Artigo

Revisão – 5 formas de turbinar os seus estudos – Dicas para Passar

A revisão é aquela etapa que não pode faltar na sua preparação para o Concurso Público. Basicamente, não tem como passar e manter a boa memória sem revisar o que estudou. Sempre ressalto a sua importância, pois ainda tem pessoas que negligenciam a revisão. Mas e a qualidade do ato de revisar? Você sabe como fazer? Para que serve a revisão? Abaixo cito 5 formas de turbinar os seus estudos apenas se empenhando em revisar de maneira assertiva.

1) Revise todos os dias

Não adianta estudar um assunto hoje e revisar daqui a duas semanas. Não adianta revisar depois que já estudou muitos temas de uma só disciplina. Revisão é uma forma de ajudar a sua memória manter o conteúdo aprendido. Desta forma, a primeira etapa é aprender um assunto muito bem delimitado, testar seus conhecimentos e resolver as suas dúvidas sobre ele. E é preciso revisar no mesmo dia que estudou e montar uma frequência de revisão para os mesmos assuntos – como veremos mais adiante.

2) Use diferentes fontes em sua revisão

Você é daquelas pessoas que sempre revisam o conteúdo pelo resumo elaborado? Saiba que isso reduz muito as possibilidades que a revisão tem a lhe oferecer. A dica é usar diferentes materiais de estudo para revisar – apostila, podcasts (gravações suas), mapas mentais, exercícios, resumos feitos à mão, etc.

revisão

É certo que no resumo constam de forma sintética o que de fato é importante, mas vale a pena fazer o cérebro se exercitar na hora de memorizar. Isso ajuda a vencer o tédio. Mas saiba que, de antemão, é importante compreender bem o assunto e não ter dúvidas para não ter problemas com os materiais e as informações constantes.

3) Crie uma rotina de revisão

Nesta matéria, falei sobre a importância da revisão no processo de memorização e como determinar a frequência da revisão. Mas vale ressaltar o seguinte: é importante criar uma frequência de revisão, conforme os princípios de memorização, para criar um hábito para o cérebro. Na matéria citada, tem todos os detalhes. Se você estudou um assunto hoje, revise hoje; revise novamente depois de quatro dias; e depois de uma semana; todos os meses e pouco antes da prova. Mantenha a memória fresca e aumente as suas chances!

4) Crie desafios ao revisar

Como falamos, revisar não pode ser algo chato. Deve ser metódico, mas há recursos para turbinar a sua revisão. Há métodos diferentes e materiais distintos que você pode usar. Além disso, que tal criar dificuldades na revisão? Por exemplo, no bloco de assuntos estudados, escreva uma palavra que identifique o assunto e sorteie entre os demais. Isso tem que “startar” todo o conteúdo, sem que você veja no material. Outra dica é fazer perguntas a si mesmo sobre o assunto – é o caso da técnica da interrogação elaborativa.

5) Use métodos diferenciados

Você pode ainda usar métodos diferenciados, que ajudem a memorizar e a fixar cada assunto. Outra dica é usar métodos diferentes de revisão em disciplinas distintas, pois isso cria um padrão que será identificado pelo cérebro. Veja mais sobre métodos de revisão e como turbinar a sua revisão neste artigo. veja mais sobre a técnica da revisão comprimida, que pode ser muito útil nos seus estudos.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

  1. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre revisão para concursos públicos? Deixe um comentário com as suas dúvidas e compartilhe esta matéria em suas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Sou enfermeira e estou cursando medicina , mais quero acompanhar os editais para me preparar para um bom concurso
    Maria Helida Alves dos Santos em 10/01/19 às 13:48
  • Olá Maria. Um bom material voltado especificamente para a sua banca é essencial para chegar bem preparada p a prova. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 17/10/18 às 09:07
  • Dora Oliveira, já estudei para um concurso do INSS no material do Estrategio, de um primo, fui muito bem nas provas, só não acertei as questões que não tinha o material. gostei muito.
    Maria das Dores Braga de Oliveira em 11/09/18 às 21:53