Artigo

PASSOS DE GIGANTE 172/365

Meu vídeo como Gladiador Lacerda – link aqui

Decolaaaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa! Hoje vamos continuar no segmento vocabulário. Estamos há alguns Passos trabalhando com metáforas e vamos continuar nisso até você despertar o seu GIGANTE interior ou para quem já despertou… mantê-lo bem ACORDADO!!! :)

Você pode não perceber, mas usamos metáforas o tempo todo… algumas vezes exageramos na dose e nesse caso entra a hipérbole. Já já te falo o que é essa figura de linguagem com um exemplo bem prático do que estou vivendo. E no final de tudo isso… você terá a chance… mais uma né GIGANTE… dentre dezenas já oferecidas para que você transforme o seu modo de comunicar com os eventos do passado, do presente e do futuro.

Sempre coloquei DEUS como a prioridade número um da minha vida… e também uso sempre para descrever que SEMPRE que não o fiz… alguma coisa deu errado ou muito errado… Eu diria que ainda não está automático que DEUS está em 100% de tudo o que eu faço… está bem próximo de 80%… às vezes batendo em 90%… outras em 100%… fases… fases a serem melhoradas.

Dei uma exagerada grotesca com a “sacanagem” – aborecimento – que aconteceu no meu local de trabalho. De coração, você estar se F%&#$, mas de que adianta ficar repetindo isso como um papagaio ou uma vitrola quebrada?

Além de nada mudar… ainda pode piorar… com todo respeito a todas as religiões do Universo… se lamentações resolvessem alguma coisa, já teríamos a paz mundial… Dá uma espiadinha só nessa foto…

Muro das lamentações – com todo respeito… que nomezinho horroroso…

Você conhece alguém que teve sucesso, que foi aprovado em concurso público ou que teve sua vida transformada por viver reclamando ou se lamentando? Na boa… EU ODEIO RECLAMAÇÕES… mas respeito quem curte se automutilar… não tem problema… cada um com seus gostos e manias…

Se tem algo de bom aqui, sou 100% ignorante.

Você deve ter percebido que assim como já fiz em outros Passos, resolvi escrever antes do meu amigo Tony mandar o recado dele. Vou continuar assim por hoje… tudo bem? Bora lá…

Ontem, pela primeira vez em 170 dias não consegui publicar os Passos de Gigante nas 24 horas disponíveis. Fiquei por alguns instantes irritado… decepcionado… angustiado… NÃO ADIANTA… eu não sei entregar algo sem qualidade… isso não faz parte de mim…

Escrever meia dúzia de palavras faria da frase “FEITO MELHOR QUE PERFEITO” um analgésico para essas dores… mas EU ESCOLHI NÃO ESCREVER QUALQUER COISA PARA HOJE… COM TEMPO… COM QUALIDADE TE ENTREGAR ALGO QUE POSSA DE VERDADE IMPACTAR SEUS ESTUDOS E SUA VIDA!

Cuidado com essa tal de hipérbole aqui embaixo hein:

Dependendo de onde você a use e para que… o resultado pode ser ótimo ou catastrófico.

Durante uma boa parte da minha vida eu fui viciado no exagero da tristeza e da negatividade… eu, de coração, intensificava todo o impacto negativo para que as pessoas sentissem compaixão de mim… pena… para que eles soubessem que eu existo… ME LIBERTEI DESSE LIXO DE COMUNICAÇÃO…

Só que … SE VOCÊ SE DESCUIDAR… O VÍCIO VOLTA… Fiquei desatento por alguns dias e foi o suficiente para que algumas coisas desabassem…

maaaaaaaaaaaaaaaaaaaas… será que isso também não é um exagero?

O que é um exagero, Raphael?

Ora… desabar… afinal de contas… isso sim é um desabamento:

O que aconteceu está longe… muito longe de ter sido um desabamento.

Ora o que foi que houve então?

Nada… nada vezes nada… no máximo um pequeno aborrecimento… foi um fio de tristeza… um pingo de dificuldade…

Nesse momento entra em campo o nosso amigo eufemismo:

Eu tenho preferência por eufemismo, embora nem sempre o pratique.

Muitas vezes a verdade precisa ser dita… sem máscaras… sem metáforas… sem hipérboles e muito menos eufemismo… doa a quem doer… ela deve ser dita… a agora… aqui entre nós… CADA UM TEM A SUA VERDADE E ENXERGA A VIDA ATRAVÉS DAS SUAS LENTES DE CONTATO…

Essas são constituídas por meio de nossas experiências boas ou não, traumáticas ou não, o importante é que o HOJE existe como um PRESENTE para você FAZER ALGO DIFERENTE e OBTER RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS!

Durante um tempo eu precisei criar uma baita carcaça, pois sempre fui muito frágilzinho… fraquinho… feiozinho… nesse período de mutação, o que mais me fortaleceu foi esse mantra:

Um dos meus ídolos

Outro mantra utilizado centenas de vezes na minha preparação foi o do filme gladiador. Já compartilhei com vocês em outro Passo de Gigante, mas quero que você dê uma olhada na foto abaixo e na primeira foto de hoje.

A imagem acima pode até não ser igual a primeira do post de hoje, mas encerrou um ciclo de sonhos realizados. Passei praticamente um mês na Itália. Conheci Milão, Veneza, Verona, Roma, Costa Amalfitana e suas lindas cidades e muitas cidades na região da Toscana. Nessa viagem… em 2017… decidimos ter filhos em 2018… em 2019… os gêmeos nasceram… encerrava-se novamente mais um ciclo de sonhos realizados.

