Artigo

Recursos para questões de Ciências da Administração – TCM-RJ

Oi pessoal!
Consultei a prova e o gabarito preliminar das questões de ciências da administração na prova do TCM-Rio.
A prova foi de nível muito difícil, mas nossas aulas abordaram quase tudo o que era necessário.
Apesar disso, alguns temas das questões fugiram ao que era previsto no Edital, por isso recomendo que façam recursos:

Ciência da administração – Prova A
42 – B –
Contrato de gestão, estrutura da administração pública e formas de controle da administração pública não foram cobrados no Edital, por isso é possível argumentar-se que o assunto dessa questão não estava incluído nas previsões do Edital para a matéria Ciências da Administração. Infelizmente, é provável que a banca “dê um jeito” de considerar o tópico como subtópico possível de outros pontos mencionados no Edital.
43 – C –
Gestão de carreiras e planejamento sucessório não são temas previstos no Edital, por isso você pode solicitar a anulação da questão. Infelizmente, é provável que a banca “dê um jeito” de considerar o tópico como subtópico possível de outros pontos mencionados no Edital.
44 – B –
Questão absurdamente mal redigida. Não se sabe ao certo se os elementos apresentados em cada alternativa são efeitos negativos possíveis ou necessariamente existentes na gestão de pessoas. Foi um cópia+cola do livro “Gestão de Pessoas” do Dutra mas, retirado de contexto, não se julga razoável que o candidato conseguisse escolher uma alternativa.
Por esta razão, sugiro que façam recurso pedindo a anulação.

Abraço e sucesso!
Prof. Carlos Xavier

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Planejamento de sucessão de carreiras está contido em gestão de pessoas, creio que não caiba recurso.
    Lívia Monteiro em 19/10/16 às 11:33
  • Professor, o senhor sabe se planejamento sucessório está contido em gestão de pessoas em algumas das referências. Busquei a principal referência citada pela banca para estudo nessa área (Gestão de Pessoas do Chiavanato) e pelo menos no índice não há nada de gestão de carreiras ou planejamento sucessório. Gostaria de entrar com um recurso mais embasado, citando que nas próprias referências de estudo esse tópico não é subtópico de gestão de pessoas ou por competência.
    Walter em 18/10/16 às 10:55
  • Oii professor, a questão 37: Assinale a alternativa INCORRETA sobre o Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), de acordo com o Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. note que cobrou Decreto-Lei 200 e sistema de administração de informação.. não consta no edital.. na mesma forma que a 42.. Ciências da Administração: Administração: conceito e importância. Teorias da administração. Funções da administração: planejamento, organização, direção e controle. Mudança, inovação e cultura organizacional. Modelos de gestão de pessoas. Gestão de pessoas por competências. Processos de gestão de pessoas. Gestão do desempenho. Reconhecimento. Treinamento, desenvolvimento e gestão do conhecimento. Clima organizacional. Gestão do conhecimento. Qualidade de vida no trabalho. Gestão de projetos. Gestão de processos. Gestão estratégica. Gestão por resultados. Administração de materiais – com ênfase em: Responsabilidades e Atribuições da Adm. de Materiais. A Gestão e Controle de Estoque. Administração dos Serviços de Compras. Função de Compras. Seleção de Fornecedores. Cuidados ao Comprar.
    Alaor em 17/10/16 às 22:22
  • Professor, pode aprofundar na 44?
    Julio Fontana em 17/10/16 às 18:55