Artigo

Quebrando Tabus sobre concursos. Saiba como aprimorar seus estudos

Saiba quais são os principais tabus sobre concursos, e evite erros contumazes em seus estudos.

tabus sobre concursos
Tabus sobre concursos

Olá, Estrategista. Tudo joia?

Veremos quais são os principais tabus sobre concursos públicos, e a importância de evitá-los na busca pela aprovação.

6 Principais tabus sobre concursos

1.      Videoaulas x PDFs

O primeiro dos tabus sobre concursos diz respeito a videoaulas.

Videoaulas possuem o PIOR custo x benefício de todos. Isto porque leva-se muito tempo para passar o mesmo conhecimento que se passa pela leitura de um PDF. Além disso, nos PDFs, a aula é mais breve/concisa (apenas aquilo que interessa e direto ao ponto).

Outrossim, assistir a videoaulas provoca sono, inevitavelmente, em quase todos os alunos.

Por outro lado, a leitura de PDFs naturalmente coloca o aluno mais focado naquilo que está sendo ensinado e gera maiores concentrações. Isto é, provoca menos sono e dispersão.

Sendo assim, então não devo assistir videoaulas?

Não é bem assim. Veja quais são as ocasiões em que as videoaulas são bem-vindas:

  • Se você estiver indisposto (muito cansado, um pouco doente ou o estudo não está rendendo de forma alguma). Isto é, naquelas situações em que você não iria estudar de forma alguma. Então assista a videoaulas. O ótimo é o ideal, mas entre o regular e o nada, ficaremos com o regular.
  • Se você tiver MUITA dificuldade em determinada disciplina, em que a leitura é insuficiente. Por exemplo: aqueles que possuem muita dificuldade em raciocínio lógico. Nesses casos as videoaulas são imprescindíveis para a compreensão do conteúdo.

Todavia, é primordial que o aluno não se autosabote. É preciso ser verdadeiro com você mesmo. Não invente desculpas ou confunda indisposição com preguiça. Preguiça não é desculpa para trocar PDFs por videoaulas.

2.      Resumos digitais x resumos a mão

Outro tabu sobre concursos é que temos a impressão que escrever aquilo que está sendo estudado aumenta nosso nível de entendimento. Não quero dizer que isto está errado. Porém o custo x benefício de se escrever à mão é BAIXÍSSIMO.

Veja, temos 2 obstáculos muito grandes nos estudos:

  • Prazo para estudar todo o edital e revisá-lo até a prova;
  • Prazo em que o conteúdo fica fresco em nossa memória.

Este segundo item é o mais preocupante. Um conhecimento se perde em nossa memória em 1 mês, se não for revisado. Portanto, nosso aprendizado precisa ser eficiente e efetivo.

Além disso, o conhecimento exigido para ser aprovado em um concurso é avançado, detalhado, profundo. Portanto, lembrar-se apenas do básico não será suficiente. Logo, o estudo e as revisões precisam ser rápidos e efetivos.

Desse modo, fazendo resumos digitais é possível reduzir o tempo de estudo em 60%.

Como fazer resumos digitais?

Basicamente na base do “ctlr + c” e “ctlr + v”, utilizando softwares de edição de texto, como Word, por exemplo.

Obviamente, que os materiais possuem direitos autorais. Logo, este resumo é estritamente pessoal, não podendo ser divulgado, comercializado, repassado, nem nada do tipo.

Resumos digitais e marcações

As marcações dos PDFs possuem as mesmas vantagens dos resumos digitais. Entretanto, possuem uma grave desvantagem: se um concurso possui 12 disciplinas, e cada disciplina possui uma média de 12 PDFs, o candidato terá 144 PDFs grifados para estudar.

Isto poderá gerar uma certa desorganização.

Por outro lado, o aluno que montou seu resumo pessoal (no mesmo espaço de tempo, praticamente) terá apenas 12 materiais em Word. E o melhor de tudo: é possível incluir ou excluir novas informações, pois o documento é editável, enquanto que o PDF não.

Por fim, ainda é possível adicionar, ao documento de resumo, imagens importantes e questões-chave que o aluno fez e gostaria de revisar em outros momentos, por meio da captura de tela (print screen).

3.      Mapas Mentais

Indubitavelmente, mapas mentais são um excelente método de revisão. Isto porque o aluno consegue associar determinados conhecimentos a imagens de fácil assimilação.

Contudo, esbarramos novamente em uma limitação: TEMPO. Não temos todo o tempo do mundo, e nossa memória atua como um contador regressivo. Isto é, se não formos ágeis, iremos esquecer aquilo que foi estudo há mais de um mês.

Boa notícia: Com o Estratégia Concursos, você não precisará perder tempo fazendo seus mapas mentais. Já oferecemos esta ferramenta a você, assinante. Portanto, é possível unir seu material editável de resumo a alguns mapas mentais que você ache importante.

Mas lembre-se, não troque o conteúdo em texto por imagens, esquemas ou tópicos. Use as imagens, ou resumo em tópicos como elemento complementar, em situações que exigem isso (assuntos de maiores complexidades ou com maiores níveis de memorização).

4.      Planilhas de Controle

Menos é mais. Muito provável que já tenha visto esta frase em algum lugar por aí. E aqui não será diferente. Sendo assim, o 4º dos tabus sobre concursos é sobre as planilhas de controle.

As planilhas de controle servem para 2 pontos, basicamente:

  1. Confrontar a evolução do aluno com as diversas disciplinas, sem deixar nenhuma para trás; e
  2. Identificar dificuldades e facilidades com as matérias do edital;

Logo, quais são as variáveis que precisamos mensurar:

  • Tempo de estudo em cada matéria;
  • Quantidade de exercícios resolvidos e percentual de acertos por disciplina; e
  • Evolução dos PDFs para cada matéria.

Claro, existem uma infinidade de controles, métricas, análises estatísticas que podem ser implementadas em uma planilha de controle. Contudo, sabe o que isso irá agregar? Nada, ou quase isso.

Ademais, planilhas complexas demandarão tempo para serem preenchidas. Gaste seu tempo estudando, pois é esse conhecimento que irá aprová-lo.

5.      Revisões Frequentes

Embora muitos acreditem que apenas fechar o edital seja necessário para ser aprovado, na verdade esta é apenas a ponta do iceberg.

A não ser que você seja uma pessoa diferenciada, uma única leitura do material é insuficiente para conquistar a aprovação em um concurso.

Sendo assim, após o primeiro contato com os conteúdos do edital, o próximo passo é revisá-lo inúmeras vezes, quantas forem possíveis.

Por isso, a importância de não fazermos resumos a mão e fecharmos este primeiro ciclo (primeiro contato com as disciplinas) o mais rápido possível, mas sem que esta velocidade prejudique nosso aprendizado, caso contrário, em nada adiantará.

6.      Lista de Questões

Serei breve: em geral, sem a resolução de milhares de questões (milhares mesmo), é praticamente impossível ser aprovado, especialmente em concursos grandes.

O estudo e as revisões tornam os candidatos diamantes brutos e opacos, sem grande valor. Contudo, a resolução dos exercícios cumpre o papel de dar brilho e forma necessários para o sucesso.

Finalizando

Achou esse artigo útil? Deixe seu comentário.

Um forte abraço

Leandro Ricardo M. Silveira

Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/

SISTEMA DE QUESTÕES – Experimente Grátis por 7 dias

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.