Artigo

O Retorno da FCC: Conheça o Perfil da Banca.

Introdução

Quem estuda para concursos públicos sabe que é fundamental conhecer o perfil da banca responsável pela organização. Ainda que as disciplinas e os temas sejam comuns a diferentes seleções, nem todas as bancas elaboram as provas da mesma maneira.

No artigo de hoje, vamos falar sobre uma banca que andava “sumidinha” no mundo dos concursos públicos, mas que está retornando com força total em diversos certames concorridos de 2022: a FCC. Segue o nosso roteiro:

  • Quem é a FCC?
  • Histórico da Banca
  • Padrão das Provas
  • Concursos de 2022
  • Tendências Futuras

Este artigo é recomendado a todos que estudam para concursos públicos, especialmente àqueles que já estão com provas marcadas. Atendendo a pedidos, este artigo será mais curtinho que o normal, para não atrapalhar os seus estudos. Portanto, deixe a preguiça de lado e vamos lá!

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Quem é a FCC?

A Fundação Carlos Chagas, popularmente conhecida como FCC, é uma das bancas mais tradicionais do Brasil. Embora seja mais conhecida no ramo dos concursos públicos, sua atuação estende-se também por outros setores da educação, tais como pesquisas, cursos, seminários, premiações etc.

A banca localiza-se em São Paulo, mas possui estrutura para organizar concursos em diversos outros estados do país, sem grandes contratempos. Diante dos problemas apresentados por outros concorrentes, a FCC é uma banca considerada estável por muitos, fator que agrada aos concurseiros.

Histórico da Banca

Em um passado distante, a FCC era alvo de muitas piadinhas. As questões de suas provas eram retiradas diretamente da letra da lei, o que lhe rendeu o apelido de “Fundação Copia e Cola” (não ria, pois é verdade).  

Entretanto, a banca evoluiu com o passar dos anos e mudou radicalmente seu perfil. Provavelmente motivada pela contratação de bons professores, a FCC trouxe cada vez mais questões bem elaboradas, que lhe renderam muitos elogios.

Até 2019, a FCC destacou-se pelos concursos realizados nas áreas Fiscal e Tribunais. Porém, a pandemia do COVID-19 interrompeu os certames em todo o país no ano de 2020 e, consequentemente, impactou as atividades da banca.

No ano de 2021, a FCC realizou pouquíssimas provas, com menor porte, e perdeu um pouco do espaço que havia conseguido no mercado. Todavia, esse cenário modificou-se novamente em 2022.

Padrão das Provas

A FCC realiza questões no estilo múltipla escolha. Como mencionamos anteriormente, os enunciados caracterizam-se por serem quase sempre bem elaborados, cobrando jurisprudência, situações práticas do dia a dia e tópicos que motivam o candidato a refletir, fugindo do tradicional decoreba.

Como resultado, as provas contêm poucas questões anuladas ou com alteração de gabarito, quando comparado a outras bancas. Mas não pense que elas são fáceis. O nível das questões é alto, fator positivo para os concurseiros que estão bem preparados.

Figura 1 - Exemplo de questão recente aplicada pela FCC.
Figura 1 – Exemplo de questão recente aplicada pela FCC.

Por outro lado, a FCC recebe algumas críticas de professores por dificultar o acesso a suas provas. Sua visualização é restrita aos candidatos que a realizaram, sendo necessário informar o número do caderno. Dessa forma, o acervo de questões para estudos torna-se reduzido.  

Concursos de 2022

Para você conhecer mais o perfil da FCC, seguem alguns dos principais concursos organizados pela banca em 2022. Repare que a maioria deles está na região Norte e Nordeste:

Provas do Poder Executivo

Corpo de Bombeiros Militar – Amapá

Defensorias Públicas – Amapá, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Paraíba e Roraima.

Departamento de Trânsito – Amapá

Fiscos – Amapá e Pernambuco

Polícia Militar – Bahia

Procuradoria-Geral – Amazonas

Provas do Poder Judiciário

Tribunal de Justiça – Ceará

Tribunal Regional do Trabalho – 4ª Região (RS), 5ª Região (BA), 9ª Região (PR), 14ª Região (AC e RO), 17ª Região (ES), 19ª Região (AL), 22ª Região (PI) e 23ª Região (MT)

Provas de Órgãos Independentes

Ministério Público – Pernambuco

Tribunal de Contas – Goiás

Tendências Futuras

Qual a previsão que faremos para 2023? Mais concursos da FCC? Antes de mais nada, cabe esclarecer que os concursos sempre existirão e serão necessários para movimentar a máquina pública. Independentemente de sua posição política, não acredite em “fake news” a respeito disso.

Como estamos em cenário pós-pandemia, em que muitos concursos ficaram represados, a tendência natural é que a onda de 2022 continue em 2023. Sendo assim, mesmo em um início de governo, você ainda terá muitas oportunidades à vista.

O ano de 2022 foi muito proveitoso para a FCC. Diversas oportunidades foram abertas (incluindo TRTs), especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país. É bem provável que este cenário venha a se repetir em 2023.

Conclusão

Neste artigo, falamos um pouco sobre a FCC, uma das principais organizadoras de concursos públicos do mercado. Caso você queira explorar ainda mais o perfil da banca, a melhor forma é resolver questões antigas, de certames já realizados.

As questões são fundamentais para praticar o conteúdo aprendido e testar seu nível de conhecimento. Alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de questões para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Por fim, lembramos também que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais sobre todos os nossos cursos disponíveis na plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Profissional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2022

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.