Artigo

Palpite (dicas!) para as discursivas – BACEN – Área 4

Pessoal,

como vocês já devem imaginar, estou mega enrolado com o Curso de COSIF e SUPIF para o BACEN – Área 4, e não tive tempo/fôlego de montar um curso de discursivas.

Entretanto, não poderia me omitir com relação aos meus palpites para as discursivas.

Como sugestão de estudo, proponho que você pegue cada um dos 10 temas abaixo e redija uma redação de 20-30 linhas com tudo o que você sabe sobre o assunto, SEM OLHAR NO MATERIAL.

Em um segundo momento, pegue o material, releia os tópicos, veja o que está faltando e escreva de novo, complementando com o que for necessário.

Bons estudos! E vamos escrever!!!! Faltam 20 dias para a prova. Pegue 1 tema por dia e estude fundo! É bom praticar a escrita todos os dias daqui para frente, você vai ver que fluirá bem mais fácil na hora da prova!

Vamos aos temas?

COSIF:

1. Operações de crédito e PCLD: classificação em níveis de risco; constituição da PCLD; reclassificação por atraso; impacto no balanço. (material de consulta: Aula 03 do Curso de COSIF)

2. Arrendamento mercantil + CPC sobre arrendamento (exemplos de arrendamento que não foram recepcionados pelo CMN) (material de consulta: Aula s 04 e 12 do Curso de COSIF)

3. TVM: classificações, apropriação das rendas, AVM, etc. (material de consulta: Aula 01 do Curso de COSIF)

4. Considerações sobre o MEP para IF e as divergências do COSIF com o padrão IASB neste sentido. (material de consulta: Aula 05 e 13 do Curso de COSIF)

5. Operações compromissadas: explicar a dinâmica de uma operação dessas. (material de consulta: Aula 01 do Curso de COSIF)

 

SUPIF:

1. Acordos de Capital: traçar um paralelo entre Basileia I, II e III (o que se espera de Basileia III) (material de consulta: Aula 02 do Curso de SUPIF)

2. Considerações sobre PR e PRE ( diferenças, correlação etc.), Índice de Basiléia (material de consulta: Aula 02 do Curso de SUPIF)

3. Regimes de Resolução existentes hoje (RAET, intervenção e liquidação extrajudicial) (material de consulta: Aula 07 do Curso de SUPIF)

4. Padrões internacionais de resolução bancária (focar no bail in) (material de consulta: Aula 06 do Curso de SUPIF)

5. Traçar um paralelo entre os regimes atuais de resolução e os Key Attributes (material de consulta: Aulas 06 e 07 do Curso de SUPIF)

 

É isso!!

 

Bons estudos!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.