Artigo

Papiloscopista PF – Já tem recurso na Prova de Física

Olá futuro Papiloscopista PF,

Primeiramente,  quero dizer que a semana começa boa para você que fez a prova de Papiloscopista PF  no dia de ontem.

É que ao analisar a prova para a postagem do gabarito extraoficial, que deve sair ao longo do dia, já tem uma questão que será objeto de recurso.

Estamos falando da prova de Física para o cargo de Papiloscopista PF.

Mas antes de conferir a correção, não deixe de participar do Ranking Polícia Federal para conferir seu desempenho na prova. Clique na imagem abaixo para cadastrar seu gabarito:

A Questão – Papiloscopista PF

O recurso será em face da questão abaixo, do canal auditivo.

Questão passível de recurso.

 

Nessa questão a banca CESPE está cobrando de vocês conceitos relativos aos tubos sonoros.

A questão era bem simples. Bastava você lembrar que um tubo sonoro fechado como o mostrado no texto da questão e na figura, só admite harmônicos ímpares além do fundamental. Esse tema é amplamente debatido em aulas minhas de acústica.

No entanto, o problema é que o assunto não estava previsto no edital. No conteúdo programático abaixo podemos perceber a ausência do assunto de ondas sonoras (acústica). Logo, isso faz com que a questão seja anulada e a pontuação dela atribuída a todos que realizaram a prova.

Assim, a fundamentação é bem simples, galera. Basta você mencionar que a questão versava sobre tubos sonoros. Inclusive com menção ao tema no próprio enunciado e esse tema não está previsto no conteúdo programático de Física no edital.

Conteúdo de Física

1 Oscilações e ondas: movimento harmônico simples; energia no movimento harmônico simples; ondas em uma corda; energia transmitida pelas ondas; ondas estacionárias; equação de onda. 2 Eletricidade: carga elétrica; condutores e isolantes; campo elétrico; potencial elétrico; corrente elétrica; resistores; capacitores; circuitos elétricos. 3 Óptica: óptica geométrica; reflexão; refração; polarização; interferência. 4 Espectroscopias de absorção e de emissão molecular (fluorescência).

O conteúdo de ondulatória claramente não indica o assunto de acústica.

Assim, espero que essa anulação possa ajudar quem está precisando de pontos para fazer a nota de corte da prova de Papiloscopista PF.

Abraços.

Prof. Vinícius Silva.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Uma de Química era passível de recurso, mas não o fiz a tempo. Correria de professor tem dessas. Era sobre o estado físico de um composto químico, mas ele não definiu se estava nas CNTP's. Marquei que era um sólido, pelo visto não era. Busquei informações do composto na internet e vi imagens de um pó. Só resta orar!
    Anderson Johnson Medeiros Miron em 04/10/18 às 19:41
  • Acho difícil anularem por esse motivo. Tubo sonoro faz parte do estudo de ondas estacionárias, que inclui acústica.
    Anderson Johnson Medeiros Miron em 04/10/18 às 19:37
  • Para a galera que estudou esse conteúdo, lembre-se que a Cespe atualmente está abrindo justificativa para NÃO ANULAR uma questão que foi solicitada. Esse formulário geralmente é aberto no site depois que os candidatos solicitarem as anulações.
    Rayane Teles de Freitas em 19/09/18 às 00:56
  • Como comentei no outro artigo, foi a única que errei, realmente cabe esse recurso? Eu me espantei quando vi essa questão, pois quando estava estudando oscilações e ondas pulei a parte de ondas sonoras pois não tinha no edital...
    DANIEL SOARES DO NASCIMENTO em 18/09/18 às 00:52
  • Não está contemplado no item ondas estacionárias?
    Evert em 17/09/18 às 20:33
  • Valeu a dica professor, vou pedir a anulação da questão embasado em seus fundamentos. Abraço.
    MARK JACKSON DE SOUSA VASCONCELOS em 17/09/18 às 17:17
  • Evidente que não cabe recurso, essa questão está sim inserida no tema de óptica, tanto que eu estudei! Espero que a banca seja justa e não anule a questão.
    Juliana em 17/09/18 às 16:22
  • Quando sai o resultado final e a lista de aprovações? Já se tem essa data? Obrigado!
    Victor em 17/09/18 às 09:45
  • Vai ser disponibilizado no decorrer do dia, postei logo a possibilidade de recurso para dar uma animada na segunda-feira.
    Vinicius Silva em 17/09/18 às 09:06
  • Professor, se puder disponibilizar o caderno de provas de papiloscopista junto com o gabarito!
    Henrique em 17/09/18 às 09:03
  • O gabarito extraoficial de Papiloscopista, Agente, Escrivão e Delegado, sim; os demais cargos de perito não temos a confirmação ainda.
    Vinicius Silva em 17/09/18 às 08:45
  • Vai sair o gabarito extraoficial hoje da prova de perito?
    Junior em 17/09/18 às 08:25