Artigo

PASSOS DE GIGANTE 65/365

Fala Águia! :) Bom dia das Galáxias! Eu quero agradecer a todos que comentaram os Passos de Gigante 64… até o momento foi o melhor feedback. Sensacional o que vocês escreveram… eu, de coração, não tenho palavras para dizer o quanto eu sou grato.

Existem algumas formas desse trabalho crescer cada vez mais: patrocínio ($$$), comentários, compartilhamentos, marcando outras pessoas no instagram, enviando links etc… Desse jeito atingiremos 210 milhões de brasileiros… por que não? O trabalho está apenas começando pessoal… Isso aqui (Os Passos de Gigante) não é nem o começo… o melhor está por vir….

Aprender a gostar do processo (escrever os Passos todos os dias e no seu caso, cumprir sua meta diária de estudos) é fundamental para obtenção do resultado (terminar esse segundo projeto e no seu caso obter a tão sonhada aprovação). Bora Bora decolar? Então… Boraaaaaaaaaaaaaaaaaaa…

“Nada na vida tem qualquer significado além daquele que estabelecemos. Uma das maravilhas de ser humano é nossa capacidade de preencher qualquer acontecimento com significados amadores ou devastadores.

Algumas pessoas, por conta de alguma dor do passado, decidem: “Por causa disso, nunca vou amar de novo nem ser completo.” Outras mostram a transformação que pode ser gerada por um significado mais fortalecedor: “Como fui tratado injustamente, serei mais sensível às necessidades dos outros” ou “Como perdi meu filho, vou trabalhar para transformar o mundo num lugar mais seguro”.

Não importa o que aconteça, todos nós temos a capacidade de criar significados que nos fortaleçam. Revolucione sua vida criando um novo significado para uma experiência do passado”.(ROBBINS, Anthony, pag. 80. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Vamos falar um pouco de acontecimentos com impactos amadores ou devastadores. Mais uma vez, você SEMPRE terá o PODER de dar significado para QUALQUER coisa que aconteça na sua vida. VOCÊ está no CONTROLE, VOCÊ está no COMANDO.

Sangue de barata, kkkkk…

Ah Raphael, mas e as minhas emoções… não é bem assim não…

“Eu não tenho sangue de barata…”

“Eu não levo desaforo para casa…”

“Não mexe com quem está quieto…”

Na boa… Isso são crenças, águias! Que tal reprogramá-las?

Você domina as suas emoções ou você é dominado por elas?

Durante os processos em que trabalho como Coach para concursos públicos já escutei diversas histórias, todas protegidas pelo princípio básico da confidencialidade… É gozado como elas se repetem…

Tenho um ótimo aluno e ele tem feito 4 a 5 horas de estudo todos os dias, mas quando tem algum desentendimento com a esposa, passa dias sem estudar… às vezes um… dois… e até três… Que desgaste… Quanto perda de produtividade… e de tempo…

Como REPROGRAMAR isso, Rapha?

Que tal começarmos pelo equilíbrio entre a razão e a emoção?

De um lado o coração, de outro o cérebro, emoção e razão. Fonte: site projetosejafeliz

Eu, antes de conhecer meu caça F-3 (apelido carinhoso da esposa e minha única tatuagem), era muito emoção, muito mesmo… tudo era muito intenso… sempre uma explosão de energia… ora para o meu bem… ora para o meu mal… Ela, muito racional, prática, objetiva… tão diferente de mim… como é que essa relação poderia dar certo?

SEM CHANCES?

Que nada… Além dela ter sido utilizada por DEUS para ser meu NORTE, estamos JUNTOS há praticamente 15 anos e, em breve, teremos dois meninos abençoados, os gêmeos.

Tudo o que aparece na sua vida pode ser aproveitado, você pode dar uma função para determinada coisa, por que não?

Quando a racionalidade/razão dela apareceu, eu poderia ter dito:

Até quando iremos agir como crianças mimadas em nossos relacionamentos internos e externos?

“Isso é ela… eu sou eu e ponto final”.

“Estou fechado para mudanças”.

“Se quiser ficar comigo tem que ser do meu jeito”.

Tudo crença… tudo crença… e crença NEGATIVA…

Como eu falei, ontem, para o meu irmão:

“A janela do aprendizado deve ficar aberta SEMPRE, mas coloca uma tela para que apenas as coisas boas possam ser aprendidas…”

Antes de abrir o meu baú e te contar mais uma história para gerar aprendizado em nossas vidas… veja o quanto equilíbrio ente a razão e a emoção são importantes.

