Artigo

Por dentro da PM-SP: Boinas Negras da ROTA

Se você busca uma inspiração para ser um Herói de Farda e virar protagonista na PM de São Paulo, a hora é essa. Nesta página, eu disponibilizo a primeira da série especial de reportagens sobre como é trabalhar na Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Lei mais sobre o Concurso PM-SP 2019 aqui

ROTA: os Boinas Negras “na defesa da sociedade paulista”!!

concurso pm sp

Chegou a hora de você ser protagonista, fazer cumprir as leis, combater a criminalidade, preservar a ordem pública, vigiar e proteger.

Se a coragem, a força, a disciplina e o espírito de união estão inerentes à sua personalidade, então você está a um passo de se tornar um Oficial da PM, ou melhor: um “Herói de Farda”.

Caso esse seja o seu sonho, o Estratégia Concursos preparou uma série especial que vai te inspirar ainda mais a se tornar um Policial Militar.

Serão quatro capítulos compostos de imagens, vídeos de treinamentos e conteúdo contando um pouco de como departamento da PM de São Paulo trabalha:

Capítulo 01ROTA: os boinas negras – “na defesa da sociedade paulista”
Capítulo 02Equipe Águia: Grupamento de Radiopatrulha Aérea
Capítulo 03Academia Militar do Barro Branco
Capítulo 04Força Tática e Grupos Especiais

No capítulo de hoje, você vai conhecer a ROTA… Vocês assistiram à entrevista do Coronel Telhada que foi ao ar na quarta-feira? Pois vocês precisam acompanhar tudo o que o ex-comandante da ROTA falou.

Uma entrevista sensacional concedida à jornalista Thaís Mendes, em que ele conta toda a sua experiência no comando das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar, uma tropa de guerreiros que ajudam a fazer a segurança e trabalham no combate à criminalidade do estado de São Paulo.

Abraço!

Edital PM SP – Soldado

Edital PM SP – Oficial

CURSO PM SP

Quem são os “Boinas Negras”?

concurso PM SP OFicial

Que tal ter mais de 900 “irmãos de farda”? É o que compõe atualmente a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, mais conhecida como ROTA, o maior batalhão de Polícia Militar de todo o país.

Caso você ainda não tenha ouvido falar, a ROTA é uma modalidade de patrulhamento criada em 1970, instalada na sede do 1º Batalhão de Policiamento de Choque – “Tobias de Aguiar”.

A sede do 1º Batalhão funciona como uma central de comunicações da PM, que existe desde 1892, para apoiar as viaturas em serviço; uma arquitetura inspirada nos quartéis franceses do norte da África.

Norteados pelo lema “Dignidade acima de tudo”, os “Boinas Negras” (como é chamado quem integra a ROTA) trabalham dia e noite para combater, reprimir e coibir o roubo à bancos e veículos, sequestros, homicídios, ações terroristas dentre outros crimes de natureza violenta.

Sempre pensando em bem servir à população.

Curiosidade: Em 1970, os policiais que integravam a ROTA passaram a ser chamados de Boinas Negras, uma forma de caracterizar os policiais que trabalham na unidade. Para eles, um símbolo de grandeza, pelo fato de pertencer à ROTA.

concurso PM SP Oficial

O que fazer para ser um “Boina Negra”?

Se você quer ser um “boina negra”, a primeira coisa a se fazer é prestar o Concurso Público da Polícia Militar do estado de São Paulo e ser aprovado. Inclusive, a PM SP abriu concurso para 221 novas vagas para Oficiais. Durante este e-mail você terá todas as informações.

Depois de aprovado, você precisa ingressar na Academia do Barro Branco, ou ainda frequentar o curso de formação. Nos dois casos, somente após a conclusão do curso é que você pode ser transferido para o 1º Batalhão e se tornar o mais novo irmão de farda dos “boinas negras”.

