Artigo

Planejamento de estudo para Concursos Públicos – Como organizar o conteúdo?

O planejamento é a base de qualquer coisa que uma pessoa irá realizar. E com a rotina de estudos para concurso público não é diferente: o planejamento de estudo é essencial, ajuda a economizar tempo e outros recursos e ainda garante mais chances de aprovação. Muitas pessoas reprovam justamente pela falta de planejamento – algo que poderia ter sido feito desde o início. Este é um dos erros inclusive de concurseiros iniciantes.

Neste artigo, apresento a vocês algumas etapas essenciais do planejamento de estudo para Concurso Público e algumas ferramentas interessantes, que vão dar um upgrade na sua preparação. Confira!

Gestão do tempo

O primeiro passo é ser realista quanto ao tempo que você tem disponível para os seus estudos. Não adianta, se você trabalha fora, querer consumir todas as suas horas de folga em estudar para concurso público, pois o que importa é a qualidade de estudo e não a quantidade de horas, e você não terá o rendimento esperado, pois provavelmente tem outras tarefas para realizar ao longo do dia em seu cotidiano (e não pode comprometer todo o seu tempo em horas de estudo).

planejamento de estudo

O inverso também é verdadeiro: separar pouco tempo de estudo pode não ser suficiente para que atinja o seu objetivo de passar. A dica é criar uma agenda com todos os seus afazeres e tarefas do dia (trabalho, atividades pessoais, e inclusive as horas de estudo que pode dispor, etc.). Crie um cronograma semanal, considerando seus horários e também as metas. A meta maior é passar no concurso, mas divida este propósito em metas menores e semanais, com base no que é exigido no edital. Você terá pequenos ganhos reais até a sua aprovação. Seja realista com a sua gestão do tempo!

Técnicas de estudo empregadas

Além d a agenda com todas as suas atividades diárias, é importante criar um cronograma com os assuntos e disciplinas a serem cumpridas no período. Uma vez estabelecidas as suas estratégias, conforme o edital, escolha as suas técnicas de estudos. Elas serão a sua ferramenta para alcançar a aprovação. Entre as técnicas mais eficazes está o Ciclo de Estudos e o Quadro de Horários – veja aqui um comparativo.

Outra dica importante é buscar soluções diferenciadas para se preparar, como é o caso do Coaching para Concursos Públicos. Posso garantir que este conjunto de técnicas focadas em desenvolvimento pessoal e profissional podem levar a sua preparação para outro nível. Muitos aprovados buscaram o Coaching para diferencial, pois este recurso pode garantir até 80% mais chances de passar. Saiba mais entrando em contato neste e-mail e solicitando um atendimento gratuito: [email protected].

Selecionando o material

Entre os recursos que você pode agregar ao seu planejamento de estudo estão os materiais (apostilas, vídeo-aulas, podcasts, exercícios, simulados, etc.), materiais periféricos (folhas, computador, planilhas de estudo, aplicativos, etc.), as sessões de Coaching (como falamos acima), redes sociais (veja abaixo as minhas redes sociais, que possuem atualizações diárias com dicas para passar em concursos público), um espaço adequado e saudável de estudos, etc. Faça uma seleção do que precisa ainda no planejamento de estudo para que nada falte ou lhe impeça de estudar de forma mais adequada. Lembre-se que é importante tem materiais de qualidade para ter maiores resultados.

Por onde começar?

Eu indico uma leitura especial e gratuita que irá lhe ajudar muito na hora de realizar o seu planejamento de estudo: o e-book Manual do Concurseiro Inteligente. Você pode solicitá-lo por e-mail: [email protected]. O livro tem boas práticas e dicas para quem está iniciando agora e desenvolvendo o planejamento de estudo. Aproveite!

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre como fazer o seu planejamento de estudo? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Falae Braulio... O ideal é que vc não passe mais do que 2h estudando o mesmo conteúdo...caso ultrapssse esse tempo, o mais indicado é parar e continuar a aula na próxima meta dentro do ciclo... Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 11/09/18 às 08:31
  • Professor, em quanto tempo devo conseguir terminar uma Aula do curso? É necessário que em cada dia eu termine uma aula de uma disciplina ou isso pode ser dividido em mais dias?
    Bráulio Williams em 10/09/18 às 19:54
  • Obrigado Franco… Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 19/08/18 às 21:06
  • Boa noite Inês….é perfeitamente possível sim, eventualmente fazendo alguns ajustes. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 19/08/18 às 21:05
  • Boa noite Marcelo, blz??? Enviei p o seu email os gabaritos. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 19/08/18 às 21:03
  • Boa noite Cemara….enviado p o seu email os gabaritos. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 19/08/18 às 21:02
  • Boa noite Fernanda….enviado p o seu email os gabaritos. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 19/08/18 às 21:01
  • Boa noite Israel….enviado p o seu email os gabaritos. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 19/08/18 às 21:01
  • Boa noite Parabéns pelo site, excelente trabalho. Gostaria de receber o e-book Meu e mail é [email protected] Obrigado
    Israel em 19/08/18 às 02:16
  • Oi Thiago tudo bem? Desejo receber o seu manual pq não consegui baixar.
    Fernanda em 17/08/18 às 06:46
  • Olà, tudo bem? O mesmo método e dicas, pode ser utilizado para exame da oab??
    Inês em 17/08/18 às 00:52
  • Boa noite Thiago! Parabéns pelo êxito obtido nos concursos. Adorei as tuas dicas e conselhos. Gostaria que se possível receber um exemplar de sua apostila. Abraço, Marcelo Saturnino.
    Marcelo Saturnino da Silva em 17/08/18 às 00:03
  • Are educacional quero estudar concurso de professor
    Maria Rosilene em 16/08/18 às 22:45
  • Gostaria de receber o manual. Não consegui baixar por aqui.
    Cemara em 16/08/18 às 22:43
  • Olá Maria..td bem??? Vou encaminhar para o seu email o meu Manual com dicas de estudos que podem auxiliar na sua preparação.
    Thiago Cabral em 16/08/18 às 22:02
  • Boa noite Evanaldo...acho que tem uma opção no site para você receber essas informações diretamente no seu celular.
    Thiago Cabral em 16/08/18 às 22:01
  • Quero receber informações sobre o concurso INSS.
    Evanaldo em 16/08/18 às 20:44
  • Sou técnica de enfermagem e não consigo passar nos concursos que eu faço gostaria
    Maria Naide Miranda ferreira em 16/08/18 às 20:33
  • Excelentes dicas.Preciso me programar corretamente para conseguir minha aprovação. Meu erro é deixar tudo pra última hora.
    Maria Elizabeth Alves em 16/08/18 às 15:17
  • Ótimas dicas vou começar a estudar até passar.
    Franco Bueno Correa em 16/08/18 às 12:07