Artigo

PASSOS DE GIGANTE 40/365

Falaaaaaa águiaaaaaaa, bom dia das galáxias! Com muito amor eu te faço uma pergunta: Se eu te dissesse que a Força de Vontade é uma das formas mais fracas de se motivar, você acreditaria? Sim? Não? Vem comigo e vamos bater aquele papo rumo à sua aprovação. Combinado?

Força de vontade – será que dura?

“A força de vontade nunca funciona – pelo menos a longo prazo. Você já teve a experiência de chegar a um limiar emocional, com o corpo, por exemplo: um momento em que achou que havia chegado ao seu limite? O que você fez? Talvez tenha negado alguma coisa a si próprio, empregando a estratégia da dieta pela força de vontade. Porém, claro, qualquer resultado que você conseguiu foi de curto prazo, porque negar comida a si próprio é sempre doloroso, e seu cérebro não permite que você tenha dor continuamente quando há uma alternativa.

Então, qual é a solução? Em vez de lutar contra seus instintos, simplesmente mude o que você associa à comida, incluindo a dor nesse padrão. Lembre-se continuamente dos sentimentos negativos que experimentou depois de comer demais. Transforme o ato de comer exageradamente em algo doloroso, e os exercícios físicos em algo prazeroso – e será irresistivelmente levado a fazer as coisas certas.”

No final do post de hoje tem técnica… se liga hein! :)

Não sei se vocês sabem, pode ser que sim, pode ser que não, mas no meu instagram @lacerdaf3 eu respondo perguntas… é só me seguir por lá :) Ontem eu recebi uma que está relacionada com o assunto de hoje:

” – Quase um ano estudando e estou meio desanimado. Como saber se estou no caminho certo?”

Eu respondi: “Desanimado? O que te move? Qual é o seu porquê? E perguntei a ele se havia assistido ao webinário Como eliminar a procrastinação e ter motivação nos estudos. Para quem assistiu, vocês sabem que a parte final da aula foi dedicada a motivação. Compartilhamos técnicas para manter você motivado, para te manter nas alturas nesse voo de longo prazo.

Não é qualquer motivaçãozinha… Eu estou falando de algo que está dentro de você e que talvez doa se mexer, talvez não… você é quem sabe… O fato é que funciona! :)

Quando você entra para o mundo dos concursos, você vê o filet mignon, a picanha (concurso dos seus sonhos) passando na sua frente (edital publicado) e você acredita que vai pegar (passar).

Coitadinho… força de vontade não adianta amigo… com 2 meses de estudo, 6 meses e dependendo do concurso, com 1 ano você não pega ninguém… (não passa para nada). O mais engraçado é que o aluno novo está cheio de tesão (força de vontade) e acha que vai passar… acha que essa força de vontade dura para sempre…

Alguns dos alunos mais antigos já viram todo conteúdo, mas a energia deles (stamina… força de vontade) já era… o emocional os derrotou. Já aquele que fechou o conteúdo, que fez revisões e que devora exercícios e ajusta as velas do barco (refazer exercícios) conforme o vento (erros)… ah… esse está tranquilo… está calmo… tem equilíbrio… esse é o perfil do candidato que irá passar. Vocês estão entendendo o plano de voo?

Outra situação estranha de entender: FACULDADE X CONCURSO.

Nós ficamos de 3 a 6 anos numa faculdade e a família, em regra, oferece o maior apoio… Quando tem a colação de grau é aquela festa de arromba e todos estão felizes, orgulhosos… sejam os tecnólogos, os contabilistas, os administradores, os advogados, os médicos… não importa o curso… você encerrou um ciclo e todos estão comemorando…

Já no concurso, o infeliz está estudando faz um ano, um ano e meio e a família sufoca perguntando: “Como é que é? Quando é que você vai passar nesse concurso? Você já estudou muito tempo.

Amigoooooooooooooooooo, amigaaaaaaaa… nos meus seis primeiros meses de estudo o meu pai dizia que não iria sustentar vagabundo. Será que ele realmente acreditava que essa frase iria me ajudar?

Ah PORRA! Se eu não sou vagabundo e estou estudando pra cacete, por que diabos eu tive que ouvir essa merda?

Como o que não te mata, te deixa mais forte, então o que gente faz com a merda? Dá descarga nessa bosta e segue em frente! Desculpem aê pelo desabafo e pelos palavrões que detesto falar ou escrever, mas foi o que aconteceu… então fez parte do jogo… lá no passado…

Oh Pai Celestial… perdoai esse pais que não sabem o que dizem… perdoai os cônjuges que não tem ideia de como podem ser balões nos estudos dos seus pares, mas escolhem ser âncoras.

Se você está ao lado de alguém que está estudando, respeite isso. Você não faz ideia do desafio de vencer um concurso público.

E vamos abrir a caixa de ferramentas para te entregar o que realmente pode fazer a diferença na sua jornada: técnicas!

Já disse algumas vezes e vou repetir SEMPRE: CLAREZA!!! Você tem que saber o que deseja da forma mais clara possível.

Vou dar um exemplo do que NÃO É CLAREZA:

” – Eu quero passar num concurso público!”

SMARTIRIZOU o que você quer? Smart o quê? É de comer isso? Não… Não… SMART é uma técnica que pode ser utilizada para você obter CLAREZA no seu objetivo.

Técnica Smart

S – ESPECÍFICO. Saiba exatamente onde você quer chegar. Pergunta de ÁGUIA: Aonde eu quero chegar? Exemplo: EU quero SER auditor fiscal da receita federal. Frase: “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

M – MÉTRICA/MENSURÁVEL. Defina uma forma de medir resultado. Pergunta de ÁGUIA: Como medir meu resultado? Exemplo: Registrar as médias dos exercícios realizados em uma planilha e por disciplina.
Frase: “Aquilo que não pode ser medido, não pode ser controlado!”