Pega todo o conteúdo dos Passos de Gigante entregue até hoje… Carambaaaaaaaa… já são 172 Passos… deve ter certamente umas 500 ou mais páginas escritas… tudo de graça para você, de coração, transformar a sua vida, ser aprovado no seu concurso público e realizar todos os seus sonhos.

TESTE-SE! TESTE-SE! TESTE-SE!

Uns preferem gatilhos mentais de dor, outros de amor e ainda há aqueles (euzinho aqui incluído) que fazem um mix entre eles.

O QUE VOCÊ TEM FEITO DE DIFERENTE PARA TRANSFORMAR SUA VIDA, SEUS RELACIONAMENTOS, SUA LINGUAGEM E VERDADEIRAMENTE FICAR COLADINHO NA SUA APROVAÇÃO? Escreve lá nos comentários… eu te garanto que ficarei felizão de ler e de responder.

Cenas do último capítulo de Passos de Gigante 171: falamos sobre aprendizados através de metáforas. Eu te apresentei o maior contador de histórias de todos os tempos. Se ainda não leu, leia! Voaaaaaaaa!

Bora Boraaaaaaaaaaaaaaaaaargh Decolaaaaaaaaargh!

“Mesmo não percebendo, constantemente usamos metáforas para descrever aspectos de nossa vida. Elas definem nossa perspectiva de vida. Por exemplo, se eu perguntasse a você: “O que é a vida? Descreva em uma metáfora. Como é?” Você pode descrever a vida como uma batalha, e outra pessoa pode dizer que é um jogo, um teste, uma dança. Essas são chamadas metáforas globais, porque afetam simultaneamente muitas áreas de sua vida.

E se você encara tudo do ponto de vista de que a vida é uma batalha? Ela é dura; você pode perder ou ser morto; a pessoa que você encontra na rua pode ser sua inimiga. E se a vida é um jogo? Pode ser divertida. E se for uma dança? Talvez haja nela um ritmo natural”.

(ROBBINS, Anthony, pag. 195. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Acredito que os Gigantes que estiverem levando o estudo a sério já entenderam como funciona o aplicativo aprovados. Qualquer dúvida, leiam a seção de dúvidas. Link aqui.

DÉBITO: Gravar o vídeo da R15T30 e disponibilizar no meu canal do youtube.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um quarta-feira das galáxias . Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns Alysson! Muito feliz por ti! Consistência, pois em breve... seu outono chegará... se quiser mais sobre essa metáfora... leia os Passos de Gigante 175. Abraço de Giganteeeeeeeee! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 13/07/19 às 15:50
  • O que eu tenho feito de diferente na vida de "concurseiro": estudar de forma eficiente aplicando algumas técnicas de estudo. Quanto a vida pessoal: tenho tido cuidado no meu relacionamento familiar, buscando sempre a paz com todos e sempre tentando a linguagem adequada. Valeu Raphael!!! Parabéns pela dedicação.
    Alysson Pereira em 13/07/19 às 13:45
  • Valeu Analu! Feliz e Grato pelos seus comentários! Em breve entrarei em contato contigo. Não esqueci do nosso trato. Abraço de Gigante!!!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 12/07/19 às 21:32
  • Kelly, legal saber que você fez as pazes com DEUS... tenho certeza de que ELE NUNCA quebrou a paz contigo... Muito do acontece em nossas vidas é para que algo ainda maior aconteça lá na frente, mas somos imediatistas demais e algumas vezes atrapalhamos a ordem natural do melhor de DEUS em nossas vidas. A melhor forma de mudar um hábito é substituí-lo por outro. Mantenha a recompensa, mas troque a ação (comportamento) indesejada. Quanto à lição do bambu chinês, ela é sensacional. O aprendizado para concursos é muito semelhante a essa lição com a diferença de que não irá levar 5 anos... em regra.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 12/07/19 às 21:31
  • Boa noite Mariana! Que bacana ler esse comentário!Fico feliz e grato pelo retorno de cada um de vocês! Vocês não fazem ideia da FORÇA que me dá ver vocês por aqui!Bora Bora decolar! O final de semana está só começando! Ótimos estudos! :) Ad Astra et Ultraaaaaaaaaaaaaaaargh!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 12/07/19 às 21:20
  • Eu estou voltando às minhas raízes. Voltei a fazer as pazes com Deus, e estou buscando me conhecer mais a fundo para mudar pequenos hábitos aqui e ali para fortificar minhas bases, eliminando principalmente pensamentos e comportamentos nocivos. Eu penso muito na lição do bambu chinês para os estudos, e isso tem me ajudado muito. MUITO mesmo. Bons estudos a todos nós! * E obrigada pelas palavras Raphael! Muito legal o post. Abraços e sucesso!
    Kelly em 11/07/19 às 01:56
  • Como sempre muito bom o passos de gigante
    Mariana em 10/07/19 às 22:05
  • Rafa, a vida e uma salada de frutas... temos vários sabores misturados. Podemos jogar leite condensado ou mel, quando estiver azeda ou sem graça kkk Deus no controle de tudo!!!!! Abraço de gigante... Os conteúdos enxutos estão incríveis, parabéns. A qualidade continuar a mesma de sempre.
    Analu em 10/07/19 às 18:02