Artigo

PCMT 2022 prova de História e Geografia do MT comentada

Sei que você que acompanhou a revisão de véspera ficou surpreso com as dicas, pois nossas três questões da prova de história e geografia estavam fáceis e falamos de cada uma delas.

Conheça o curso de História e Geografia do MT para a PC-MT

(História e Geografia do MT PC-MT 2022)
As ideias, propostas e discussões acerca da divisão do Estado do Mato Grosso estavam presentes na sociedade mato-grossense desde o final do século XIX, como demonstra a tentativa de uma República Transatlântica de Mato Grosso. A efetivação da separação de Mato Grosso aconteceu em 1977 durante o regime militar. Qual argumento econômico procurou justificar a divisão do Estado?
A) A competição com os grupos econômicos bolivianos
B) A implantação do agronegócio
C) O incentivo à industrialização a partir de uma aliança com as elites paulistas
D) O crescimento das exportações para o mercado asiático
E) A diferença do desenvolvimento econômico entre sul e o norte do estado
Gabarito: E
Comentários:

Os rompantes separatistas do Sul fora presentes desde o final do século XIX. Logo após a proclamação da República foi proclamada a República Transatlântica de Mato Grosso em 1892 e a República de Maracaju em 1932, durante a Revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo.
O desenvolvimento e povoamento do Sul foram expressivos e cada vez maiores de modo que a elite local ficou cada vez mais forte e influente. Durante os governos militares o sistema político era bipartidário, e os dois principais eram a ARENA e o MDB. Geisel queria garantir a vitória da Arena, dado em 1974 ocorreram eleições e o MDB fez a maioria do parlamento. Como no MT as elites econômicas eram partidárias da Arena, ao dividir o estado, aumentava a representação política arenista.

Atlas geográfico do MT


Dicas sobre a formação do território:
1748 Capitania do MT.
1870 Guerra do Tríplice Aliança e anexação de territórios paraguaios.
1903 Perdemos território no Tratado de Petrópolis.
1943 Território do Guaporé e de Ponta Porã.
1977 Divisão do MT

Conheça o curso de História e Geografia do MT para a PM-MT


(História e Geografia do MT PC-MT 2022)
Observe o gráfico.

http://www.mt.gov.br/-/17158888-mato-grosso-lidera-retomada-da-economia-brasileira-aponta-estudo


Mato Grosso também lidera na projeção de crescimento para 2021, com aumento de 4,97%. Conforme a análise, o agronegócio é o principal condutor do crescimento do PIB estatal. A consultoria projeta que a renda geral total gerada no país pelo agronegócio deverá atingir em 2021 o volume recorde de R$965 bilhões, com um saldo de 40% na comparação com 2020 (687 bilhões).
O crescimento do PIB no estado de Mato Grosso acima da média nacional registrado no ano de 2021 se deve ao ciclo favorável
A) das commodities agrícolas
B) da arrecadação de impostos
C) das commodities industriais
D) da produção mineral
E) da exportação agropecuária
Gabarito: A
Comentários:

*** Pessoal, apesar de muito parecidas as respostas, e os incontáveis pedidos de auxílio para recurso nesta questão, minha posição é que não há recursos, pois a situação é uma casca de banana conceitual. O crescimento do PIB ocorreu também nos serviços e industria, pois há o agronegócio dentro da porteira, e o fora da porteira, para nos referirmos à extensa cadeia produtiva, que envolvem negociações financeiras, produção de maquinário, fertilizantes etc, e de modo geral o conceito aplicado de que o crescimento está relacionado ao ciclo favorável das commodities é mais preciso e a tendência da banca é ser resistente aos recursos quando há duas proposições muito parecidas, porém uma é bem mais precisa. Enfim, já está rolando uma chuva de recursos e certamente apreciarão a situação com atenção, porém concordo com a banca. Comente no post sua opinião ou notícias sobre os recursos.


