Artigo

Saiba como revisar Informática para a SEFAZ CE

Vai prestar o concurso da SEFAZ CE? Então não perca estas super dicas sobre como estudar informática para este certame.

Olá, Estrategista. Tudo joia?

O Prof. Thiago Cavalcanti, analista do Bacen, em seu webinário em nosso canal do YouTube, explicou aos alunos o que esperar e como revisar informática para o concurso da SEFAZ CE.

Ao longo dos últimos anos, especialmente para a área fiscal, o nível de cobrança de Informática/T.I. veio sofrendo algumas mudanças, no sentido de aumentar cada vez mais o nível de exigência do aluno para essa área do conhecimento. Exemplos clássicos disso foram as provas da SEFAZ GO, SEFAZ SC e SEFAZ RS, em que os editais não pouparam esforços em termos de quantidade de conteúdo.

Portanto, esse é o cenário que se espera para os próximos anos nos concursos fiscais: cobrança criteriosa dos candidatos para tecnologia de informação (TI) e informática.

Partindo dessa premissa, o Prof. Thiago passou importantes dicas de como revisar informática para concursos fiscais, especialmente para a SEFAZ CE, e por onde começar.

SEFAZ CE – Próximo Concurso

Apesar de o concurso ter sido previsto para 2019, acabou sendo adiado para 2020. A previsão é que ele venha a acontecer ainda esse ano, ou início de 2021. Contudo, a banca ainda não está definida, e a previsão é de 100 vagas para auditor fiscal (nível superior, em qualquer área), com remuneração inicial de R$ 14.191,00, fora auxílios e indenizações.

Ademais, os recursos para a realização do certame e contratação de novos auditores já estão previstos na Lei Orçamentária Anual de 2020 do estado do Ceará.

Como se sabe, o último concurso da SEFAZ CE foi em 2006, há 15 anos atrás. Ou seja, a necessidade de um novo concurso e novas contratações é indiscutível.

Disciplinas cobradas no último concurso

Veja quais foram as disciplinas exigidas no último concurso, com seus respectivos pesos e número de questões.

DisciplinasNúmero de QuestõesPeso
Português151
Matemática Financeira051
Informática051
Ética na Adm. Pública051
Direito Administrativo052
Direito Constitucional052
Direito Tributário152
Contabilidade Geral, de Custos e Societária202
Legislação Tributária303
Processo Administrativo Tributário153
Auditoria e Perícia153

Apesar de que no último concurso tivemos poucas questões em informática e com peso 1, o que vimos nos últimos anos foi justamente o oposto. Isto é, uma exigência maior de TI/Informática, inclusive com peso 2.

Conteúdo de Informática

O Prof. Thiago Cavalcanti elencou os principais assuntos passíveis de cobrança em Informática para o próximo concurso da SEFAZ CE:

  • Conceitos básicos de Hardware e Software;
  • Conceitos básicos de Sistemas Operacionais;
  • Ferramentas de Escritório (Word, Excel, …);
  • Redes de computadores: internet e intranet;
  • Conceitos básicos de Segurança da Informação (antivírus, criptografia, backup, assinatura digital e autenticação);
  • Gestão da Informação;
  • Banco de dados; e
  • Business Intelligence.

Informática ou TI?

O que estudar para a próxima prova da SEFAZ CE? Informática ou TI?

Primeiramente, devemos atacar as prioridades, iniciando por informática, que são os 4 itens iniciais do tópico anterior.

Em segundo lugar, o aluno deve-se preocupar em entender TI, sem a necessidade de se aprofundar muito nessa área, pelo menos inicialmente. Assim, daremos prioridade nos temais mais recorrentes de TI em provas, que são:

  • Gestão de Projetos (PMBOK);
  • Gestão de Processos de Negócios (CBOK e BPMN);
  • Gerência de Serviços de TI e Governança (COBIT e ITIL);
  • Banco de Dados (Business Intelligence);
  • Segurança da Informação

Como organizar as revisões?

As revisões são indispensáveis na preparação do candidato, uma vez que elas auxiliam o aluno a migrar da curva de esquecimento para a curva de conhecimento, momento em que o aluno fixa o conteúdo em sua memória e passa a ter um domínio amplo sobre o assunto.

Dessa forma, como organizar as revisões?

1.      Revisões por tópicos

A maneira de se revisar por tópicos é justamente fazendo questões sobre cada tópico estudado. Além das questões, é imprescindível que o aluno tenha uma lista dos conceitos mais relevantes. Os mapas mentais, oferecidos nos materiais do Estratégia, auxiliam o aluno de forma rápida e estruturada com os conceitos mais importantes passados em aula.

Além dos mapas mentais, ainda oferecemos ao aluno o resumo do professor e o passo estratégico.

Para que ainda não conhece: o Passo Estratégico é um método de revisão, que ajuda o aluno a aprimorar a retenção do conteúdo, com base naquilo que é mais cobrado pela banca específica do concurso.

2. Revisão por blocos de assuntos

Na revisão por blocos, mais uma vez iremos focar em questões e simulados, além de questões inéditas. Cada bloco de assunto é composto por vários tópicos, por exemplo: Segurança da Informação envolve backup, criptografia, assinatura digital, entre outros.

Assim sendo, a revisão por blocos é uma etapa intermediária, na busca de retomar assuntos recém estudados e tópicos já estudados há mais tempo, relacionados ao mesmo tema.

Ademais, é essencial que o candidato conheça um pouco melhor a banca examinadora. Embora as bancas cobrem o mesmo assunto, a estratégia de cobrança não é semelhante, e isso faz total diferença na metodologia de estudo.

3. Revisões por matérias

Por fim, a revisão por matérias é uma forma de revisão por agrupamento de conteúdos, em uma etapa que o aluno já finalizou a teoria completa e deseja voltar ao ciclo inicial.

Todavia, não é necessário reler ou assistir novamente todas as aulas ministradas pelos professores. Uma boa estratégia é realizar um questionário de questões subjetivas. Isto é, um questionário de perguntas discursivas.

Essa prática ajuda o candidato em uma melhor assimilação do conteúdo e, até mesmo, expandir seu conhecimento de forma mais abrangente.

Tópicos mais cobrados em Informática e TI

Segundo o passo estratégico, segue a análise estatística dos assuntos mais cobrados em informática e TI nas provas:

Informática para a SEFAZ CE

Com base na análise acima, 60% dos exercícios de TI envolvem apenas 5 assuntos:

a. Planilhas eletrônicas (Excel);

b. Editores de Texto (Word);

c. Business Intellingence;

d. Sistemas Operacionais; e

e. Segurança da Informação.

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.