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Resumo do PMBOK (Gerenciamento de Projetos)

Veja os conceitos gerais e o Resumo do PMBOK – guia do conhecimento para gerenciamento de projetos

Resumo do PMBOK (Gerenciamento de Projetos)
Resumo do PMBOK (Gerenciamento de Projetos)

Olá, Estrategista. Tudo joia?

Não resta dúvidas de que a tecnologia chegou para ficar. Quem não a domina, facilmente será substituído. Inclusive em órgãos públicos, onde muitos criticam pelos atrasos e excessiva burocracia, já não se faz mais nada sem o auxílio da TI (Tecnologia da Informação).

Sabendo disso, não é atoa que a disciplina de TI está cada vez mais presente nos mais diversos editais para certames públicos. Contudo, nem só assuntos relacionados à computação são exigidos, mas também temas mais avançados, como: gerenciamento de projetos.

Isso, porque os gestores públicos estão preocupados em selecionar candidatos aptos também a provocarem mudanças sistemáticas na organização, modernizando-a e eliminando, de uma vez por todas, essa ideia de conceitos atrasados.

Não obstante é que assuntos como: PMBOK, Planejamento Estratégico, PDCA, BSC, ITIL, COBIT vêm cada vez sendo mais solicitados aos concursandos.

Por conta dessa alta demanda, no presente artigo iremos destacar os conceitos gerais e o Resumo do PMBOK – guia do conhecimento para gerenciamento de projetos.

Resumo PMBOK

Para quem não sabe, O PMBOK® é considerado a ‘bíblia’ de boas práticas para o gerenciamento de PROJETOS, sendo o seu uso um senso comum para a maior parte da comunidade de profissionais da área.

Adendo: não confunda projetos com processos, essa é uma grande casca de banana que as bancas examinadoras adoram colocar para os candidatos. Mas afinal, qual a diferença entre projeto e processo?

Qual a diferença entre Projeto e Processo?

Em poucas palavras, um processo pode ser definido como um conjunto de tarefas ou etapas que visa entregar um produto ao cliente, o que pode ser algo físico, informação ou serviço.

Já um projeto, por sua vez, corresponde a um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.

Dessa maneira, nas palavras do guia PMBOK 6ª Ed., “projetos são realizados para cumprir objetivos através da produção de entregas. Um objetivo é definido como um resultado a que o trabalho é orientado, uma posição estratégica a ser alcançada ou um propósito a ser atingido, um produto a ser produzido ou um serviço a ser realizado. Uma entrega é definida como qualquer produto, resultado ou capacidade único e verificável que deve ser produzido para concluir um processo, fase ou projeto. As entregas podem ser tangíveis ou intangíveis.”

Assim, enquanto o processo é contínuo e traz resultados uniformes, o projeto se caracteriza por ser temporário e criar algo único.

Voltando ao assunto…Resumo PMBOK

Voltando ao assunto, sendo assim, o PMBOK® não é uma metodologia, tampouco uma norma da qual você deve seguir passo a passo para ter êxito. Pelo contrário, esse guia traz RECOMENDAÇÕES do que deve ser feito na maioria dos casos para que se tenha sucesso.

Além disso, cumpre ressaltar que o PMBOK abrange todas as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos e apresenta para cada processo:

  • as habilidades;
  • ferramentas; e
  • técnicas que aumentam a chance de sucesso de um projeto individual.

Apesar de toda a sua complexidade, o PMBOK é focado no gerenciamento de um ÚNICO PROJETO.

Características de um Projeto

De acordo com o guia PMBOK, as características principais dos projetos são:

P – PROGRESSIVIDADE/PESSOAS

R- RESULTADOS DURADOUROS

O –

J –

E – ENVOLVE RECURSO

T – TEMPORALIDADE

O – OBJETIVIDADE

S – Singularidade

  • Temporalidade: todo projeto tem um início e um fim definidos;
  • Objetividade: os projetos têm uma finalidade específica a ser atingida;
  • Durabilidade: em regra, os projetos têm Resultados duradouros;
  • SINGULARIDADE: todo produto ou serviço gerado por um projeto é EXCLUSIVO e diferente de outros produtos e serviços;
  • Progressividade: o projeto é desenvolvido em etapas de forma progressiva;
  • Realizado por pessoas: são as pessoas que definem, planejam, executam e se beneficiam do projeto;
  • Envolvem recursos: os recursos para o projeto são limitados; e,
  • Planejamento, execução e controle: os projetos seguem o plano e o escopo, sendo controlados e avaliados por seus resultados.