A economia do Mato Grosso cresceu expressivamente nas últimas duas décadas devido à expansão do agronegócio e da fronteira agropecuária. Em 2022 é o maior rebanho bovino do país e a maior lavoura de soja.
Podemos destacar dois fatores para que as exportações tenham aumentado expressivamente, que é a alta demanda internacional e o câmbio favorável às exportações. O Real desvalorizado frente ao dólar estimula as exportações. Simples, você tem a opção de exportar e vender em dólar e faturar em torno de cinco vezes, ou vender para o mercado interno. A carne por exemplo encareceu bastante, pois mesmo que tenhamos grandes rebanhos, eles foram exportados.
O principal mercado consumidor dos produtos do MT são os mercados asiáticos, especialmente a China. A soja do MT é escoada principalmente através do modal rodoviário que liga até o porto de Santos em São Paulo e o de Paranaguá, no Paraná. Parte é escoada pela BR 163, a Cuiabá-Santarém, outra parte por Rondônia na hidrovia do rio Madeira e pela BR 364 que nos dá acesso aos portos Peruanos, no chamado corredor bioceânico.

IBGE


As commodities agropecuárias e minerais possuem isenções fiscais, caso da lei Kandir, o que impacta negativamente o orçamento, dada a concentração da atividade econômica na produção de commodities, que são produtos primários, pouco transformados.
A colonização do MT no período colonial está relacionada à exploração do ouro, que ainda há jazidas exploradas e tema de polêmicas, como o garimpo ilegal em Terras Indígenas. Produz por volta de 88% dos diamantes do Brasil, além da existência de gemas usadas na produção de semi joias, como ametista, o quartzo rosa, a ágata e a turmalina. O ouro foi descoberto por bandeirantes nas aluviões às margens do rio Coxipó e o diamante começou a ser explorado no fina do século XVIII e XIX nas regiões de Coité, Poxoréo e Diamantino. Há também os minerais não metálicos, como cascalho e calcáreo, usados na indústria da construção civil e na produção de fertilizantes, respectivamente. Apesar do pequeno valor adicionado ao PIB a exploração mineral tem um grande potencial de crescimento.

(História e Geografia do MT PC-MT 2022)
Sobre a classificação climática de Mato Grosso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em Mato Grosso, onde as áreas mais elevadas são formadas por chapadas, a altitude associada à ventilação constitui o fator geográfico que mais influencia as variações de temperatura e pluviosidade.
( ) A classificação climática de Strahler divide o clima de Mato Grosso em três tipos Tropical Chuvoso de Floresta, de Savana, e Tropical de Altitude, enquanto a classificação de Koppen classifica somente em Equatorial Quente-úmido e Tropical Seco-úmido.
( ) Mato Grosso, pela sua localização latitudinal, encontra-se na região tropical, onde a continentalidade, a extensão territorial, as variações do relevo e a circulação atmosférica influenciam na distribuição espacial da temperatura.
( ) A capital do estado, Cuiabá, caracteriza-se por clima tropical, com menos pluviosidade no inverno que no verão, de quatro a cinco meses secos, apresentando uma temperatura média acima dos 26°C e com uma pluviosidade média anual de 1.498mm.

Assinale a sequência correta.
( ) V,V,V,V
( ) F, V F, F
( ) V,F,V,V
( )V,F,F,F
( ) F,V,V,F
Gabarito: C
Comentários:

Atlas geográfico do MT


Em Cuiabá, por exemplo, as temperaturas são normalmente quentes e no inverno, na chapada dos Guimarães já foi registrado temperaturas negativas, o que nunca ocorreu na capital, com menor altitude, por exemplo, então primeira proposição está correta.
São principalmente duas classificações do clima mais usadas, a de köppen e Strahler. A primeira divide em 5 tipos climáticos e a segunda em 4. Nos dois devemos levar em consideração as variações de latitude e altitude, então a segunda proposição está errada.
A terceira proposição está correta, pois considera a complexidade e variedade dos climas. A continentalidade é a distancia do litoral, que quanto maior, menor a pluviosidade e maiores as amplitudes térmicas (variação entre verão e inverno) que lá. Nas chapadas as temperaturas são mais baixas, que é efeito da altitude, pois quanto maior a altitude menores são as temperaturas. A circulação da atmosfera é influenciada no inverno pela massa polar atlântica, MPA, que atua durante o inverno provocando o fenômeno da friagem. Devido aos rios voadores da Amazônia que não há um deserto no Centro-Oeste.

É isso aí, pessoal! Espero que aproveitem bem os comentários em sua jornada, e que ajudem na sua aprovação. Bons estudos e foco no sucesso!!!





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.