Só que isso não acontece após a conclusão do curso. O caminho mais comum até a ROTA é via Relação de Prioridade de Transferência (RPT), que o policial deve solicitar para ser incluído, por meio de documento.

Surgindo uma vaga, a Diretoria de Pessoal atende aos pedidos. O policial apresentando um bom histórico, se habilitado e com aptidão para exercer a função, o policial pode ser incluso no quadro da ROTA.

Para ser da Rota não basta ser bom policial, tem que ter também um bom histórico pessoal e profissional.

Juramento da ROTA

Incorporando-me às Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar,
prometo honrar este braçal e esta boina,
como símbolo de dignidade, moralidade e legalidade.
Na defesa da sociedade paulista,
nas tradições do batalhão Tobias de Aguiar e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

concurso PM SP OFicial

Treinamentos da ROTA – Polícia Militar de São Paulo

Operação em trens

Operação com cães

Comandos e Operações Especiais

É isso pessoal…

O capítulo de hoje chega ao fim! E se você se interessou na carreira de Policial Militar do estado de São Paulo, nós temos dicas para você. Logo abaixo nós deixamos informações sobre o concurso PM SP para o cargo de Oficial e link para os cursos em preparação para o concurso.

Até a próxima!

Concurso da Polícia Militar de São Paulo
Seja um “Herói de Farda”!

A Polícia Militar de São Paulo está em busca de pessoas como você, que sonham em vestir a farda de Policial Militar, andar pelas ruas e estar à serviço da população para oferecer segurança, proteger a integridade e levar dignidade aos que necessitam da Força Policial.

Foi publicado o edital do Concurso Público para o CFO, Curso de Formação de Oficial, da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O edital oferta 221 vagas e a exigência é que você tenha formação em Nível Médio.

O período de inscrição no certame fica aberto entre os dias 27 de setembro e 26 de outubro no site da banca, a Fundação Vunesp. O valor da inscrição é de R$ 130,00. Para se candidatar a uma das vagas e ser um “irmão de farda” é preciso que você tenha no ato da inscrição entre 17 e 30 anos de idade.

CURSOS PARA CONCURSO PM SP

Atribuições de um Oficial da PM SP

Fiscalização, gestão e comando direto do efetivo que atua no policiamento ostensivo, bem como a análise, o aperfeiçoamento e a administração dos mais variados processos relacionados às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva, em conformidade com a política da qualidade e com a filosofia de polícia comunitária e de direitos humanos, além de outras definidas em lei.

concurso PM SP OFicial

Evolução na Carreira de Oficial da PM SP

A carreira do Oficial da Polícia Militar se inicia no cargo de Aluno-Oficial PM, com a frequência ao Curso de Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, realizado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB).

Ao término do curso, o Aluno-Oficial PM é promovido a Aspirante a Oficial PM, passando a cumprir o estágio probatório. Após esse período, o Aspirante a Oficial PM é promovido ao posto de 2º Tenente PM.

As promoções ocorrem ao longo da carreira, de acordo com o tempo de serviço, por meio de abertura de vagas, podendo o Oficial chegar até o posto de Coronel PM.

Regime de Trabalho

A jornada de trabalho dos Oficiais do QOPM é de 40 (quarenta) horas semanais, conforme o previsto no artigo 3º do Decreto nº 52.054, de 14 de agosto de 2007, para aqueles que atuam em atividades administrativas.

Os Oficiais que atuam em atividades operacionais normalmente cumprem a jornada em regime de escala de 12 (doze) horas de serviço por 36 (trinta e seis) horas de folga, nos termos do artigo 5º do referido decreto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Meu sonho e ser uma guerreira, amo os boinas negras
    Bruna Gabrielly em 31/05/19 às 16:42
  • Oi, eu tenho uma dúvida, vcs sabem me dizer quantas semanas ou meses dura um curso de formação (treinamento) da ROTA ?
    Danilo Vieira da Silva em 09/12/18 às 17:44
  • Eu quero se policial meu sonho
    samuel Pereira em 16/02/18 às 10:45