Artigo

OS PRINCIPAIS ALIMENTOS PARA PASSAR EM QUALQUER PROVA OU CONCURSO

Fala Águia!

Olho na lista de alimentos dos aprovados… e pode mandar cada um deles para dentro… SEMPRE COM MODERAÇÃO! 

AVISOS IMPORTANTES!

Se você não gostar de algum alimento, sem problema… NÃO É ISSO APENAS que irá te APROVAR ou REPROVAR…

Se você não experimentou algum dos alimentos, experimente… gostou? Cai dentro! Não gostou… não tem problema…

Meus hábitos alimentares mudaram radicalmente depois dos 25 anos de idade, pois antes disso eram horríveis!

Regra básica: Em tudo o que você fizer na vida, em tudo… você já sabe… o equilíbrio é mais do que importante, é fundamental!

Ah Raphael, se eu não comer o que está nessa lista, então eu não vou passar?

Vou repetir… não é para tanto… então nada de exageros! 

Combinado?

A lista é apenas uma sugestão e está de longe de ser taxativa. Além disso, você pode não gostar de um ou mais alimentos ou até mesmo não se adaptar.

Eu experimentei um café muito louco chamado BULLETPROOF COFFEE com manteiga ghee, óleo de coco e café em pó com torra média… resultado: PIRIRI.

Resultado da segunda tentativa: PIRIRI. Resultado da terceira: Acertou se você disse PIRIRI.

Valeu a pena?

Muito e sabe o motivo de ter valido a pena?

Pois diferentemente da maioria das pessoas, eu não comia nada diferente de arroz, feijão, bife e batata fritas até os 16 anos de idade. Então, praticamente todos os alimentos da lista que vou compartilhar contigo eram sempre uma experiência radical na minha vida.

De tudo o que já experimentei até hoje, AÇAÍ, CAFÉ, ÁGUA, BANANA, OVOS, esses foram os alimentos que mais aumentaram a minha produtividade no treinamento físico e mental.

Resumindo a lista de alimentos em uma frase:

“Tome um café da manhã de um rei, almoce como um príncipe e jante como um plebeu”.

E vamos para lista… 

IMPORTANTE: Depois da lista tem o link do vídeo do canal desta semana! :)

