0

Reta Final PF: Como revisar Direito Administrativo?

Fala, pessoal! Neste artigo, forneceremos algumas dicas valiosas para os alunos que estão em reta final de preparação para os concursos de Agente, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal (PF), certames muito aguardados pelos concurseiros e que acontecerão nos próximos dias.

Nossa intenção será facilitar o processo de revisão da disciplina Noções de Direito Administrativo, matéria de extrema importância para os cargos e com alto custo-benefício de estudo, visto que costuma contemplar um alto número de questões na prova e está presente em praticamente todos os concursos. Vamos nessa?

polícia federal

Análise do conteúdo de Direito Administrativo no edital

Embora seja de conhecimento de todos os candidatos quais os assuntos foram dispostos no conteúdo programático do edital, sempre vale a pena relembrar. No edital do concurso da Polícia Federal, para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista, os seguintes assuntos foram incluídos dentro da disciplina Noções de Direito Administrativo:

Conteúdo Direito Administrativo PF
Conteúdo Programático da disciplina de Direito Administrativo no Edital 001/2021 da Polícia Federal

Análise estatística de Direito Administrativo

Todo candidato que já passou por um processo de revisão de reta final sabe a importância do fator tempo nesse momento. Muitos são os assuntos a serem estudados e é praticamente impossível ter contato com todo o conteúdo. Por conta disso, o aluno deverá analisar o custo-benefício de dedicar determinado tempo para leitura de um assunto, devendo sempre optar por aqueles de maior incidência.

De forma a ajudá-los nesse processo decisório, fizemos uma análise estatística de incidência para a disciplina de Direito Administrativo.

Utilizando o Sistema de Questões, e buscando por questões da banca Cespe/Cebraspe dos últimos anos referentes aos assuntos acima apresentados, dentro da Área Policial, encontramos um total de 692 questões, distribuídas da seguinte forma:

Análise Estatística
Fonte: Sistema de Questões do Estratégia

Conclusões sobre a análise estatística e dicas importantes para reta final

De início, o quadro nos apresenta um dado muito relevante: historicamente, mais de 80% das questões da banca para a Área Policial se concentra em 5 tópicos do edital, sendo que o assunto Agentes Públicos figura como de maior incidência.

Por conta disso, dentro da disponibilidade de tempo do candidato, ele deve se debruçar sobre os principais temas durante a revisão. Caso não haja tempo para revisar todos os assuntos, aqueles de menor incidência (marcados na cor verde) devem ser dispensados.

Nesse artigo, não temos por intenção adentrar nos conceitos de cada um dos assuntos, mas não podemos deixar de fornecer uma dica importante para o tema Agentes Públicos: por se tratar de um assunto retirado quase que por completo da Lei 8.112/90, há uma forte tendência de cobrança literal desses dispositivos. Por isso, o aluno que pretende revisar em alto nível deve utilizar a leitura das marcações na “lei seca” como forma de revisão. Assim, estará blindado contra possíveis questões que cobrem a literalidade do tema.

Outra dica importante para revisões de reta final de Direito Administrativo: use e abuse dos quadros esquematizados, mnemônicos e figuras elaboradas pelo professor de forma a facilitar a absorção dos assuntos mais decorebas. A hora de fixar esses assuntos na mente é agora!

A critério de exemplo, perceba como fica mais fácil revisar o assunto Formas de Provimento através de um quadro esquematizado:

Formas de provimento direito administrativo

Ferramentas de Revisão para Reta Final

Antes de apresentar algumas ferramentas que irão facilitar seus estudos de Direito Administrativo nessa reta final para o concurso da PF, é importante destacar que o melhor material de revisão sempre será o seu. Isso porque ninguém melhor do que o próprio aluno para identificar suas dificuldades e registrá-las no material de estudo.

No entanto, possuímos algumas importantes ferramentas que podem ajudar a complementar seu material de revisão nesse momento. A partir daqui, explicaremos de forma resumida cada uma dessas ferramentas.

