarei muito sobre todos os temas citados por aqui. Abs e vá com calma, combinado? Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 12:57
  • Olá, Pepe! Tudo bem? Que bom que consegui te ajudar. Isso me traz muita alegria! :) Vou te mandar um email hoje explicando direitinho como o meu Coaching funciona. Aguarde aí! Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 12:52
  • Boa tarde! Você sempre arrasa nos seus artigos..mas hoje tocou na ferida hein, rsrs!! Parabéns pelo excelente texto.
    Tamyres em 17/01/17 às 12:52
  • Que super elogio, Daiana! Obrigada! Adoro falar com vocês sobre inteligência emocional, especialmente no que diz respeito a esse louco mundo do concurso público. Não dá para achar que só técnicas de estudo resolvem. É importante uma abordagem COMPLETA. Juntas na batalha, ok? Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 12:50
  • Oi, Dicson. Tudo bem? Fiquei feliz que o texto foi produtivo para você! :) Meu conhecimento vem de anos como concurseira, mais de 5 anos como concursada, 10 anos como professora e mais de 3 como coach. Sou nova aqui no Estratégia, mas já tenho teeeempo de estrada. Meu envolvimento com o mundo do concurso já passa dos 10 anos.  Vou usar tudo o que sei para ajudar vocês o máximo através do Blog do Estratégia.  Passe toda terça e quinta para ler meus artigos, combinado? Abs e bons estudos! Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/01/17 às 12:48
  • #XATIADO com esse artigo mas foi o soco que eu precisava! não disse nenhuma mentira! Obrigado Professora!
    Lucas em 17/01/17 às 12:42