Artigo

Pós-graduação em 2021: como tirar esse objetivo do papel?

Entenda como você pode se planejar para cursar uma pós-graduação e estudar para concursos públicos em 2021

Passar em um concurso público é uma das resoluções de ano novo que nós mais escutamos dos alunos! Isso não é nenhuma surpresa: ganhar bons salários, trabalhar em instituições renomadas e ter a tão sonhada estabilidade são apenas alguns dos inúmeros atrativos oferecidos pelo setor público no nosso país. 

No artigo de hoje, vamos conversar sobre o panorama dos concursos públicos para 2021 e entender também como você pode utilizar esse novo momento que estamos vivendo, como sociedade, para impulsionar os seus estudos.

O cenário de 2020 para a sociedade e para os concursos públicos

Em tempos de pandemia, muitos concursos públicos previstos para 2020 não puderam ser realizados, sobretudo devido ao risco em relação à saúde dos participantes. Dessa forma, muitas bancas examinadoras e órgãos públicos decidiram suspender os certames: veja que também há uma responsabilidade muito grande sobre os organizadores, caso realizem o certame e haja algum incidente grave no evento.

Em tempos de incertezas, vimos também concursos que foram realizados e retomados, aos poucos, a partir dos últimos meses de 2020. É evidente que há uma polêmica, no universo dos concursos e da sociedade, sobre a viabilidade de realização ou não das provas. Cada estado brasileiro enfrenta uma realidade distinta em relação ao COVID-19 e, portanto, é esperado que as decisões considerem aspectos locais para definir se os concursos serão ou não realizados.

Para 2021, temos o seguinte cenário: a retomada dos concursos públicos em andamento e a realização de novos certames, como a prova da Polícia Federal, tão aguardada para o próximo ano. Ao longo da pandemia, os órgãos também não deixaram de lançar editais: alguns exemplos são a DPDF e PCRN. 

Podemos até não saber com precisão quando determinados concursos serão realizados, mas há um indicativo claro: 2021 será o ano de retomada dos concursos públicos, com grandes oportunidades para quem souber aproveitar o momento atual para impulsionar os seus estudos. 

Como organizar os estudos para 2021?

Aqui no Estratégia, temos orientado os nossos alunos a trabalharem com as informações que eles já têm: se a prova está marcada para o dia X, estude e faça o seu cronograma como se ela realmente fosse ocorrer nessa data. Se isso acontecer, você tem a certeza de que estudou de forma adequada. Se a prova for adiada, você ganha mais tempo para consolidar determinados pontos mais complexos do edital. 

O momento também é ideal para concursos públicos que exigem um longo período de preparação, como certames da área fiscal e da área de controle. O ciclo básico de disciplinas para cargos de Auditor, por exemplo, é extenso e, portanto, você precisa de um tempo maior para conseguir compreender todos os temas abordados nos editais. 

Nesse cenário, entendemos também que muitas pessoas estão em home office e, assim, têm uma maior disponibilidade de tempo para os estudos para concurso. Veja que há a vantagem de não ter que gastar longas horas em deslocamentos (sobretudo para quem reside em grandes capitais): o fato de estarmos em uma situação de isolamento social, com menos eventos sociais sendo realizados, também facilita a conciliação entre trabalho e estudos. 

É claro que cada pessoa tem uma determinada realidade e, portanto, está enfrentando desafios distintos no cenário atual. Contudo, há algumas perguntas que podem te ajudar a organizar melhor a sua rotina de estudos para 2021:

  • Quais são as oportunidades que acontecerão nos próximos dois anos e para as quais eu posso começar a me preparar hoje?
  • Com o isolamento social, como eu posso organizar melhor o meu tempo em casa (se estiver em home office)?
  • Quais são as minhas prioridades para 2021? Como devo investir o meu tempo para obter os resultados desejados?

Ao realizar essa análise, você pode verificar que esse é um bom momento para estudar para um concurso da área policial, por exemplo. Nesse caso, você pode começar a montar o seu planejamento de estudos e/ou fazer adaptações em um plano já existente, como forma de otimizar a sua rotina.

É possível conciliar dois objetivos profissionais em 2021?

Ao analisar os seus objetivos para 2021, você pode identificar que investir na sua carreira e nos seus estudos é uma das metas a serem alcançadas. Dessa forma, vimos que muitos alunos aproveitaram, em 2020, para conciliar os estudos para concursos públicos e também para concluir a pós-graduação.

Além de benefícios para a vida profissional na iniciativa privada, fazer uma pós-graduação é uma estratégia valiosa para quem deseja alcançar um cargo público no nosso país. Muitos certames atribuem pontos nas provas de títulos e, ao longo da nossa experiência, vemos que concursos com alta concorrência são disputados nos décimos de pontuação. Por isso, a prova de títulos tem um impacto significativo na classificação dos candidatos: isso pode te colocar ou te tirar de uma vaga efetiva em um certame, por exemplo. 

Conciliar os estudos é possível porque o Estratégia, a partir de uma parceria com a Faculdade Unyleya, desenvolveu programas de pós-graduação que trazem temáticas correlatas aos assuntos cobrados nos principais concursos públicos do país. É evidente que um curso de pós-graduação não substitui uma preparação específica para o seu certame, contudo, pode te auxiliar a ter um entendimento mais aprofundado sobre a área na qual você exercerá as suas atividades profissionais como servidor público. 

A pós-graduação é tão importante para a qualificação dos servidores que muitos órgãos oferecem percentuais significativos de adicionais na remuneração daqueles que investem nos seus estudos. É um benefício excelente, não é mesmo?

O Estratégia-Unyleya oferece diversas opções de programas de pós-graduação, tanto para Carreiras Públicas em geral como para Carreiras Jurídicas. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC

Para Carreiras Públicas, os cursos têm a duração de 9 meses com carga horária total de 360h. Se você conciliar seus estudos para realizar um concurso em 2021, essas são as nossas recomendações de cursos de pós-graduação de acordo com as principais áreas no serviço público:

  • Área Fiscal – Pós-graduação em Gestão Tributária e Auditoria no Setor Público
  • Área Policial – Pós-graduação em Investigação Criminal e Legislação Penal
  • Área de Tribunais – Pós-graduação em Direito Público e pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública

Os cursos de Carreiras Jurídicas são ideais para alunos que prestarão concursos para cargos como delegados, procuradores, juízes, defensores, etc. O aprofundamento nos conteúdos específicos da área é um grande diferencial para os demais candidatos, sobretudo em etapas como provas discursivas e provas orais. 

No caso das Carreiras Jurídicas, os cursos de pós-graduação têm duração de 14 meses e carga horária total de 585 horas. 

Conheça os cursos de pós-graduação online do Estratégia-Unyleya

Cursos de pós-graduação para Carreiras Públicas:

Cursos de pós-graduação para Carreiras Jurídicas:

Para fazer a sua inscrição na pós-graduação, basta acessar o nosso site, escolher o seu curso e completar as informações necessárias para a matrícula! :)

Deixo aqui também um convite para que você nos acompanhe no Instagram da pós-graduação! Estamos produzindo conteúdos incríveis para te auxiliar na sua jornada de estudos e no seu aprimoramento profissional!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.