” – É… eu acredito que a gente já tenha conversado o suficiente…”

Eu já tinha falado para caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e ela disse assim:

Nessa hora, a magia aconteceu… as chaves giraram e eu tive o melhor beijo de toda a minha vida. JAMAIS esquecerei o beijo e a coragem dela, pois eu era muito… muito feinho… kkkkk… Brinco dizendo que ela foi uma visionária… kkkkkk…

Direto do túnel do tempo, muito antes disso tudo acontecer… eu sonhava em casar com a primeira namorada. Muito mesmo antes de ter uma, eu sempre sonhei em ter apenas uma mulher na vida. Isso SEMPRE foi um valor muito arraigado dentro de mim. Eu tinha o meu avô, negão sinistro das galáxias, 22 filhos, como um exemplo de como um Homem com “H” maiúsculo deve ser fiel a uma ÚNICA mulher.

Pode ser que você concorde com isso, pode ser que não? Pode ser que você defenda a poligamia, pode ser que não… pode ser que você tenha tido vários parceiros… e está tudo certo… de coração mesmo… sem problemas… Essas foram as minhas escolhas e eu acabei pagando um preço alto por elas. E, não se engane… toda escolha tem um preço.

O patinho feio

Minha primeira namorada foi um sonho. Eu, durante o ensino fundamental e médio, era um dos meninos mais feios da turma, um dos que mais apanhava, um dos que mais estava na diretoria e um dos que mais arrumava problemas para outros alunos, professores e diretores… além de ser um dos que mais era chamado de “viadinho” (gay).

Sempre buscando vencer… sempre com sede vitória… dessa forma, eu sempre sonhava com a menina mais linda de cada turma… depois fui ficando muito mais ousado e desejando as meninas mais lindas duas… três turmas acima da minha… tudo muito platônico… sem atitudes… sem pegada… sem iniciativa… e é claro… sem abraços e muito menos beijos…

Nessa época, o máximo que eu pegava era resfriado e papel/caneta para escrever poemas de amor para meninas que talvez nunca tenham tido o conhecimento do quão fui apaixonado por elas… coisas de menino, kkkkk. Me divirto lembrando disso tudo e percebendo quantas e quantas crenças não foram reprogramadas.

Cá entre nós né águias… se tem uma crença boa é aquela que “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. kkkkkk…

E em 1999, um pouco antes de ingressar na Academia da Força Aérea conheci minha primeira namorada, advinha o padrão? A menina mais bonita do prédio! Hahahahaha… Tinha que a ser melhor, lembra desse padrão? Ele foi se repetindo…

Foi tudo incrivelmente fantástico, tudo era novidade para os dois e essa descoberta é impressionante… criamos uma amizade… e uma relação FOGO e FOGO… Pronto… Cheguei exatamente no ponto em que eu queria chegar.

Os dois eram dominados pela emoção o tempo inteiro, então tudo era explosivo, tudo era NUCLEAR! Não tenho outra palavra para definir… Identificou que não havia equilíbrio? Eu quero deixar isso bem claro para você…

Com o pensamento, o sentimento, as ações e os hábitos de ter uma única namorada, além é claro de uma ótima relação, ficamos noivos e pretendíamos nos casar.

Eu já havia perdoado uma traição dela, foi complicado… foi desafiador superar, mas o que não fazemos por amor, não é verdade?

As pessoas com que ela andava não eram as mais admiradas por mim, pois a comunicação era péssima. Quer um exemplo:

“Ah! Você está noiva? Você é louca? Não acredito que vai casar com o primeiro piru/pênis que você achou! Não vá cometer o mesmo erro que eu!”

Pessoal, o que eu estou escrevendo aqui não é brincadeira, vocês estão percebendo as repetições de padrão?

Uma segunda traição aconteceu e foi justamente na época em que iríamos marcar o casamento. Caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa… e agora?

Como é que eu iria realizar o sonho de ter tido apenas uma mulher na vida?

É… não rolou… o amor próprio falou mais alto que o sonho…

Eu poderia ter dado um significado de merda para a traição… que toda mulher é safada… que eu nasci para ser infeliz… e toda sorte de maldição/crença na minha vida…

Eu escolhi perdoar e do fundo do meu coração desejar toda felicidade do mundo para Betina (nome fictício).

Ah, Raphael! Você é mau e não honra DEUS e nem as escrituras, pois a bíblia diz em Mateus 18:21-22 que:

21 – Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?”

22 – Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.

Águias, vocês não fazem ideia das boas lembranças que eu tive com essa menina… nunca desejei tanto o bem a uma pessoa quanto a ela. De coração mesmo… Hoje ela está feliz… bem longe de mim… é importante manter bombas nucleares o mais distante possível de vocês… Ninguém quer uma terceira guerra mundial, não é verdade?

