Artigo

OFICIAL DE PROMOTORIA DO MPSP: COMO SE PREPARAR

OFICIAL DE PROMOTORIA DO MPSP: COMO SE PREPARAR
Comece sua preparação o quanto antes para o MPSP

OFICIAL DE PROMOTORIA DO MPSP: COMO SE PREPARAR

Depois do concurso para Escrevente Técnico Judiciário do TJSP, parar de estudar não é uma opção, pois diversos concursos de Tribunais estão por vir.

Nesse momento, ter estratégia e escolher o concurso mais similar ao que você estava estudando anteriormente é uma ótima jogada, afinal, será possível aproveitar as disciplinas que já domina e manter o ritmo de estudos.

O concurso para Oficial de Promotoria do Ministério Público de São Paulo (MPSP) é uma ótima opção, pois será possível aproveitar grande parte do conteúdo estudado para o TJSP, além do fato de o edital ser ainda menor!

Por fim, vale lembrar que, neste concurso, além de possuir um ótimo número de vagas, é bem comum nomear um número bem superior à previsão.

Neste artigo, vamos te falar tudo o que você precisa saber sobre o cargo de Oficial de Promotoria do MPSP:

  • Características da profissão;
  • Requisitos para o cargo;
  • Remuneração;
  • Detalhes do último concurso;
  • Previsão para o próximo concurso;
  • Como se preparar e aproveitar o que estou para o TJSP;
  • Sugestão de ciclo de estudos.

CURSO PARA OFICIAL DE PROMOTORIA – MPSP

Vamos nessa!

Oficial de Promotoria do MPSP:

Características

A Promotoria de Justiça é um órgão do Ministério Público que desempenha as funções institucionais na comarca, tanto judicial quanto extrajudicialmente.

Assim, o Promotor de Justiça é quem tem o contato direto com a sociedade, investiga e apura crimes, faz recomendações, propõe acordos e atua na defesa do cidadão. Contudo, para tanto, ele não é capaz de trabalhar sozinho e precisa de auxiliares.

Dentre eles está o Oficial de Promotoria, que possui a função de organizar a Promotoria e deixar tudo em ordem para que funcione corretamente.

O Oficial de Promotoria do MPSP atua nas rotinas administrativas da Promotoria. Sua atuação se concentra, primordialmente, na parte administrativa. Dentre as atividades do Oficial de Promotoria, podemos elencar:

  • Controle de registros de processos e documentos;
  • Tarefas contábeis e financeiras
  • Inventário de materiais
  • Acompanhamento do Diário Oficial
  • Atendimento ao público em  geral  para prestar  os  devidos  esclarecimentos e/ou encaminhamentos;
  • Elaboração e digitação  de textos,  planilhas,  cálculos,  balancetes  e outros  documentos  oficiais.

Existe, também, o Oficial de Promotoria Chefe, que, como o próprio novo já diz, possui funções relacionadas à coordenação e à orientação dos demais:

  • Analisar, implantar  e coordenar  os  trabalhos  afetos  a sua  subárea;
  • Orientar seus  subordinados  acerca dos  seus  direitos,  deveres  e na execução  dos  serviços;
  • Identificar as  necessidades  e propor  melhorias  nas  rotinas laborativas  da sua subárea.

Oficial de Promotoria do MPSP:

Requisitos

Exige-se apenas nível médio completo para o cargo de Oficial de Promotoria.

Remuneração

A remuneração do Oficial de Promotoria varia de cinco até oito mil reais líquidos! Veja que é uma ótima remuneração para um cargo de apenas nível médio.

Para você ter uma ideia, na prática, seguem os holerites de dois oficiais de promotoria referentes ao mês de agosto de 2021:

OFICIAL DE PROMOTORIA DO MPSP:
Remunerações do Oficial de Promotoria do MPSP – agosto/21. Fonte: MPSP

Oficial de Promotoria do MPSP:

Último Concurso

O último concurso para Oficial de Promotoria do MPSP aconteceu no ano de 2015. A banca foi a VUNESP – mesma banca do TJSP – e, até 2020, tivemos mais de 1.000 nomeações!

