Artigo

Reta Final para a DPE-RS: O que priorizar nos seus estudos

Confira neste artigo o que priorizar na reta final dos seus estudos para o concurso de Defensor Público da DPE-RS.

Reta Final para a DPE-RS
Reta Final para a DPE-RS

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Um grande concurso da área jurídica teve o seu edital publicado.

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) está ofertando 10 vagas para o cargo de Defensor Público, com remuneração inicial de R$ 22.213,43.

A sua prova está cada vez mais próxima, desse modo, surge uma grande dúvida para os concurseiros: O que priorizar na reta final dos estudos para esse concurso de Defensor da DPE-RS?

Para responder a esse questionamento, iremos analisar alguns pontos, como a última prova aplicada para este cargo, bem como cada disciplina, de maneira individual.

Último concurso de Defensor da DPE-RS

A última prova para Defensor Público da DPE-RS foi em 2018.

A banca organizadora foi a FCC, sendo cobradas 14 disciplinas, distribuídas em 100 questões.

Vamos dar uma olhada como foi a divisão delas na prova da época? Ela foi dividida em 5 blocos, com 20 questões em cada um, como podemos ver abaixo:

Cobrança prova DPE-RS 2018
Cobrança prova DPE-RS 2018

A prova do próximo concurso está sendo organizada pela CEBRASPE. Ela terá quase a mesma estrutura do concurso anterior, porém, serão 40 itens por bloco, totalizando 200 itens, além de haver a inclusão da disciplina de Direito das Famílias ao Bloco III.

Dessa maneira, é possível perceber a importância de cada disciplina para a prova do último certame, sendo que, para o próximo, as chances de se manter a proporcionalidade de distribuição de questões é considerável.

Língua Portuguesa, Constitucional, Administrativo, Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Direito da Criança e do Adolescente e Direito Institucional são as que possuem maiores chances de ter mais questões na sua prova.

Desse modo, iremos agora realizar uma análise sobre quais conteúdos são os mais cobrados, sendo importante priorizá-los para a reta final dos seus estudos para a DPE-RS.

Esta análise foi baseada nas últimas provas da área jurídica da banca CESPE/CEBRASPE.

Porém, é importante que o candidato não tenha conhecimento apenas dos tópicos de maiores incidências, mas de todo o conteúdo.

Como você deve saber, este é um concurso de altíssimo nível, sendo importante ter o conhecimento de basicamente todo o conteúdo programático do edital.

Língua Portuguesa

A disciplina de Português é a que possui a maior quantidade de questões na sua prova, sendo assim, ela precisa de uma atenção especial durante a sua preparação.

Abaixo há a relação da cobrança do CEBRASPE nos últimos concursos da área jurídica:

Cobrança Português para DPE-RS
Cobrança Português

Interpretação de Textos e Reescrita de Frases são os tópicos de maiores incidências. Já na parte gramatical, Pontuação e Regência estão entre as mais cobradas. É importante revisar as suas regras básicas nos dias anteriores à sua prova.

Direito Constitucional

 Cobrança Direito Constitucional para DPE-RS
Cobrança Direito Constitucional

Direito Constitucional é, notadamente, sempre uma das principais disciplinas em basicamente todos os concursos jurídicos. A sua importância pode ser notada pela quantidade de questões apenas nos últimos anos da banca Cebraspe nessa área.

Porém, alguns tópicos são sempre mais cobrados do que outros, como os Remédios Constitucionais, os Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, a Organização do Estado, o Poder Judiciário e, obviamente, as Funções Essenciais à Justiça.

Direito Administrativo

Cobrança Direito Administrativo para DPE-RS
Cobrança Direito Administrativo

Assim como o Direito Constitucional, o Direito Administrativo também é sempre muito exigido em provas. Salientamos a importância das Licitações, principalmente a nova lei 14.113/20, bem como a Lei de Improbidade Administrativa e o Estatuto dos Servidores do ente federativo.

A Intervenção do Estado na Propriedade Privada e a Responsabilidade Civil do Estado também merecem uma atenção especial durante a sua preparação.

Direito Tributário

Cobrança Direito Tributário para DPE-RS
Cobrança Direito Tributário

Apesar de ser um pouco menos exigida do que as disciplinas acima, o Direito Tributário torna-se muito importante para a sua aprovação, uma vez que, geralmente, é uma disciplina que é gabaritada pelos candidatos. Desse modo, não é aconselhável perder pontos neste assunto.

Alguns tópicos são mais cobrados, como a Extinção do Crédito Tributário, bem como a Responsabilidade e a Administração Tributária. Importante também destrinchar os impostos estaduais e municipais.

