Artigo

Revisão de Gestão e Governança de TI para a SEFAZ-AL.

Olá, pessoal! Tudo bem? No artigo de hoje, apresentaremos uma revisão de Gestão e Governança de TI para a SEFAZ-AL!

A disciplina em questão está presente na parte de conhecimentos específicos para o cargo de Auditor de Finanças e Controle de Arrecadação da Fazenda Estadual da SEFAZ-AL. A parte de conhecimentos específicos do edital contém dois grandes blocos:

  • Finanças públicas e controle de arrecadação tributária (12 questões); e
  • Tecnologia da informação (48 questões), onde está inserida a disciplina alvo do artigo.

Dentro do bloco de Tecnologia da Informação, há seis disciplinas, contando com a disciplina de Gestão e Governança de TI. Se o Cebraspe dividir a quantidade de questões de forma equitativa, teremos oito questões para cada disciplina.

Nesse sentido, o candidato que deseja ser aprovado deve otimizar seu tempo nesta reta final que precede o certame. É o momento de “maratonar” revisões e questões. E, para auxiliá-lo nas revisões de Gestão e Governança de TI, apresentamos o presente resumo.

É de fundamental importância que o candidato tenha pleno domínio da disciplina em questão, pois, além dos pontos da prova objetiva, haverá, também, a prova discursiva, que será composta de dois estudos de caso. O edital elencou como temas para os estudos de caso a disciplina do presente artigo, Gestão e Governança de TI, além da disciplina Segurança da Informação.

Nos próximos tópicos, trabalharemos os assuntos mais importantes para a nossa revisão de Gestão e Governança de TI para a SEFAZ-AL. Buscaremos cercar os pontos mais frequentes em provas do Cebraspe, de acordo com uma análise aprofundada do histórico da banca.

Falaremos sobre:

  • gestão estratégica;
  • gerência de projetos – PMBOK;
  • gerenciamento de processos de negócio (BPM); e
  • BPMN.

Continue conosco!

revisão de Gestão e Governança de TI para a SEFAZ-AL
SEFAZ-AL

Gestão estratégica para a SEFAZ-AL

Neste primeiro tópico da nossa revisão de Gestão e Governança de TI para a SEFAZ-AL, falaremos sobre alguns conceitos de gestão estratégica apresentados pelo edital.

Inicialmente, devemos revisar como é feita a análise de ambiente interno e externo da organização. Aqui, por óbvio, estamos falando da análise SWOT.

Na análise do ambiente interno, a análise SWOT busca identificar suas forças e fraquezas. As forças devem ser mantidas e as fraquezas devem ser sanadas. Já na análise do ambiente externo, deve-se identificar as oportunidades e ameaças para a organização. As oportunidades devem ser aproveitadas, e as ameaças devem ser neutralizadas, ou mitigadas.

Avançando, precisamos falar sobre o mapa estratégico. Para falar sobre o mapa estratégico, não podemos deixar de falar sobre o Balanced Scorecard (BSC).

O BSC foi criado para ampliar os indicadores existentes nas organizações, que, à época, possuíam basicamente indicadores financeiros para análise do negócio. Com a sua criação, quatro passaram a ser as principais perspectivas de indicadores, conforme abaixo:

  • Perspectiva Financeira – trabalha os indicadores financeiros do negócio.
  • Perspectiva dos Clientes – analisa indicadores que retratem índices de participação de mercado e satisfação dos clientes.
  • Perspectiva dos Processos Internos – trabalha indicadores que analisem os processos internos, os quais criarão valor para os clientes.
  • Perspectiva do Aprendizado e do Crescimento – trabalha a capacidade da organização de se posicionar diante de mudanças no ambiente, e de forma a utilizar o aprendizado organizacional como forma de crescimento.

Conhecidas as perspectivas do BSC, poderemos compreender o que é o mapa estratégico. Esta ferramenta nada mais é do que uma forma de comunicar visualmente a estratégia organizacional contida no BSC.

Assim, o mapa estratégico serve para tornar a estratégia organizacional mais “palatável”, apresentando-a de forma visual. Com ele, os colaboradores poderão compreender a relação entre as perspectivas e o desdobramento dos objetivos da organização.

Gerência de Projetos para a SEFAZ-AL – PMBOK

Neste tópico da nossa revisão de Gestão e Governança de TI para a SEFAZ-AL, falaremos sobre Gerência de Projetos, apresentando conceitos do PMBOK. Olho vivo, pois não será surpresa se o tema do estudo de caso for baseado neste tópico!

Primeiramente, gostaríamos de sugerir a leitura do nosso Guia Definitivo sobre Gestão de Projetos para concursos, que também poderá auxiliá-lo em suas revisões!

Para a sua prova da SEFAZ-AL, é fundamental conhecer os grupos de processos de gerenciamento de projetos. Estes grupos existem para, conforme o PMBOK, agrupar, de uma forma lógica e ordenada, entradas, ferramentas, técnicas, conhecimentos e saídas no gerenciamento de projetos.

Os grupos de gerenciamento, com seus principais objetivos, são:

  • Iniciação – definição de um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente.
  • Planejamento – definição do escopo do projeto.
  • Execução – execução do trabalho previamente definido.
  • Monitoramento e controle – buscam acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto.
  • Encerramento – conclusão formal do projeto ou fase.