Apesar de parecer uma definição simples, não é tão fácil separar um projeto de uma atividade de rotina. Por isso, o enfoque nas palavras temporário e exclusivo. Um projeto tem início, meio e fim bem determinados, e gera um resultado único.

EM outras palavras:

• Tem início e fim?

• Tem escopo limitado?

• Tem recursos definidos?

• Gera um resultado único?

Se a sua resposta para todas estas perguntas for positiva, então você tem um projeto.

Fases do Projeto

A fase de um projeto é um conjunto de atividades relacionadas de maneira lógica que culmina na conclusão de uma ou mais entregas.

Desse modo, as fases de um ciclo de vida podem ser descritas por diversos atributos. Os atributos, por sua vez, podem ser mensuráveis e exclusivos de uma fase específica.

Grupos de processos do gerenciamento de projetos

Um Grupo de Processos de Gerenciamento de Projetos é um agrupamento lógico de processos de gerenciamento de projetos para atingir os objetivos específicos do projeto. Os Grupos de Processos são independentes das fases do projeto

Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos. São eles:

1.       Início: Os processos realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente, através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.

2.       Planejamento: Os processos realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente, através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.

3.       Execução: Processos realizados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer os requisitos do projeto.

 4.      Monitoramento e Controle: Os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.

5.       Encerramento: Os processos realizados para concluir ou fechar formalmente um projeto, fase ou contrato.

Importante: as bancas adoram falar que esses 5 grupos de processos acima são fases de um projeto. Não são! Não confunda.

Áreas de Conhecimento

Além de Grupos de Processos, os processos também são categorizados por Áreas de Conhecimento. Área de Conhecimento, por sua vez, é uma área identificada de gerenciamento de projetos definida por seus requisitos de conhecimento e descrita em termos dos processos que a compõem: práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas.

Embora sejam interrelacionadas, as Áreas de Conhecimento são definidas separadamente do ponto de vista do gerenciamento de projetos.

As dez áreas de conhecimento são:

 i.       Gerenciamento da Integração (presente em todos os grupos): Inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento de projetos nos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

ii.        Gerenciamento de Escopo: Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que o mesmo termine com sucesso.

iii.       Gerenciamento de Custos: Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

iv.       Gerenciamento de Qualidade: Inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para atender as expectativas das partes interessadas

v.       Gerenciamento das Aquisições: Inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto

vi.       Gerenciamento de Recursos: Inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.

vii.      Gerenciamento das Comunicações: Inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas, gerenciadas, controladas, monitoradas e finalmente organizadas de maneira oportuna e apropriada.

viii.     Gerenciamento de Risco: Inclui os processos de condução de planejamento, identificação e análise de gerenciamento de risco, planejamento de resposta, implementação de resposta e monitoramento de risco em um projeto

ix.       Gerenciamento de Tempo (Cronograma): Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto.

x.       Gerenciamento das Partes Interessadas (Stakeholders) (todos os grupos, exceto encerramento): Inclui os processos exigidos para identificar as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto, analisar as expectativas das partes interessadas e seu impacto no projeto, e desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o seu engajamento eficaz nas decisões e execução do projeto.

Observações

  1. Apenas a área do conhecimento Integração está presente em todos os grupos de processos de gerenciamento de projetos.
  2. A área de stakeholders está presente em todos os grupos de processos de gerenciamento de projetos, exceto o grupo de Encerramento.

Finalizando

Neste artigo vimos os conceitos gerais e o Resumo do PMBOK – guia do conhecimento para gerenciamento de projetos.

Aprendemos qual a diferença entre Projeto e Processo, as características de um projeto, as Fases, Grupos e Áreas do conhecimento de um projeto de forma detalhada.

Espero que tenham gostado do artigo e tirem bom proveito dele.

Por hoje é isso. Um grande abraço.

Leandro Ricardo M. Silveira

Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/

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