Artigo

Plano de Estudos TRE-RJ

Plano de Estudos TRE-RJ

Introdução

Olá, aqui é o Ricardo Torques, professor de Direito Eleitoral e Regimentos Internos eleitorais. Após dezenas de pedidos no nosso aulão de análise do edital, decidimos elaborar para auxiliá-los na preparação.

Trata-se de concurso com grande expectativa de nomeações em um excelente estado da Federação e em um dos órgãos federais mais prestigiados para o serviço público. A essas qualidades soma-se a ótima remuneração, o que torna o concurso do TRE-RJ um concurso bastante procurado.

Por isso, um planeamento de estudos adequado, equilibrado, com foco nas principais matérias do concurso é fundamental para um bom desempenho em prova.

Informações Gerais do concurso do TRE-RJ 2017

Ontem fizemos análise do edital. Tratamos dos principais aspectos do edital. Foram mais de 2 horas de transmissão.

De todo modo, a fim de explicar como será nosso plano de estudos, vamos destacar as principais informações relativas ao concurso aqui, novamente, em forma de tópicos. Se você tiver alguma dúvida, leia o artigo ou nos procure. Vamos lá!

> INSCRIÇÕES: a partir das 14h do dia 6/9 até 23h59 de 28/9.

Taxa: R$ 70,00 para os cargos de analista; R$ 60,00 para os cargos de técnico; e pagamento da taxa até 29/9.

> PROVAS EM 26/11

  • provas de nível superior no período manhã (4h30)
  • provas de nível médio no período da tarde (4h30)

> ESTRUTURA DA PROVA:

> PROVA DISCURSIVA. Há prova discursiva para todos os cargos.

  • AJAJ à 2 estudos de caso com questões práticas sobre conhecimentos específicos (320 + 80 correções)
  • AJAA à 2 estudos de caso sobre conhecimentos específicos (320 + 80 correções)
  • TJAA à 1 redação, de assunto de interesse geral (480 + 120 correções)

> ESTRUTURA DAS PROVAS:

– AJAA

– AJAJ

– TJAA

Com essas informações, podemos estruturar o nosso plano de estudos

Plano de estudos

Entendemos que o estudo deve ser focado naquilo que irá ser cobrado na sua prova. Desse modo, para delimitar as matérias que serão estudadas nós analisamos detalhadamente o edital do TRE-RJ, bem como efetuamos um levantamento do que foi cobrado nos últimos concursos da CONSULPLAN, a fim de que possamos estabelecer, com relativa margem de segurança, um planejamento.

Como o estudo deve ser direcionado, vamos elaborar três planos de estudo, um para o cargo de TJAA, outro para o cargo de AJAA e outro ainda para o cargo de AJAJ.

Primeiramente, é importante que você saiba que esse planejamento é montado em ciclos de estudos. Trata-se de método comprovado e com resultados acima da média, que irá ajudar você estudar várias horas no mesmo dia com a motivação em alta.

Estudo por ciclos

O estudo por ciclos constitui em um método proporcional e alternado de estudos de todas as matérias objeto do certame escolhido.

Assim, inicialmente, você deve delimitar o tempo que você dedicará de estudos. Feito isso você poderá adaptar o ciclo dentro da sua disponibilidade. Caso você disponha de mais tempo diário de estudos, por exemplo, 8 horas diárias, o ciclo ficará mais curto. Se você dispuser de 4 horas diárias, naturalmente o período do ciclo irá se alongar um pouco mais. Não isso não é problema, pois cada um tem um ritmo de estudos e um tempo para chegar à sonhada aprovação. O importante é, decidido estudar concurso, fazê-lo de forma profissional, aproveitando o tempo da melhor forma possível!

Mais uma observação quanto à delimitação do tempo de estudos. Não se empolgue! “Eu irei estudar 12 horas diárias!” Pense que o projeto que você irá desenvolver é um emprego temporário. Registre ponto! Você deve estudar todos os dias na forma como você estabeleceu esse contrato. Não serão admitidas faltas ou descompromisso. Portanto, não exagere, caso contrário você não irá conseguir cumprir. Não dar conta do planejamento, além de ser não-cumprimento do ciclo irá desmotivá-lo.

Não raras vezes, iniciamos com muito vigor, mas cansamos. Em decorrência você acha que o culpado é você, poderá minimizar a sua capacidade, a sua força de vontade. Mas, muito provavelmente não é isso! Pode ser que você tenha criado uma expectativa muito grande, não exequível!

