Artigo

Ministro da Economia quer que Receita Federal seja uma autarquia

O Ministério da Economia estuda a possibilidade de transformar a Receita Federal em uma autarquia. Assim, a Receita Federal teria status semelhante ao da ANVISA (vinculada ao Ministério da Economia) e ao IBAMA (vinculado ao Ministério do Meio Ambiente).

De acordo com Paulo Guedes, essa medida daria maior autonomia financeira à Receita Federal, além de garantir mais liberdade de gestão. Segundo o ministro, o Fisco é atualmente um órgão fechado e corporativista.

Para que essa mudança ocorra, é necessária a aprovação do Congresso Nacional. A medida já era discutida nos bastidores, mas agora vem ganhando força em virtude de polêmicas envolvendo a Receita Federal.

Segundo a equipe do ministério da Economia, transformar a Receita Federal em uma autarquia é uma maneira de “oxigenar” o órgão, abrindo espaço para que pessoas de fora façam parte da direção, já que um dos grandes problemas da instituição tem sido o vazamento de informações de contribuintes.

Curso Receita Federal

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Na minha opinião, a Receita como autarquia perderá força; haverá possibilidade de redução dos salários; e além disso, também poderá haver ingerência política.
    Cleiton De Araujo em 13/08/19 às 22:28
  • Realmente esse governo vai acabar com a corrupção. Mito 2022
    Carlos em 13/08/19 às 21:41
  • Ruim porque enfraquece a carreira e a RFB. Primeiro tira poderes, aparelha o órgão e diminui o salário. Vamos fazer arminha.
    Nogueira em 13/08/19 às 20:56