Artigo

Pós-edital: Uma metodologia de planejamento para você utilizar

Olá, pessoal, tudo bem?! Gostaria de dividir com vocês uma metodologia que pode ajudá-los a montar um excelente plano de estudos no pós-edital baseado na sua realidade.

Uma boa preparação no pré-edital é fundamental para atingir a aprovação. É bem difícil ser aprovado em concursos sem já ter estudado bastante antes do edital. Porém, sem um estudo organizado e planejado após a publicação do edital, o aluno pode perder sua vaga.

Dividiremos esse artigo em cinco partes para facilitar o seu entendimento:

  • Montar o edital verticalizado;
  • Estabelecer prioridades;
  • Conhecer a banca;
  • Fazer simulados;
  • Semana de véspera.

Primeiro passo pós-edital: Montar o edital verticalizado

Saiu o edital. E agora?

A primeira coisa que você deve fazer é ler o edital do início ao fim. Sempre existe alguma informação importante que pode prejudicá-lo se você não a souber.

Em seguida, vá para o conteúdo programático. É nesse momento que você vai montar o seu edital verticalizado.

Objetivo

Vamos utilizar como exemplo um edital que foi publicado há pouco tempo, TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal).

A ideia de você montar o edital verticalizado é forçar que você leia todo o conteúdo programático para evitar situações como: “Eu não sabia que tinha esse conteúdo no edital”.

Existem editais verticalizados compartilhados na internet, mas o objetivo aqui é que você monte o seu próprio.

Como fazer

Cada tópico do edital deve ser transformado em uma linha diferente no Excel ou em outro software de sua preferência.

Conteúdo de Contabilidade Geral para o pós-edital: TCDF
Conteúdo de Contabilidade Geral para o TCDF
pós-edital: Edital Verticalizado - Distribuição do Conteúdo até o item 6
Edital Verticalizado – Distribuição do Conteúdo até o item 6

Estabelecer Prioridades

Após distribuir todo o conteúdo, você irá pintar a coluna ao lado do assunto com as cores verde, amarelo e vermelho de acordo com a seguinte classificação:

  • Verde: Total confiança no assunto (não necessita de revisão)
  • Amarelo: Confiança pequena ou média no assunto (é necessário revisar)
  • Vermelho: Conteúdo nunca visto
pós-edital: Modelo de Edital Verticalizado
Modelo de Edital Verticalizado

Você deve fazer essa estrutura para todas as disciplinas do edital e, a partir disso, montar seu ciclo de estudos objetivando estudar todos os pontos.

O mais difícil nas provas de concurso não é entender o conteúdo programático, mas sim lembrar de tudo no dia da prova. A maioria das questões da prova são fáceis e médias. Se você acertá-las, juntamente com algumas difíceis, suas chances de ser aprovado será altíssima.

Ao realizar essa metodologia, você irá estudar todos os pontos do edital, de acordo com a sua necessidade, e será bem mais difícil de esquecer alguma coisa no momento da prova.

Conhecer a banca

Esse, sem dúvidas, é um dos pontos mais importantes para uma preparação de alto nível.

Com certeza você já ouviu alguém dizer: “sou ótimo com a FCC, mas odeio a CESPE”.

Isso ocorre porque as bancas possuem formas distintas de cobrar determinados assuntos. Por isso, é muito importante que você se adeque ao estilo da banca durante o pós-edital.

Exercícios são a chave

A melhor forma de conhecer a banca é exercitar muito. Dessa forma, após revisar ou estudar o que você planejou, deve realizar muitos exercícios da banca.

Para isso, utilize primeiramente os exercícios contidos no seu PDF. O professor, no momento de elaborar o material, irá incluir as questões mais recorrentes da banca sobre aquele assunto. Ao concluir todos os exercícios, você pode montar cadernos de questões específicos por assunto no seu sistema de questões.

E se a banca possui poucas questões de determinado tema?

Isso já demonstra que a probabilidade de esse assunto cair na sua prova é bem baixa. Porém, como hoje em dia o aluno tem que dominar praticamente todo o conteúdo para ser aprovado, a partir das questões que você resolveu de outros assuntos, pense: “como a banca X pode cobrar isso?”

O método de cobrança das bancas em determinada disciplina é padrão. Se o examinador gosta de cobrar muita literalidade, provavelmente, nesse assunto que contém poucas questões, ele também tenderá a cobrar a literalidade. Caso ele goste de cobrar cálculos, é bem provável que você precisa focar nos cálculos desse assunto que está sendo estudado.

Em suma, tente se colocar no lugar do examinador e, a partir do histórico dele, imagine quais questões podem ser formuladas.

Fazer simulados

Fazer exercícios após estudar o assunto e sem a pressão do tempo é fácil. Porém, na hora da prova, serão exigidos conhecimentos de todo o conteúdo ao mesmo tempo e o relógio não estará a seu favor.

Por isso, fazer simulados é muito importante no pós-edital para treinar o dia da prova. Além de testar se você realmente está em condições de ser aprovado, o simulado deve ser utilizado para montar sua estratégia de resolução da prova: quais disciplinas fará primeiro, quais por último, quando desistir de fazer uma questão e pular para a próxima.

É ideal que faça, pelo menos, dois simulados antes da prova. No primeiro, provavelmente errará algo que planejou. Então, o segundo será para corrigir os erros do primeiro e fechar a estratégia.

Semana de véspera

Sabe aqueles assuntos que mesmo você revendo no pós-edital ainda necessitam de uma atenção especial? E aquelas fórmulas que insistem em sair da nossa mente?

Enquanto você estuda, vai se deparar com alguns casos que merecem uma atenção a mais. Esses casos devem ser anotados para que façam parte do estudo da semana de véspera da prova.

O ideal é que você termine todo o conteúdo do edital até essa semana, para que nela o foco seja em: releitura de leis secas, rever os assuntos que você costuma esquecer mesmo já tendo visto há pouco tempo e decorar as fórmulas.

Nessa semana tente fazer isso sem se cobrar muito, pois é para ser um momento em que seu cérebro vai relaxar um pouco. Centenas de horas estudadas no pós-edital afetam demais nosso psicológico. Por isso, é muito importante tentar ficar mais tranquilo nessa semana, mas sem perder o foco no que interessa.

Chegou o grande dia

Garanto que, se você estudou com antecedência no pré-edital e fez seu planejamento de pós-edital desconsiderando o que dominava, revisando o que precisava e estudando o que nunca tinha visto, aliado ao conhecimento da banca e uma revisão semanal de véspera, fará uma excelente prova.

Dessa forma, vá para a prova confiante e tranquilo, pois você que fez a sua parte. O resto só será consequência.

Para aqueles que ainda estão no início dos estudos e precisam montar um planejamento inicial, segue abaixo um vídeo que pode contribuir bastante para alavancar seus estudos.

Desejo todo o sucesso para você nessa caminhada, que é longa e sofrida, mas muito recompensadora.

Grande abraço!

Pedro Gadelha

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.