A – ATINGÍVEL. Avalie a viabilidade da meta. Pergunta de ÁGUIA: Alguém em condições iguais a minha conseguiu atingir essa meta? Exemplo 1: Diogo trabalhava, estudava, tinha dois filhos, o pai estava doente e ainda assim passou para Auditor Fiscal da Receita Federal. Exemplo 2: Balboa deixou o emprego estável e criou o ninho da águia, local em que conquistou a aprovação depois de 2 anos e meio de estudos.
Frase: “Se alguma pessoa no mundo conseguiu, então o impossível não mais existe”.

R – RELEVANTE. Identifique os impactos do alcance da meta no resultado. Pergunta de ÁGUIA: O que a realização da meta trará de bom para minha vida? Exemplo: Eu vou ser uma pessoa melhor, eu vou fazer o melhor pelo meu país, eu vou ter estabilidade financeira, eu vou ajudar meus pais, eu vou casar, eu vou ter filhos, eu vou viajar pelo mundo, eu vou dar uma educação melhor para os meus filhos… aqui são infinitas opções… use-as que mais mexem contigo… as que mais causam dor por você não SER/FAZER/TER hoje. Frase: “Aceitar, com resignação, o que vem é, além de uma atitude sábia, uma contribuição relevante para o encontro da verdadeira felicidade”.

CADÊ O DIA E O MÊS? Estavam no meu caderninho dos sonhos! ;)

T – TEMPO/PRAZO. Estabeleça um prazo para o alcance da meta. Pergunta de ÁGUIA: Quando eu preciso que ISSO (META) seja atingida? Ou até quando irei atingir essa meta?

IMPORTANTE: Resposta o mais objetiva possível, DIA, MÊS e ANO! Se quiser até coloque a HORA! Que isso Raphael, você está louco menino! Sei lá quando irão publicar o edital! Eu não estou falando disso águias! Aqui é o prazo para você estar PRONTO para prova. Ou seja, já fechou o conteúdo acompanhado de revisões periódicas, fez centenas de exercícios e agora está lapidando o diamante com milhares de exercícios. Exemplo: Dia: 22/11/2020. Eu serei Auditor Fiscal da Receita Federal. Já te mostrei que funciona… lembra?

E cadê a frase do TEMPO, Raphael? Para o TEMPO que é o seu maior ativo, eu dedico três parágrafos, escrito por um dos homens mais sábios que eu já conheci, meu amiguinho Salomão. :)

“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir.

Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar.

Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz”. (Eclesiastes 3. 1-8).

De uma forma mais prática e resumida, CLAREZA é saber de coração o que você quer e em quanto tempo você irá conseguir.

O VOO INFALÍVEL para o seu sucesso ocorre quando você tem um propósito inabalável. Quer outro exemplo prático? Quando eu estudava para concurso, eu pensava em casar, ter um carro, sair de casa e isso tinha que acontecer de qualquer jeito. Ah Raphael, seu egoísta… você só estava pensando em você.

Sendo bem sincero contigo, num primeiro momento sim. Depois disso, eu começava a pensar em como ajudar meus pais, como tirá-los de Acari/Fazenda Botafogo? Como ajudar meu irmão?

E indo mais na frente, pensava… como eu posso ser um servidor público que irá impactar a vida das outras pessoas? Como eu posso contribuir para melhorar ainda mais a vida do meu próximo?

Entenderam como o círculo de pessoas atingidas só vai aumentando? E isso pode te dar um propósito que NINGUÉM vai tirar de você. Se o seu copo não está cheio, como você vai transbordar a ponto de encher o do seu próximo?

Fez o SMART ou a simplificação dele? Achou o seu plano de voo infalível, o seu propósito inabalável? E agora?

Simples! Você TEM QUE fazer um CHECK na sua aeronave (sua meta) DIARIAMENTE. Para o voo ser infalível, você tem que checar a sua clareza (smart) e o seu propósito. E o melhor de tudo, COMEMORE/CELEBRE!

Comemorar o quê? Celebrar o quê?

Comemore que você terminou um PDF, terminou um livro, fechou um capítulo, fez uma boa bateria de exercícios, identificou o que precisa ser melhorado… Se você não curtir a sua jornada… se você não curtir esse voo… chegar no seu objetivo será algo extremamente extenuante e doloroso… isso se você não desistir no meio do caminho.

Entenderam que força de vontade é algo com estoque limitado? Pode ser que mais para frente eu explore ainda mais esse assunto… agora é a sua hora!

E aê? Pronto para decolar?

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quarta-feira INFALÍVEL para todos vocês. Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • professor, quero agradecer imensamente por esse post, acredito que Deus o usou como ferramenta nesse momento para me manter nessa caminhada, muito obrigado!
    marcos em 28/02/19 às 10:04
  • Professor,esse seu post tocou meu coração.O meu foco é o concurso da câmara dos deputados para técnico legislativo,já fechei 95% do provável conteúdo e estava eu aqui desanimando e sem rumo,mas ao ler esse texto a chave virou rsrs. Muito obrigado esse seu MINDSET.
    Joás Souza em 27/02/19 às 13:19
  • Sensacional seu artigo de hoje (Como todos os outros). Já estou em um cargo público como analista da Sefaz, mas agora decidi que posso muito mais e estou disposta a pagar o preço e serei Auditora do Tribunal de Contas. Seus artigos são muito motivantes, fantásticos. Sou fã do Estratégia Concursos e seu seleto time de profissionais, foi o Estratégia que me ajudou a chegar no cargo que ocupo hoje e ajudará a conseguir muito mais... Abraço.
    Mari em 27/02/19 às 11:44