É importante o candidato estudar, também, as dez áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos apresentadas pelo PMBOK. Destas áreas, sem sombra de dúvidas a mais cobrada pelo Cebraspe é a de Gerenciamento dos Custos.

A área de conhecimento em Gerenciamento dos Custos do projeto é responsável por gerir a parte financeira e orçamentária do projeto, devendo atuar para que o projeto seja finalizado respeitando o orçamento inicialmente programado.

Aqui, o candidato deve conhecer os processos que fazem parte do Gerenciamento dos Custos do projeto (tema recorrente na banca):

  • Planejar o Gerenciamento dos Custos – a forma pela qual os custos serão gerenciados e controlados.
  • Estimar os Custos – busca-se fazer uma aproximação dos recursos monetários necessários.
  • Determinar o Orçamento – agregar os custos estimados em forma de orçamento.
  • Controlar os Custos – monitorar os custos em comparação ao status do projeto.

Gerenciamento de processos de negócio para a SEFAZ-AL – construção e mensuração de indicadores

Avançando com a nossa revisão de Gestão e Governança de TI para a SEFAZ-AL, o tema deste tópico será o gerenciamento de processos de negócio (BPM). Dentro do grande universo de BPM, optamos por falar sobre construção e mensuração de indicadores, tema importantíssimo para a banca e expressamente previsto no edital.

Quando falamos em gerenciar processos, todo o trabalho de mapeamento, modelagem e análise somente fará sentido se o processo atingir resultados satisfatórios. E, para que se conheça quais resultados são satisfatórios, é necessário que sejam construídos indicadores para o desempenho do processo.

O CBOK (Common Body Of Knowledge – Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento) faz uma analogia interessante sobre a etimologia da palavra “indicador”. Conforme o Guia, indicador poderia se relacionar a “indicar a dor” da organização.

O que o Guia quer dizer com esta analogia é que um indicador deve fornecer à organização uma visão de possíveis problemas que se apresentem no contexto organizacional. Assim, conforme o Guia, “o pressuposto de uma boa estrutura de gerenciamento de desempenho de processos é que existam métricas bem elaboradas e que sejam capazes de prover suporte à criação de indicadores de problemas organizacionais.”.

Nesse sentido, apresentam-se dois tipos de indicadores:

  • Indicadores direcionadores (drivers): trabalham de forma a monitorar causas antes de ocorrerem possíveis efeitos advindos de tais causas. Com isso, possibilita-se a alteração de um determinado curso de ação para o alcance de um resultado.
  • Indicadores de resultados (outcome): trabalham monitorando efeitos, não permitindo, portanto, alterar resultados.

Grave que os indicadores direcionadores podem direcionar os resultados, trabalhando as causas antes dos resultados. Já indicadores de resultados apenas verificam o que efetivamente ocorreu de resultado.

Por fim, é importante destacar que uma boa estrutura de gerenciamento de desempenho de processos deve conter os dois indicadores.

BPMN para a SEFAZ-AL

Neste último tópico da presente revisão de Gestão e Governança de TI para a SEFAZ-AL, o assunto será BPMN (Business Process Model and Notation).

Para se desenhar e modelar um processo, existem várias notações, tais como o fluxograma. Nesse contexto, é importante conhecer a notação BPMN, principal notação utilizada na atualidade, que possibilita uma modelagem de processos bem profunda e com grande precisão, dada a grande variedade de símbolos que oferece.

O edital nos traz expressamente artefatos e atividades. Seguem os conceitos:

  • Artefatos – buscam trazer informações e detalhes adicionais para facilitar a compreensão de determinado fluxo. Seu principal exemplo são as anotações.
  • Atividades – representam as tarefas executadas no fluxo de um processo. Representadas por um retângulo.

O edital nos traz, também de forma expressa, o conceito de BPMS (Business Process Management Suite). Conforme o CBOK, BPMS é um “conjunto de ferramentas que une tecnologia da informação e ambiente de operação”. 

Trata-se de uma ferramenta que promove a automatização do processo. O CBOK nos afirma que “possibilita a modelagem, execução, controle e monitoramento dos processos de forma automatizada”, ou seja, cobre o ciclo de vida do processo de forma completa. Com uma ferramenta BPMS, é possível otimizar a gestão do processo, pois facilita a aplicação das regras de negócio e a simulação de cenários.

Conclusão

Chegamos ao fim da nossa revisão de Gestão e Governança de TI para a SEFAZ-AL. Nesta reta final para a prova, é necessário que o candidato se dedique o máximo possível a revisar o conteúdo para a prova, pois cada detalhe absorvido fará grande diferença.

Faça muitas questões sobre os temas aqui propostos e sobre o restante do conteúdo, para reforçar o aprendizado! E utilize, também, os nossos materiais do Passo Estratégico para a revisão dos pontos mais importantes para a prova da SEFAZ-AL!

Desejamos profundamente que este resumo seja um bom ponto de apoio em suas revisões nesta reta final para o concurso, e que o auxilie a obter a tão sonhada aprovação!

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.