  1. Açaí: alimento rico em carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Verdadeiro combatente contra o cansaço. 
  2. Soja: possui leucina, um aminoácido que participa da construção de novas moléculas de proteínas e atua como fonte de energia. Três colheres de sopa do grão cozido ou um copo do suco de soja por dia dá aquela turbinada. 
  3. Broto de alfafa: por possuir muitas enzimas, ajuda o organismo a absorver nutrientes vindos de outros alimentos. Apresenta, também, vitamina C, cálcio e fósforo. Juntos, esses nutrientes espantam o cansaço físico e mental. A medida indicada é de uma xícara de chá por dia.
  4. Algas marinhas: apresentam iodo em sua composição, estimulando a glândula tireoide, que, por sua vez, atua em todos os órgãos, fazendo que trabalhem no ritmo certo. Na ausência ou escassez desse mineral, sono, cansaço e falta de memória surgem. Além da comida japonesa, experimente colocar no suco de laranja. Consuma duas ou três folhas de alga nori ao dia.
  5. Grão-de-bico: o triptofano, que aparece em doses generosas no grão-de-bico, é usado pelo corpo para a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Substitua o feijão por ele em alguns dias da semana. Quatro colheres são suficientes.
  6. Água de coco: é considerada uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de melhorar a disposição, é uma ótima fonte de hidratação para o verão.
  7. Banana: a fruta é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é um neurotransmissor que tem diversas funções, como regular o sono, o humor, e auxiliar na prevenção de distúrbios emocionais. Além disso, é fonte também de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental.
  8. Chá verde: o chá verde é fonte de cafeína, substância considerada termogênica (acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal) e que aumenta a disposição. Também auxilia na melhora do humor e bem-estar, pois possui um aminoácido que quando liberado em nosso corpo aumenta a produção de dopamina e serotonina.
  9. Oleaginosas: as oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, nutrientes que atuam na redução da pressão arterial, do colesterol e das triglicérides. Também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam a diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia.
  10. Mel: o mel é constituído por dois tipos de carboidratos (glicose e frutose), o que o torna um alimento energético, podendo aumentar a disposição e combater o cansaço. É fonte de vitamina C que apresenta potente ação antioxidante, e vitaminas do complexo B que participam do metabolismo de produção de energia, e desintoxicação do organismo, além de possuir minerais como fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio.
  11. Aveia: a aveia integral é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico que conferem energia sem levar a picos de liberação de insulina. Ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e dá saciedade, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de produção de energia e a disposição.
  12. Chocolate Amargo: o chocolate amargo, se consumido moderadamente, ajuda emagrecer e é fonte de antioxidantes que, além de retardarem o envelhecimento precoce, auxiliam na saúde do coração. Possui cafeína, o que ajuda a manter o corpo alerta e mais disposto.
  13. Leite: o leite morno alivia a inquietação e combate a insônia. É um alimento rico em antioxidantes, vitaminas do complexo B, proteínas e cálcio. A proteína do leite tem efeitos relaxantes, que acalmam e induzem ao sono, portanto, para quem não é intolerante à lactose, o leite é um grande aliado.
  14. Laranjas: por ser fonte de vitamina C, costuma fazer parte do café da manhã de algumas pessoas, no entanto, talvez o que a maioria das pessoas desconheça é que a vitamina C reduz o cortisol – o hormônio do estresse. Para que o efeito seja mais intenso, consuma o suco “in natura”, sem açúcar.
  15. Proteínas: as proteínas estimulam a produção de noradrenalina e dopamina. Essas substâncias, assim como a serotonina, melhoram o humor, trazendo sensação de bem-estar. Boas fontes de proteínas são encontradas nas carnes magras, iogurtes magros, peixes, ovos, derivados lácteos, nozes, soja, lentilhas, feijões e vegetais verde-escuros. 
  16. Aspargos: alguns casos de depressão estão associados a baixos níveis de ácido fólico. O aspargo é um vegetal rico nesse tipo de ácido. Em apenas uma xícara de aspargos, encontraremos 70% dos valores diários de ácido fólico, necessários para uma boa saúde.
  17. Amêndoas: além de deliciosas, são ricas em óleos saudáveis, vitaminas B2 e E, configurando-se ótimos alimentos que diminuem a ansiedade. O consumo diário de ¼ de xícara de amêndoas trará benefícios para todo o organismo, inclusive no controle da ansiedade.
  18. Abacate: as células cerebrais e os nervos precisam de vitaminas do complexo B para se manterem saudáveis. A deficiência de vitamina B poderá provocar ansiedade. O abacate é fonte importante dessas vitaminas, além de possuir gordura saudável monoinsaturada.
  19. Espinafre: muitos torcem o nariz quando estão diante de espinafre. O que poucos sabem é que ele tem muito magnésio, que é um mineral que regula os níveis de cortisol, e por esse motivo, promove sensação de bem-estar.
  20. Tomate: além de licopeno, que é antioxidante, tem fisetina, que é uma substância que melhora o funcionamento do cérebro e reduz o esquecimento.
  21. Ovos: contém vitamina B12, que ajuda na formação dos componentes das células do cérebro fazendo com que funcionem corretamente. Além disso, a gema do ovo tem acetil-colina, que é importante para as funções de memorização do cérebro.
  22. Nozes: além de ômega 3, possui vitamina E que, por ser antioxidante, diminui o envelhecimento das células do cérebro evitando o esquecimento.
  23. Sementes de abóbora: outro alimento rico em ômega 3 e zinco, as sementes são perfeitas para quem é vegetariano. As sementes contribuem na manutenção da parte do cérebro que equilibra a função sensorial. Podem ser consumidas em lanches, saladas e até mesmo junto com o mingau de aveia no café da manhã.
  24. Óleo de peixe: espécies como salmão, cavala, arenque e sardinha são riscos em ômega 3. Essa substância é essencial para o desenvolvimento e manutenção do tecido cerebral. Para uma dieta equilibrada, certos nutricionistas recomendam duas porções de peixes ricos em ômega 3 por dia.
  25. Gérmen de trigo: é rico em vitamina B6, que ajuda a regular a transmissão da informação entre as células do cérebro.
  26. Morango: a fisetina, encontrada no morango, é um nutriente que desempenha papel importante nas lembranças. Segundo pesquisas recentes, essa substância induz a diferenciação das células nervosas, o que tem influência direta para uma boa função cognitiva e na redução do esquecimento.

Alimentação, Produtividade e Resultado em Provas e Concursos

Até o próximo post futuros aprovados!!! :)

Abaixo o link de um post super bacana da NUTRICIONISTA MAYRA CARVALHO

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – MAIOR ALIADA PARA OS SEUS ESTUDOS

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM…

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Se inscreve no canal! Vamos para 1000 inscritos até dezembro! :)

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um abraço de gigante, AD ASTRA ET ULTRA e uma semana extraordinária de estudos!

VOEEEEEEEEEE ÁGUIAAAAAAAAAARGHHHHHH! ;)

RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Difícil mesmo vai ser eu conseguir tudo isso!!!
    Lindomar em 04/04/20 às 07:13
  • Parabéns pelo post, tem informações muito importantes sobre os alimentos, que com certeza ajudaram e muitoooo...a quem precisa melhorar a alimentação, não só para prestar concurso, mas para ter mais qualidade de vida!
    Marciana em 09/03/19 às 22:02
  • Show seu artigo, bom demais!! Não adianta nada estudar , se corpo e mente não estiverem preparados para a batalha!! Obs: já to indo ali comer um açai com banana , morango e amêndoas ! hahahahaa :)
    FLÁVIA DANIELA BATISTA JULIO em 20/08/18 às 14:14
  • Muito bom! Obrigada! Ahh.. Mudando de assunto, meu filho ama a música do Rocky Balboa e decidimos assistir com ele todos os filmes, desde o início.. Estamos assistindo 1 por fds, pq preciso estudar.. Eu super indico pra quem é concurseiro! Hehe
    Luciana Brandão em 20/08/18 às 08:33