Em números! Se você estudar 6 horas diárias, de segunda a domingo, ao longo de 3 meses (tempo aproximado até a prova) você terá estudado 630 horas líquidas! Considerando a experiência e conhecimento prévios, se estudado de forma correta, certamente será o suficiente para ser aprovado no concurso do TRE-RJ.

Além disso, independentemente do seu ritmo de estudos, se mais rápido ou mais devagar, ao final de cada ciclo você terá estudado todas as matérias do programa do edital de acordo com a importância de cada uma delas para a sua prova. É a melhor forma de organizar os estudos!

Temos ainda, algumas premissas relevantes:

(1) Você não deve estudar apenas uma matéria ao longo do dia. Isso deixará o estudo mais cansativo quando você estiver diante de matérias que você não goste tanto. A falta de motivação será prejudicial para o aproveitamento.

Por exemplo, se você gosta de Direito Constitucional e Direito Eleitoral, mas não gosta de Direito Administrativo, poderá iniciar os estudos com Direito Constitucional para iniciar com força total. Após, com a empolgação anterior você estuda Direito Administrativo e, ao final, para manter a motivação estuda Direito Eleitoral. Não deixe para encerrar os estudos com Direito Administrativo, pois você estará cansado e desmotivado. Não inicie com a disciplina para o desinteresse pela matéria não afete o restante dos seus estudos.

Com isso, você aproveita a motivação extra de disciplinas que você tem mais apreço e intercala com outra que você não gosta tanto. É uma forma inteligente de você usar a motivação a seu favor. Lembre-se: tudo o que fizer com vontade, de forma proativa, motivado, verterá melhor resultado!

(2) Ao longo do período diário de estudos, é fundamental que você faça pausas. Há estudos que demonstram que a capacidade de absorção é inversamente proporcional ao tempo dedicado de estudos. Na primeira hora a capacidade de aprendizado é ótima. Se você seguir de forma ininterrupta na segunda hora a capacidade de absorção será reduzida. Assim, sugere-se fazer pequenas pausas, de 10 a 15 minutos para retomada dos estudos com vigor!

(3) Além disso, é fundamental que você faça revisão periódica das partes principais daquilo que você estudou. Dado o volume de informações nós sugerimos dois métodos de revisão insertos no ciclo: um primeiro a ser realizado diariamente e outro ao final do ciclo.

Em um dia de estudos, você terá visto um contingente significativo de conteúdo, logo poderá destacar parte do seguinte para revisar a matéria estudada no dia anterior. É uma forma de alimentar e solidificar os conteúdos estudados.

Além disso, ao final do ciclo, você reservará outra parcela do cronograma de estudos para retomar aquilo que estudou ao longo das semanas anteriores.

(4) Concurso público é condicionamento. De nada adianta você sair em disparada e, ao final do primeiro mês, estar rastejando. O estudo para concursos deve ser cadenciado e contínuo.

Desse modo, ao final do ciclo premie-se com um dia de descanso. Neste dia procure não estudar; no máximo, prepare a organização dos seus estudos para o ciclo seguinte.

Esses parâmetros serão utilizados no nosso ciclo de estudos.

Escolha o seu cargo e preste atenção ao planejamento! Escolha seu cargo e leia com atenção!

Plano de estudos para o TJAA

Tendo em vista as disciplinas que constam do edital. A importância de cada uma delas para a sua prova e a extensão do montamos a tabela abaixo:

Portanto, você deverá estudar segundo a tabela abaixo:

MATÉRIA SIGLA Peso horas/ciclo percentual
Português POR 1 8 6,67%
Informática INF 1 6 5,00%
Normas Servidores Públicos NSP 1 4 3,33%
Regimento Interno RIN 1 4 3,33%
Código de Ética CET 1 2 1,67%
Gestão Estr., Projetos e Processamento GES 1 6 5,00%
Sustentabilidade SUS 1 6 5,00%
Direito das Pessoas com Deficiência PCD 1 6 5,00%
Arquivologia ARQ 1 4 3,33%
Administrativo ADM 3 10 8,33%
Constitucional CON 3 12 10,00%
Eleitoral ELE 3 14 11,67%
Civil CIV 3 6 5,00%
Processo Civil DPC 3 8 6,67%
Administração Pública APU 3 8 6,67%
Redação RED 2 10 8,33%
Revisão Diária RDI *
Revisão de Final de Ciclo RFC *

Nesta planilha você tem distribuído um ciclo inteiro de estudos, proporcionalmente ao que nós entendemos mais ou menos importante para o concurso.