Nomeações até 06/11/2020:

Capital: 703

Araçatuba: 13

Bauru: 36

Campinas: 43

Franca: 17

Piracicaba: 21

Presidente Prudente: 35

Ribeirão Preto: 27

Santos: 26

São José do Rio Preto: 37

Sorocaba: 39

Taubaté: 42

Vale do Ribeira: 02

Vale dizer que as nomeações superaram – e muito – o número de vagas previstas no edital e, com certeza, no próximo concurso não será diferente.

O concurso foi dividido em duas etapas:

  1. Prova objetiva – 80 questões (caráter eliminatório e classificatório)
  2. Prova prática de digitação e formatação (caráter eliminatório)

Oficial de Promotoria do MPSP:

Próximo concurso

Ainda não existe uma data certa para a publicação do edital para Oficial de Promotoria do MPSP, mas com certeza será logo.

Sabemos que, em agosto de 2020, O Ministério Público de São Paulo publicou a retomada das convocações dos candidatos do último concurso.

Por outro lado, segundo a Recomendação n. 77/20 do MPSP, foi prorrogada a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos vigentes em face das necessidades sanitárias, ou seja, por conta da pandemia.

Veja o artigo da Resolução na íntegra:

“Art. 1º Recomendar aos ramos do Ministério Público que avaliem a pertinência de prorrogar, até 31 de dezembro de 2021, a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos vigentes, tendo em conta as necessidades sanitárias da localidade”.

Dessa forma, uma vez que vem decrescendo o número de casos de COVID-19 e grande parte da população já está vacinada, não teria motivos para a suspensão perdurar no ano de 2022.

Assim, tudo indica que 2022 será o ano em que o próximo concurso para Oficial de Promotoria do MPSP terá seu edital publicado.

Por que prestar o concurso de Oficial de Promotoria do MPSP?

Se você ainda está em dúvida se vale a pena prestar o concurso de Oficial de Promotoria do MPSP, confira, agora, alguns bons motivos para isso:

Serão Muitos Nomeados

Atualmente, não é qualquer concurso que nomeia mais de mil classificados, ainda mais exigindo-se apenas nível médio.

Só para se ter uma ideia, embora tenham sido previstas apenas 32 vagas para a Capital no concurso de 2015, hoje, temos mais de 700 nomeações!!!!! É muita gente sendo chamada e nem encerrou o concurso ainda.

Além disso, não tem sentido algum ter prestado o TJSP e não realizar o concurso do MPSP.

Para se ter uma noção, no último concurso do MPSP, tivemos pouco mais de 25 mil inscritos. Destes, 1.595 foram convocados para a prova prática. A nota de corte foi 76,25.

A tendência, agora, é chamar muito mais candidatos para a prova prática , como aconteceu no TJSP (de 1.500 convocados no último concurso para 8.000 no concurso atual).

Ora, qual outro motivo teria para isso senão nomear ainda mais classificados?

Quantidade de Disciplinas

Novamente, ao comparar com os demais concursos de nível médio (INSS, TRFs, TJs), o edital do MPSP costuma ser muito mais enxuto, mesmo se comparamos com o edital de Escrevente do TJSP, que já era bem reduzido.

Além disso, para quem estudou anteriormente para o TJSP, poderá aproveitar, cerca de 70% desse conteúdo.

Além disso, assim como no TJSP,  a segunda etapa do concurso de Oficial de Promotoria do MPSP também consistirá em prova prática de digitação e de formatação.

Segue uma tabela comparativa das disciplinas:

 OFICIAL DE PROMOTORIA DO MPSP:
TJSP X MPSP

Vale mencionar que a prova do TJSP é composta por 100 questões, ao passo que a Vunesp costuma preparar as provas do MPSP com 80 questões.

