Artigo

Os sete erros de quem se prepara para o Exame de Ordem

Olá amigos que estão se preparando para o Cursos para Exame de Ordem da OAB!

Meu nome é Paulo Guimarães, sou professor do Estratégia e Coordenador do Estratégia OAB, e hoje escrevo a você para comentar os sete erros mais comuns de quem se prepara para o famigerado do Exame de ordem. Quero ajudá-lo a entender quais são esses erros, e principalmente a não cometê-los!

O Exame de Ordem é o terror dos bacharéis em Direito e daqueles que estão perto de terminar a graduação. As razões para isso são muito simples, pois a prova é absolutamente fundamental não só para quem pretende exercer a advocacia privada, mas também para o exercício de um grande número de cargos públicos, especialmente nas áreas de Advocacia Pública e de Defensoria.

Além disso, é difícil manter o controle emocional quando ouvimos vários relatos de pessoas que já passaram pelo exame muitas vezes e ainda não conseguiram a aprovação.

Vencer esse desafio não é uma tarefa trivial. A preparação adequada exige esforço, disciplina, foco e um bom planejamento. A seguir mostro a você quais são os sete erros muito comuns na preparação para o Exame de Ordem, e – o mais importante – como você pode escapar deles!

 

1. Não examinar o edital com atenção

Essa dica vale não só para o Exame de Ordem, mas para qualquer concurso. Você precisa conhecer a regra do jogo para poder jogar! Há informações muito preciosas sobre a prova que estão no edital. É lá que você vai encontrar detalhes sobre as datas, locais e horários de aplicação das provas, sobre os materiais que você pode e não pode levar no dia, se é permitida consulta, divulgação dos gabaritos e padrões de resposta, datas previstas para o resultado e uma infinidade de itens essenciais.

Para o XIX Exame de Ordem recomendo a leitura atenta do Raio-X do Edital, elaborado pelo professor Ricardo Torques. Você pode acessar o material gratuitamente clicando aqui.

 

2. Começar a estudar sem planejar

Preparação exige planejamento. Se você começar a estudar sem traçar um planejamento, vai terminar se perdendo e dando mais atenção do que deve a matérias menos relevantes, e menos atenção àquelas que certamente vão ser cobradas com mais ênfase na prova.

Prepare um bom plano de estudos, contabilizando as horas que vai dedicar ao estudo de cada matéria. Não deixe nenhuma de fora, mas divida o tempo de maneira proporcional à importância que cada uma delas tem de fato. Posso dar a você como exemplo a legislação específica acerca da advocacia e da OAB (Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB). É uma matéria relativamente pequena, mas que SEMPRE aparece na prova.

Se você não tiver uma rotina de estudos estabelecida também vai terminar perdendo muito do seu precioso tempo. Imagine só, a cada vez que você sentar para estudar vai precisar pensar em qual matéria vai pegar, localizar os materiais…

Você pode acessar gratuitamente aqui um modelo de plano de estudos para ajudá-lo a se planejar melhor.

 

3. Tentar estudar a matéria toda

É simples: não dá tempo! No total temos 17 matérias, que abrangem quase todo o conhecimento que você precisou adquirir nas milhares de horas que gastou na sua faculdade. É humanamente impossível estudar detalhadamente todas essas matérias até a prova.

“E o que eu faço então, professor?” Dizer que não vai dar tempo pode soar desesperador, mas o mesmo desafio é imposto a todos. Não vai dar tempo para ninguém! O que você precisa é saber quais são as matérias mais importantes, e dedicar mais tempo a ela. Já as matérias menos importantes você pode estudar mais rapidamente.

O segredo mora aqui: você precisa estudar por materiais focados no edital, preparados sob medida para o Exame de Ordem.

 

4. Ler muito e não resolver questões

O estudo da teoria precisa ser complementado com a resolução de MUITAS questões. Na realidade acho que “complementado” nem é a palavra certa, pois o estudo da teoria não adianta quase nada se você não compreender a forma como a banca cobra aqueles conhecimentos e treinar a resolução das questões.

E não são quaisquer questões que vão ajudá-lo! É preciso ter questões atualizadas e sempre com foco na banca examinadora! Claro que a resolução de outras questões também vai ajuda-lo a fixar os conteúdos, mas é preciso conhecer bem o inimigo de todos os candidatos ao Exame de Ordem, que é a nossa querida Fundação Getúlio Vargas!

 

5. Não conseguir equilibrar o estudo da doutrina, legislação e jurisprudência

No Exame de Ordem temos a cobrança diversificada da banca entre os conteúdos da “lei seca”, da doutrina e dos julgados dos tribunais. Não adianta saber tudo que os Tribunais Superiores têm decidido sobre determinado assunto se não soubermos o que dizem as leis que tratam do tema e o que dizem os principais autores. Não temos como abrir mão de algum desses elementos sem perder preciosos prontos na prova.

É preciso que o estudo do candidato seja conduzido por assunto, e em cada assunto você precisará compreender quais são as principais normas aplicáveis, como os Tribunais têm interpretado essas normas, e quais os principais posicionamentos doutrinários.

 

6. Não dar atenção ao emocional

Muitos candidatos se esforçam tanto para estudar que chegam à exaustão física e emocional, e por isso terminam não conseguindo os resultados que poderiam alcançar. Além do estudo, é preciso cuidar bem do seu lado emocional. Certamente você está rodeado de pessoas que torcem pelo seu sucesso, e podem ajudá-lo a manter o medo, a angústia e a ansiedade sob controle.

Sugiro que você dê uma atenção especial ao emocional nos dias que antecederem a prova. Tente descansar na medida adequada (mas sem perder o timing da revisão, por favor!), alimente-se bem, e no dia da prova tenha uma boa noite de sono para poder despender todas as suas energias na batalha final…!

 

7. Não fazer uma revisão adequada

A revisão é um item importantíssimo e influencia diretamente os resultados que você alcançará. Separe os últimos dias antes da prova para rever os conteúdos mais importantes, resolva questões, e, se for necessário, releia partes da teoria, principalmente a dos primeiros temas, que você já estudou há algum tempo.

Recomendo uma atenção especial àqueles assuntos cujas questões você errou. Lembre-se sempre de que o erro na hora do treino é o que constrói o acerto na hora em que você não pode se dar o luxo de errar. O tempo que você despenderá na revisão para cada matéria deve ser proporcional ao tempo que você dedicou no estudo.

Muita gente costuma dizer que o estudo nada mais é do que a preparação para uma boa revisão!

 

É isso, pessoal! Desejamos todo sucesso para você que está se preparando para o XIX Exame de Ordem. Siga nossas dicas e se tiver alguma dúvida pode me procurar!

 

Grande abraço!

Paulo Guimarães
[email protected]
www.facebook.com/pauloguimaraesf
www.twitter.com/pauloguimaraesf
www.periscope.tv/pauloguimaraesf

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bem colocado. Na verdade são dicas que valem para qualquer concurso.
    Constantinos G. G. em 05/02/16 às 13:01