Algumas observações:

1) Na eventualidade de ocorrer retificação do edital e a retirada de Direito Civil e Direito Processual Civil, identifique matérias que você tiver mais dificuldade para preencher o tempo dessas matérias. Escolha entre três e quatro disciplinas para usar o tempo de Civil e Processo Civil. Claro, só faça isso caso haja retificação do edital.

2) A quarta colune define o número de horas que você estudará ao longo do ciclo. Note que disciplinas mais importantes possuem mais horas de estudo.

3) Esse ciclo tem duração de 20 dias. Ou seja, você irá desenvolver 3 semanas de estudo, reservando o 21º dia, para descanso.

4) Na última coluna está o percentual que fixamos para cada matéria em relação à prova toda.

5) Considere as revisões diárias (RDI) e de finais de ciclo (RFC) como matérias! Elas não entram no mínimo diário de horas, mas devem ser utilizadas para revisão obrigatoriamente! Assim, antes de começar o estudo daquele dia, você revisará os conteúdos do dia anterior.

6) A redação também deve ser considerada como disciplina própria. É fundamental que você dedique esse tempo ao longo do ciclo, oportunidade em que você fará redações à mão para treinar.

A partir daí podemos preparar o seu ciclo de estudar. Considerando que você iniciará o estudo em 3/9 (domingo) você completará 4 ciclos inteiros até a data da prova (26/11). Serão 588 horas de estudo!

Confira o ciclo:

DIA REVISÃO 1ª MAT 2ª MAT 3ª MAT
1 domingo POR ADM GES
2 segunda rev. dia anterior ELE INF PCD
3 terça rev. dia anterior SUS CON APU
4 quarta rev. dia anterior ELE POR ARQ
5 quinta rev. dia anterior RED CIV NSP
6 sexta rev. dia anterior PCD ADM ELE
7 sábado rev. dia anterior CET DPC APU
8 domingo rev. dia anterior RIN GES CON
9 segunda rev. dia anterior ELE INF SUS
10 terça rev. dia anterior CIV RED ELE
11 quarta rev. dia anterior ADM DPC CON
12 quinta rev. dia anterior APU DPC DPC
13 sexta rev. dia anterior CON ELE RED
14 sábado rev. dia anterior GES APU POR
15 domingo rev. dia anterior RED PCD ADM
16 segunda rev. dia anterior CON SUS RIN
17 terça rev. dia anterior POR CIV ELE
18 quarta rev. dia anterior ARQ INF RED
19 quinta rev. dia anterior ADM CON NSP
20 sexta REVISÃO FINAL DE CICLO
21 sábado DESCANSO

Assim:

1) Você sempre iniciará com 1h de revisão da matéria estudada no dia anterior.

2) Após, você estudará as matérias do dia, pelo tempo de 2 horas cada. Se você tiver mais ou menos tempo, poderá redistribuir, reduzindo o tempo de estudo de cada matéria em mais ou menos tempo de acordo com o tempo que você efetivamente dispõe.

3) Reserve o 20º dia para revisar o que você estudou ao longo do ciclo.

4) Não estudo no 21ª dia!

5) Repita esse ciclo por 4 vezes até a prova!

Plano de estudos para o AJAA

Tendo em vista as disciplinas que constam do edital. A importância de cada uma delas para a sua prova e a extensão do montamos a tabela abaixo:

Portanto, você deverá estudar segundo a tabela abaixo:

Matéria SIGLA Peso horas/ciclo percentual
Português POR 1 10 8,77%
Informática INF 1 6 5,26%
Normas Servidores Públicos NSP 1 4 3,51%
Regimento Interno RIN 1 4 3,51%
Código de Ética CET 1 2 1,75%
Gestão Estr., Projetos e Processamento GES 1 4 3,51%
Sustentabilidade SUS 1 4 3,51%
Direito das Pessoas com Deficiência PCD 1 4 3,51%
Administrativo ADM 3 10 8,77%
Constitucional CON 3 10 8,77%
Eleitoral ELE 3 12 10,53%
Civil CIV 3 6 5,26%
Processo Civil DPC 3 6 5,26%
Penal PEN 3 6 5,26%
Processo Penal DPP 3 6 5,26%
Adm. Geral e Pública AGP 3 6 5,26%
Adm. Financeira e Orçamentária AFO 3 6 5,26%
Estudo de Caso ECA 3 8 7,02%
Revisão Diária RDI *
Revisão de Final de Ciclo RFC *

Nesta planilha você tem distribuído um ciclo inteiro de estudos, proporcionalmente ao que nós entendemos mais ou menos importante para o concurso.

