Artigo

Revisões Periódicas: A Forma Mais Eficiente De Utilizar Essa Técnica De Estudos

Olá pessoal,

Tudo bem?

Em um dos meus artigos anteriores, eu falei sobre A IMPORTÂNCIA DAS REVISÕES ao longo da sua preparação para provas de concursos públicos. Eu inclusive gravei um vídeo para o meu canal do Youtube com mais detalhes. Se você ainda não viu, fica o meu convite para que você inclusive se inscreve no meu canal e passe a receber mais dicas de preparação para provas de concursos públicos. Basta clicar AQUI:

https://youtu.be/i8B3uzjFRxY?sub_confirmation=1

Comentei também sobre a Curva do Esquecimento e que de acordo com o alemão Hermann Ebbinghaus, há um rápido declínio na qualidade do que foi memorizado logo após o primeiro contato com o conteúdo estudado.

Mas também, pra nossa sorte, outros estudiosos descobriram que SE REVISARMOS O QUE ESTUDAMOS EM PERÍODOS ADEQUADOS, podemos alterar os efeitos que a Curva do Esquecimento pode causar.

Portanto, SE VOCÊ AINDA NÃO FAZ REVISÕES daquilo que você estuda, então VOCÊ ESTÁ CORRENDO SÉRIOS RISCOS DE NÃO LEMBRAR NADA OU QUASE NADA do que você estudou e na hora da sua prova, dar aquele famoso “branco”.

Mas considerando que você está convencido de que as revisões são a chave para você fazer uma prova com tranquilidade, eu mostro nesse vídeo (também do meu canal) QUANDO fazer essas revisões, e, ao final, dou ALGUMAS DICAS ADICIONAIS que vão tornar as suas revisões ainda mais eficientes, aumentando a qualidade do seu aprendizado. Veja até o final, vale a pena (o vídeo não tem nem 6 minutos):

 

https://youtu.be/Bp1qKUVcE5k?sub_confirmation=1

Espero que essa dica também possa ser útil.

E você, como tem estudado? tem feito revisões ou acha perda de tempo? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

Forte abraço e bons estudos!!!

 

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: A Importância Da REVISÃO Na Preparação Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Perfeito Guilherme...essa é ideia mesmo. Fica a convite para se inscrever no meu canal do youtube e receber mais dicas de estudos como essa: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 05/01/18 às 08:28
  • Uma duvida. É valido usar as questoes dos pdfs como revisao? Por exemplo, tenho feito minhas revisoes refazendo todas as questoes dos pdfs estudados no dia anterior antes de iniciar um novo ciclo. Isso está correto ou é ineficiente? Grato desde ja Att
    Guilherme Coelho Reis em 04/01/18 às 10:35
  • O ideal é o que resumo seja feito por você mesmo, de próprio punho e com suas palavras. Esse é o tipo de resumo que eu trato como forma ativa de estudo. Mas sim, você pode utilizá-lo como base. Se o próprio professor está dizendo que aquilo é importante, como ignorá-lo??? Obrigado plea participação e bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 05/08/17 às 10:51
  • Thiago, em alguns cursos do estrategia, os prof. colocam ao final de cada aula um resumo. As revisões através desses resumos bastam? obrigado
    Robson Luiz em 04/08/17 às 17:37
  • Bom dia Tadeu. As revisões devem ser feitas sim dentro dos ciclos. Reserve um tempo do seu dia para fazê-las...eu geralmente aconselho a começar a meta do dia justamente pelas revisões. Sobre como fazer as revisões aí já depende de alguns fatores e informações adicionais. Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 27/07/17 às 10:56
  • gostaria de saber: se as revisões se devem estar ou não dentro do ciclo de estudos? como fazer revisões de um ciclo de 10 ou mais disciplinas dentro do sistema 24 h, 7 d e 30 d? Se puder me ajudar, eu lhe agradeço aguardo resposta
    Tadeu Junior em 26/07/17 às 19:02