Direito Civil

Cobrança Direito Civil para DPE-RS
Cobrança Direito Civil

Estamos diante de outra disciplina bastante importante para a prova, já que o Direito Civil é sempre muito exigido.

Os principais tópicos a serem focados, devido à sua alta incidência, são os Direitos Reais, o Direito das Famílias, o qual veio expresso como alvo de questões, além da Responsabilidade Civil e dos Contratos.

Direito Processual Civil

Cobrança Processual Civil
Cobrança Direito Processual Civil

Esta é uma das principais disciplinas para esta prova. Os tópicos sobre o Processo de Conhecimento e do Cumprimento da Sentença são sempre exigidos em quase todos os concursos, principalmente sobre o Procedimento Comum.

Direito do Consumidor

Cobrança Direito do Consumidor
Cobrança Direito do Consumidor

A principal lei sobre o Direito do Consumidor é a famosa 8.078/90, sendo ela a mais cobrada em provas, principalmente sobre o tópico da Qualidade do Produtos, Prevenção e Reparação dos Danos.

Porém, você deve ter percebido o quão relevante é o conhecimento sobre as jurisprudências dessa disciplina, sendo este o tema com maior incidência em questões.

Direito Penal

Cobrança Direito Penal
Cobrança Direito Penal

O Direito Penal é muito exigido em provas da área jurídica. Sendo que a teoria das Penas e do Crime são as mais cobradas, com ênfase na aplicação da pena. Já entre os crimes, o contra o Patrimônio e contra a Pessoa são os campeões em cobrança, sendo o furto e o os crimes contra a vida os que possuem maiores incidências em questões da área jurídica.

Direito Processual Penal

Cobrança Processual Penal
Cobrança Direito Processual Penal

O Tribunal do Júri é o tópico mais cobrado nessa disciplina. Além disso, os Recursos em Espécie, bem como as Provas em Espécie são outros temas muito exigidos. Fique atento a esses assuntos que são muito queridos pela CEBRASPE em provas jurídicas.

Criminologia

Cobrança Criminologia
Cobrança Criminologia

Esta disciplina não possui muito peso em sua prova. Mas como já dissemos, todo ponto é importante. Não deixe de revisar os pontos mais cobrados na véspera da prova, como a Prevenção Criminal e os Modelos Teóricos.

Direitos Humanos

 Cobrança Direitos Humanos
Cobrança Direitos Humanos

Em comparação às demais disciplinas, Direitos Humanos possui uma importância menor.

Além disso, ela é uma disciplina em que, por muitas vezes, é possível resolver as questões de maneira intuitiva. Porém, é importante que uma determinada quantidade de tempo seja dedicada ao seu estudo, principalmente em relação ao Pacto de São José da Costa Rica e à Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Direito da Criança e do Adolescente

Cobrança Direito da Criança e do Adolescente
Cobrança Direito da Criança e do Adolescente

O Direito da Criança e do Adolescente possui um peso considerável para esta prova. No último certame foram 8 questões. Bastante relevante, não é mesmo?

Como já era esperado, o Estatuto da Criança e do Adolescente é o que possui a maior incidência, principalmente sobre os tópicos de Direitos Humanos, Prevenção e Acesso à Justiça.

Direito Institucional

O Direito Institucional está relacionado à função do Defensor Público.

Não há muitas questões sobre esse assunto, porém, no último concurso, as principais leis cobradas foram a Lei 80/1994 e a 14.130/2012, cada uma com três questões cada, ou seja, das 8 questões na última prova, 6 foram apenas sobre essas duas leis.

Finalizando

Bom, pessoal! A intenção deste artigo foi clarear um pouco sobre o que priorizar nesta reta final de estudo para a prova objetiva do concurso de Defensor Público da DPE-RS.

Mas não há fórmula mágica. O segredo é sentar na cadeira e estudar ao máximo. A revisão periódica e a resolução de uma grande quantidade de questões são fundamentais para o sucesso em uma prova. Tentar abranger a maior quantidade de conteúdo possível do edital aumenta bastante as chances de realizar um bom concurso.

Ressalto, novamente, a importância de o candidato não ter conhecimento apenas dos tópicos de maiores incidências, mas de todo o conteúdo.

De modo a potencializar os seus estudos nesta reta final para o concurso da DPE-RS, com o material mais completo e com os melhores professores do mercado, acesse o site do Estratégia Concursos e confira os nossos cursos completos para a DPE-RS.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos e até a próxima!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.