Algumas observações:

1) A quarta colune define o número de horas que você estudará ao longo do ciclo. Note que disciplinas mais importantes possuem mais horas de estudo.

2) Esse ciclo tem duração de 20 dias. Ou seja, você irá desenvolver 3 semanas de estudo, reservando o 21º dia, para descanso.

3) Na última coluna está o percentual que fixamos para cada matéria em relação à prova toda.

4) Considere as revisões diárias (RDI) e de finais de ciclo (RFC) como matérias! Elas não entram no mínimo diário de horas, mas devem ser utilizadas para revisão obrigatoriamente! Assim, antes de começar o estudo daquele dia, você revisará os conteúdos do dia anterior.

5) A redação também deve ser considerada como disciplina própria. É fundamental que você dedique esse tempo ao longo do ciclo, oportunidade em que você fará redações à mão para treinar.

A partir daí podemos preparar o seu ciclo de estudar. Considerando que você iniciará o estudo em 3/9 (domingo) você completará 4 ciclos inteiros até a data da prova (26/11). Serão 588 horas de estudo!

Confira o ciclo:

DIA REVISÃO 1ª MAT 2ª MAT 3ª MAT
1 domingo NSP ELE INF
2 segunda rev. dia anterior CON POR AGP
3 terça rev. dia anterior CIV DPC RIN
4 quarta rev. dia anterior CET ADM CON
5 quinta rev. dia anterior PEN DPP ECA
6 sexta rev. dia anterior POR ELE AFO
7 sábado rev. dia anterior GES AGP SUS
8 domingo rev. dia anterior ADM INF CON
9 segunda rev. dia anterior ECA CIV DPC
10 terça rev. dia anterior AFO ELE POR
11 quarta rev. dia anterior PCD ADM GES
12 quinta rev. dia anterior PEN DPP ECA
13 sexta rev. dia anterior ELE NSP PCD
14 sábado rev. dia anterior CON POR RIN
15 domingo rev. dia anterior AGP ELE ADM
16 segunda rev. dia anterior SUS AFO INF
17 terça rev. dia anterior ECA PEN DPP
18 quarta rev. dia anterior CIV DPC CON
19 quinta rev. dia anterior ADM ELE POR
20 sexta REVISÃO FINAL DE CICLO
21 sábado DESCANSO

Assim:

1) Você sempre iniciará com 1h de revisão da matéria estudada no dia anterior.

2) Após, você estudará as matérias do dia, pelo tempo de 2 horas cada. Se você tiver mais ou menos tempo, poderá redistribuir, reduzindo o tempo de estudo de cada matéria em mais ou menos tempo de acordo com o tempo que você efetivamente dispõe.

3) Reserve o 20º dia para revisar o que você estudou ao longo do ciclo.

4) Não estudo no 21ª dia!

5) Repita esse ciclo por 4 vezes até a prova!

Plano de estudos para o AJAJ

Tendo em vista as disciplinas que constam do edital. A importância de cada uma delas para a sua prova e a extensão do montamos a tabela abaixo:

Portanto, você deverá estudar segundo a tabela abaixo:

Matéria SIGLA Peso horas/ciclo percentual
Português POR 1 10 8,77%
Informática INF 1 6 5,26%
Normas Servidores Públicos NSP 1 4 3,51%
Regimento Interno RIN 1 4 3,51%
Código de Ética CET 1 2 1,75%
Gestão Estr., Projetos e Processamento GES 1 4 3,51%
Sustentabilidade SUS 1 4 3,51%
Direito das Pessoas com Deficiência PCD 1 4 3,51%
Administrativo ADM 3 10 8,77%
Constitucional CON 3 10 8,77%
Eleitoral ELE 3 12 10,53%
Civil CIV 3 6 5,26%
Processo Civil DPC 3 6 5,26%
Penal PEN 3 6 5,26%
Processo Penal DPP 3 6 5,26%
Tributário TRI 3 6 5,26%
Financeiro FIN 3 6 5,26%
Estudo de Caso ECA 3 8 7,02%
Revisão Diária RDI *
Revisão de Final de Ciclo RFC *

Nesta planilha você tem distribuído um ciclo inteiro de estudos, proporcionalmente ao que nós entendemos mais ou menos importante para o concurso.

