Artigo

Conheça o Águia, a ajuda que vem dos céus do estado de São Paulo – Concurso PM SP

concurso pm sp

No capítulo de hoje, da série especial sobre os “Heróis de Farda” da Polícia Militar do Estado de São Paulo, nós vamos decolar nessa missão de um jeito diferente.

Segure-se! Porque além da imensa responsabilidade no trabalho, aqui tem muita aventura, drama, adrenalina, emoção. E desafios. Afinal, nós vamos salvar a cidade pelos ares.

Desde 1984, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea “João Negrão”, ou mais conhecido como Águia, é simplesmente a ajuda que vem do céu.

São mais de 15 atendimentos por dia só na capital paulista nos mais de 27 anos de Grupamento.

Atualmente, o Águia da Polícia Militar de São Paulo é composto por mais de 30 aeronaves, sendo 24 helicópteros e 6 aviões, onze helicópteros Esquilo atuando nos céus do estado de São Paulo atendendo aos mais diferentes chamados:

incêndios urbanos e florestais, resgate de vítimas de acidentes, salvamento de moradores vítimas de enchente, apoio à polícia terrestre na perseguição a bandidos e no transporte de órgãos para transplante

Operações que possuem clima de filme de ação. Tempo máximo de resposta na ação: 15 min. Agilidade é a arma principal.

CURSOS PARA O CONCURSO PM SP – Oficial

CURSOS PARA O CONCURSO PM SP – Soldado

concurso pm sp

As bases do Águia ficam nas cidades de São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Praia Grande, Sorocaba, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba.

No hangar João Negrão, no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, os plantonistas do dia trabalham com ramais em contato com a PM e o Corpo de Bombeiros.

Os alarmes são disparados em forma de código. Um sinal corresponde a missão de apoio policial… Dois toques atendimento a casos que envolvem vítimas que necessitam de atendimento médico.

concurso pm sp

Momentos do Águia que marcaram

  • Salvamento a uma grávida em trabalho de parto presa no trânsito de São Paulo
  • Lancha desgovernada em Ilha de Anchieta, Ubatuba
  • Mogi das Cruzes (salvamento a um rapaz com as pernas prezas às engrenagens de um trator)
  • Incêndio na Favela do Moinho, Campos Elíseos (onze pessoas salvas do alto de um prédio cercado por chamas. Tripulantes se revezavam no cesto preso a uma corda num helicóptero esquilo)
  • Enchente em Santa Catarina (em 2008)
  • Enchente em São Luís do Paraitinga (2010)
  • Enchente na região serrana do Rio de Janeiro

Maratona de Aulas Gratuitas – Concurso PMESP (Oficial e Soldado)

Vamos dar uma pausa aqui para te convidar a participar de uma Maratona de Aulas Gratuitas que vai acontecer no próximo sábado, 7 de outubro, a partir das 8h30 da manhã, em preparação para o concurso da Polícia Militar do estado de São Paulo.

São aulas focadas no concurso PMESP para o cargo de soldado que oferta 2.220 vagas para Soldado. Participe dessas aulas que elas vão reforçar a sua preparação para este concurso. Se você quer ser um novo irmão de farda da corporação, nós estamos aqui para te ajudar.

Inscreva-se gratuitamente preenchendo o formulário abaixo. As aulas são gratuitas…

concurso pm sp soldado

CURSOS PARA O CONCURSO PM SP – Oficial

CURSOS PARA O CONCURSO PM SP – Soldado

concurso pm sp

Os equipamentos

Para desempenhar suas missões com excelência, os policiais do grupamento contam com um aparato tecnológico altamente moderno.

Entre equipamentos, o que mais se destaca é o Olho de Águia. O Olho de Águia é um sistema de captação e retransmissão de imagens em tempo real, utilizado para auxiliar em operações.

Além desses, o helicóptero conta com equipamentos de resgate e combate a incêndio

– Farol de busca spectrolab
– Gancho para 750 Kg
– Trem de pouso tipo esqui modelo dart (alongado)
– Bambi bucket de 545 litros
– Portas corrediças
– Bancos anti crash
– Arco de proteção no rotor de cauda
– Parte fixa para guincho
– Pontos de amarração para rapel
– Kit aeromédico

Como posso ser um tripulante do Águia?

O primeiro requisito é ser um Oficial ou Praça da Polícia Militar do Estado de São Paulo e ter pelo menos 3 anos de exercício efetivo na PM. Por isso, antes de pensar em ser um Águia, você precisa ser aprovado no Concurso da PM SP.

Com a aprovação no concurso, você será inscrito no Curso de Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (BCPSOP) que dura 4 anos.

Depois de declarado Aspirante a Oficial e promovido a 2º Tenente você terá que fazer um concurso interno com vagas destinadas a compor as equipes de tripulantes de aeronaves da sede do Águia.

Aprovado no concurso interno, você fará o Curso de Especialização Profissional até se tornar um Tripulante Operacional-I para ser treinado e preparado para as operações.

CURSOS PARA O CONCURSO PM SP – Oficial

CURSOS PARA O CONCURSO PM SP – Soldado

Posso ser piloto da Águia?

A resposta é SIM. Você pode se tornar um piloto de helicóptero do Águia, e o requisito é ser 2º Tenente ou 1º Tenente do Quadro de Oficias da PM SP e no máximo 10 anos de exercício.

Não precisa ter curso prévio de piloto nem ter tantas horas de voo. Isso porque você vai adquirir no curso de formação.

Para isso, você precisa ser selecionado no concurso interno e participar ativamente do Curso de Especialização Profissional de Oficiais – Piloto Policial de Helicóptero.

concurso pm sp

As provas para piloto Águia

A prova do concurso interno exige conhecimentos teóricos de língua portuguesa, língua inglesa, matemática/física e conhecimentos profissionais.

Além do mais, precisa passar por testes de condicionamento físico, testes de habilidades específicas (natação, flutuabilidade e pórtico), exames psicológicos, entrevista avaliada e os aprovados ainda devem fazer exames de saúde no Hospital da Aeronáutica de São Paulo (HASP).

♦Informações do  Concursos PM SP – Soldado e Oficial

►Data prevista: 19/11 (Oficial) / 03/12 (Soldado)
►Vagas: 221 (Oficial) / 2.220 (Soldado)
►Lotações: São Paulo
►Remuneração inicial: R$ 2.988,05 (Aluno Oficial) / R$ 3.034,05 (Soldado)
►Banca: Fundação Vunesp
►Escolaridade: Ensino Médio
►Cursos Estratégia Concursos:

CURSOS PARA O CONCURSO PM SP – Oficial

CURSOS PARA O CONCURSO PM SP – Soldado

Fique informado pelo WhatsApp!

Salve o número (61) 99876-2981, na sua Agenda de Contatos e nos envie uma mensagem pelo WhatsApp falando para qual área de concurso você estuda. Nós passaremos a te enviar informações atualizadas direto no seu celular. É importante que você mantenha o nosso número na sua Lista de Contatos do WhatsApp. Somente desta forma você receberá, via Lista de Transmissão, as informações, notícias, avisos de Aulas Grátis, mensagens de motivação dos nossos professores e muito mais. Fique Informado!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.