Quer outra crença boa? Pelo menos eu considero boa…

Oscar Wilde que me perdoe, mas minha comunicação entra em conflito com a dele quando ele diz:

” A vantagem de brincar com fogo é que se aprende a não se queimar “.

Eu prefiro essa frase de Elisa Machado:

“Quem não quer se queimar ou provocar um incêndio, tampouco deveria brincar com o fogo”.

Mais uma vez, escolhas… escolhas… escolhas… Você escolhe qual chip será instalado no seu cérebro. Quais são as crenças que você deseja reprogramar?

Assim que terminou o namoro, fiquei arrasado, chorei horrores e depois fui buscar algo que eu achava não ter, mas que TODO MUNDO TEM: RACIONALIDADE.

Então coloquei na balança tudo o que tinha de bom e de ruim nesse relacionamento… escrevi todos os meus erros e prometi para mim mesmo que a segunda namorada seria a mulher não só mais amada das galáxias, mas também a mais bem cuidada. Decidi investir em mim, aprender com todos os meus erros e não mais repeti-los.

Se você errou uma questão de cláusula pétrea (direito constitucional), por que você vai errar isso de novo? Senta a bunda na cadeira, analisa o que você errou e ESCOLHA APRENDER!

A janela do aprendizado deve ficar sempre aberta… :) Que revolução você irá fazer na sua vida? Que acontecimento ruim do passado você vai ressignificar para melhorar ainda mais a sua vida e os seus resultados?

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma DOMINGÃO EXTRAORDINÁRIO e com novas crenças, crenças fortalecedoras. Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Acho muito legal você contando suas histórias do passado e a gente ir conhecendo as histórias por trás de todo seu sucesso!!! Parabéns
    Mari em 07/04/19 às 16:26
  • Joana! Agradecido pelo seu feedback! Eu, de coração, quero ser usado da maneira que agrada a DEUS. Eu tive um professor no ensino fundamental, matemática. Ele era extremamente rigoroso. Ele escrevia em todas as provas: "Quem espera, sempre cansa. Quem procura, sempre alcança!" Tenho certeza de que você e muitos outros GIGANTES estão fazendo a parte de vocês para que a tão sonhada aprovação seja uma realidade! Pode contar comigo! Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeee!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 26/03/19 às 04:59
  • Nosssaaaaaa meu Deus, estou viciado nesses textos! Cada vez melhor! Muito obrigada por nos proporcionar esse sentimento de que podemos mais e mais, sem passar por cima de ninguém e sermos GIGANTES! Estou em busca desse acontecimento, espero em breve dizer isso para você, que consegui o meu tão esperado cargo.
    Joana Oliveira em 25/03/19 às 12:46
  • Valeu Ana, conta comigo! ; Estamos JUNTOS AD ASTRA ET ULTRA! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 24/03/19 às 22:05
  • Oi Edmilson, Parabéns pela filhota! Ela se destacou das outras pessoas no engajamento, fez diferente de todo mundo, por isso eu decidi bater um papo com ela sobre ciclo de estudos. Que DEUS possa abençoar você e sua família, hoje e sempre! Pode contar comigo! Estamos JUNTOS MISTURADOS DEUS GRUDADO!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 24/03/19 às 22:04
  • Agradecido Viviany. Meu desejo é realmente ser usado para que a vida de vocês seja transformada e a aprovação seja mais um passo de muitos outros de Gigantes...
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 24/03/19 às 22:02
  • Oi, Raphael! Mais um texto inspirador. Fico tão grata por cada linha que vc escreve. Parece que sempre acerta bem no alvo das nossas reflexões mais profundas. Ressignificar acontecimentos, para mudar nossa vida para melhor é sempre a solução mais acertada, mesmo que num primeiro momento seja um baita desafio ? Ao alto e avante, sempre!
    Viviany em 24/03/19 às 15:59
  • Raphael, me permita agradecer todo carinho, respeito e dedicação que você tem direcionado à vida de todos nós. Você entrou em contato pessoalmente com minha filha (Lilian Gomes), orientando-a da melhor maneira possível no atingimento de seus objetivos. Obrigado! simples e humildemente, Obrigado! Creio que todos nós temos um propósito na vida, e o seu já está consagrado pra "Honra e Glória do nosso Senhor". Leio suas postagens diariamente, e isso cada dia mais me fortalece. Parabéns, obrigado pela atenção com minha filha, e saiba que na colheita dos frutos, você será convocado para celebração. Obrigado mesmo! Vida e saúde. Fé em Deus, sempre!
    Edmilson Oliveira em 24/03/19 às 15:40
  • Estava precisando disso hoje, Profe. Vamos nessa!!!!!!!!
    Ana Regina Alencar laurentino em 24/03/19 às 12:31