A divisão das disciplinas na prova do MPSP do último concurso foi a seguinte:

  • 35 questões de Português (quase metade da prova)
  • 20 questões de Direito: 4 de Direito Penal, 4 de Direito Processual Penal, 4 de Direito Administrativo, 5 de Constitucional/MP, 3 de Direito Processual Civil
  • 15 questões de Matemática/Raciocínio Lógico
  • 10 de Atualidades (muitas questões)

Oficial de Promotoria do MPSP:

Como se preparar

Não se iluda com o tamanho do edital.

Embora não seja um conteúdo muito extenso, a concorrência será alta e, consequentemente, a nota de corte também.

Um bom parâmetro será a nota de corte do concurso em andamento do TJSP. Ainda não temos o resultado oficial, mas, pelos rankings extraoficiais, a nota de corte para a Capital, por exemplo, girará em torno dos 90 pontos (90/100).

O MPSP é um concurso menor, com menor visibilidade, portanto, podemos deduzir que a nota de corte, nas mesmas condições, será um pouco mais baixa (cerca de cinco pontos).

O concurso do TJSP teve 90.758 inscritos. Já o último concurso do MPSP reuniu 25.160 inscritos. Mesmo que este número aumente no próximo concurso, dificilmente chegará próximo ao número de inscritos do TJSP.

Assim, por mais que trabalhemos com números reduzidos, acertar 85% da prova é briga para “cachorro grande” e o estudo precisa ser iniciado o quanto antes.

Por exemplo, no último concurso do MPSP, o primeiro colocado fez 95 pontos e, o último classificado dentro do número de vagas, 81 pontos.

Oficial de Promotoria do MPSP: :

Sugestão de ciclo de estudos

A melhor maneira de se preparar para o concurso de Oficial de Promotoria do MPSP é por meio de um ciclo de estudos que lhe permita passar por todas as disciplinas e, também, realizar constantemente uma revisão do que já foi estudado.

No caso do concurseiro que já estava estudando para o TJSP, as matérias coincidentes – como Raciocínio Lógico, Matemática e Português que são iguais em sua integralidade – já poderão ser revisadas constantemente, sem a necessidade de um novo início.

Contudo, para isso, não se pode demorar muito para retomar os estudos, para não perder o fio da meada.

Para te ajudar na organização, segue uma Sugestão de Ciclo de Estudos para Oficial de Promotoria do MPSP:

MPSP CICLO DE ESTUDOS
Adapte este ciclo para a sua realidade!

Como o próprio nome já diz, é uma sugestão, que precisa de adaptação conforme seu cronograma, ritmo e nível de conhecimento.

O importante é seguir à risca as orientações básicas:

  • Não estudar, no mesmo dia, disciplinas semelhantes, como Direito Processual Penal e Direito Processual Civil;
  • Revisar e fazer simulados constantemente;
  • Treinar com questões;
  • Ler a lei seca.

Oficial de Promotoria do MPSP:

Conclusão

Neste artigo, apresentamos para você as principais características do concurso para Oficial de Promotoria do MPSP, bem como as vantagens em iniciar, desde já, os estudos.

Apresentamos, também, uma sugestão de ciclo para você utilizar como base na hora de montar seu cronograma.

Concluímos, assim, que:

  • Tudo indica que, em 2022, teremos a publicação do edital;
  • Exige-se apenas nível médio completo;
  • Remuneração acima de 5 mil reais líquidos.
  • São poucas disciplinas e o edital costuma ser bem enxuto;
  • É muito parecido com o edital do TJSP, inclusive com a prova prática de digitação e formatação;
  • Até agora, temos mais de mil convocados do último concurso e, para o próximo, não será diferente.

Depois de tudo isso, não dá para deixar de lado essa enorme oportunidade, não é mesmo?

Conte conosco para sua preparação.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

CURSO PROVA PRÁTICA – DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO PARA O TJSP

CURSO PARA OFICIAL DE PROMOTORIA – MPSP

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.