Algumas observações:

1) A quarta colune define o número de horas que você estudará ao longo do ciclo. Note que disciplinas mais importantes possuem mais horas de estudo.

2) Esse ciclo tem duração de 20 dias. Ou seja, você irá desenvolver 3 semanas de estudo, reservando o 21º dia, para descanso.

3) Na última coluna está o percentual que fixamos para cada matéria em relação à prova toda.

4) Considere as revisões diárias (RDI) e de finais de ciclo (RFC) como matérias! Elas não entram no mínimo diário de horas, mas devem ser utilizadas para revisão obrigatoriamente! Assim, antes de começar o estudo daquele dia, você revisará os conteúdos do dia anterior.

5) A redação também deve ser considerada como disciplina própria. É fundamental que você dedique esse tempo ao longo do ciclo, oportunidade em que você fará redações à mão para treinar.

A partir daí podemos preparar o seu ciclo de estudar. Considerando que você iniciará o estudo em 3/9 (domingo) você completará 4 ciclos inteiros até a data da prova (26/11). Serão 588 horas de estudo!

Confira o ciclo:

DIA REVISÃO 1ª MAT 2ª MAT 3ª MAT
1 domingo NSP ELE INF
2 segunda rev. dia anterior CON POR FIN
3 terça rev. dia anterior CIV DPC RIN
4 quarta rev. dia anterior CET ADM CON
5 quinta rev. dia anterior PEN DPP ECA
6 sexta rev. dia anterior POR ELE TRI
7 sábado rev. dia anterior GES FIN SUS
8 domingo rev. dia anterior ADM INF CON
9 segunda rev. dia anterior ECA CIV DPC
10 terça rev. dia anterior TRI ELE POR
11 quarta rev. dia anterior PCD ADM GES
12 quinta rev. dia anterior PEN DPP ECA
13 sexta rev. dia anterior ELE NSP PCD
14 sábado rev. dia anterior CON POR RIN
15 domingo rev. dia anterior FIN ELE ADM
16 segunda rev. dia anterior SUS TRI INF
17 terça rev. dia anterior ECA PEN DPP
18 quarta rev. dia anterior CIV DPC CON
19 quinta rev. dia anterior ADM ELE POR
20 sexta REVISÃO FINAL DE CICLO
21 sábado DESCANSO

Assim:

1) Você sempre iniciará com 1h de revisão da matéria estudada no dia anterior.

2) Após, você estudará as matérias do dia, pelo tempo de 2 horas cada. Se você tiver mais ou menos tempo, poderá redistribuir, reduzindo o tempo de estudo de cada matéria em mais ou menos tempo de acordo com o tempo que você efetivamente dispõe.

3) Reserve o 20º dia para revisar o que você estudou ao longo do ciclo.

4) Não estudo no 21ª dia!

5) Repita esse ciclo por 4 vezes até a prova!

É isso.

Acesse o plano integral em PDF aqui:

Plano de Estudos TRE-RJ

No slideshared:

Vou ficando por aqui!

Espero que esse plano de estudo possa auxiliar na sua preparação.

Qualquer dúvida, estarei à disposição!

Lembrem de conhecer a minha página do Facebook:

https://www.facebook.com/eleitoralparaconcurso/

Bons estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns pelo conteúdo disponibilizado. O planejamento é primordial.
    Claudio Alves em 31/08/17 às 19:16
  • Boa noite Ricardo. Conversei com o pessoal do atendimento via chat e eles informaram que até semana que vem estarão divulgando o curso de analista para a especialidade análise de sistemas. Por favor verificar a possibilidade de disponibilizar um plano de estudos para esse cargo. Grato.
    Claudio Alves em 31/08/17 às 19:15
  • Obrigado Profº Ricardo Torques!
    Cleide em 31/08/17 às 13:55
  • SIMPLESMENTE PERFEITO, FOCADO E SEM BLÁ BLÁ. MEUS PARABÉNS PROFESSOR.
    ADEILSON em 31/08/17 às 08:48