PDF Simplificado

Para facilitar o estudo por meio dos PDFs, o Estratégia passou a disponibilizar ao aluno dois tipos de livros digitais: o PDF Regular e o PDF Simplificado. O livro digital regular explica cada assunto de maneira extremamente detalhada, mantendo o foco na didática e apresentando um número elevado de questões.

Por outro lado, o livro digital simplificado apresenta toda a teoria e algumas questões ao aluno, mas poupa-o de parágrafos mais longos com o objetivo de priorizar a celeridade. Ele é um material que tem como foco ensinar do zero o assunto para o aluno de forma mais ágil, além de ser uma ótima ferramenta de revisão.

Marcações dos Aprovados

Além dos dois tipos de livros digitais citados acima, disponibilizamos também o PDF contendo marcações dos aprovados. Para produzir esse material, uma equipe de alunos aprovados em concursos faz as marcações/grifos nos trechos mais importantes do material. Além disso, o aprovado realiza um levantamento sobre a incidência de cada trecho do material, permitindo uma maior precisão nas marcações realizadas.

Para otimizar o processo de revisão, o candidato poderá utilizar os livros digitais marcados e realizar uma leitura mais rápida, com foco apenas nos trechos grifados. Lembre-se de que o tempo é um fator muito importante no processo de revisão de reta final para o concurso da PF, e por isso não podemos desperdiçá-lo com assuntos de baixíssima incidência.

Passo Estratégico

O Passo Estratégico é um método de revisão, que ajuda o aluno a aprimorar a retenção do conteúdo, com base naquilo que é mais cobrado pela banca específica do concurso. O material é apresentado integralmente na forma escrita, consistindo em PDFs enxutos (na média, possuem cerca de 30 páginas, otimizando o tempo do aluno) e que são produzidos por especialistas em cada uma das matérias, com farta experiência em concursos públicos.

Além de conter os assuntos considerados mais relevantes de acordo com o histórico da banca, o Passo ainda apresenta um roteiro de revisão, questões estratégicas com resolução, questionários de revisão que permitem ao aluno realizar uma autoexplicação sobre os principais conteúdos, e simulados de questões inéditas.

Bizu Estratégico

O material do Bizu Estratégico foi feito com o objetivo de proporcionar uma revisão para os últimos dias antes da prova. Ou seja, é um produto perfeito para sua fase de reta final para o concurso da PF.

O objetivo dos bizus é proporcionar uma revisão rápida e de alta qualidade aos alunos por meio de tópicos do conteúdo programático que possuem as maiores chances de incidência em prova, já considerando o palpite dos professores em seus livros eletrônicos (PDF’s), aulas em vídeo e pesquisas realizadas com base em questões de provas anteriores. Trata-se de um material ainda mais sumarizado quando comparado ao Passo Estratégico, sendo muito útil para uma revisão de véspera, por exemplo.

Revisão por questões

De todos os métodos apresentados, acredito que nenhum tenha tanta importância no processo final de estudos para uma prova próxima do que a revisão por meio de questões.

Ao realizar as questões e ler atentamente os comentários daquelas que errar ou tiver dúvidas, o aluno absorve de forma muito mais intensa o conteúdo. Por isso, aproveite esse período para montar cadernos de questões da banca contratada, em especial com questões dos últimos anos, e dê ênfase nos assuntos apresentados nesse artigo como aqueles de maior incidência.

Considerações Finais

Pessoal, espero que essas dicas de estudo sejam úteis para facilitar o processo de revisão na reta final para o concurso da PF, em específico para a disciplina de Direito Administrativo.

Nesse momento, reflita sobre o quanto você se esforçou até aqui e use isso ao seu favor, de forma a aproveitar da melhor forma esses últimos dias de revisão antes do grande dia.

Um forte abraço e ótima prova!   

Vinícius Peron Fineto.

Instagram: @viniciuspfineto 

Assinatura Anual Ilimitada*   

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.   

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada   

SISTEMA DE QUESTÕES – Experimente Grátis por 7 dias   

Fique por dentro de todos os concursos:   

Concursos abertos     

Concursos 2021 

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *