Artigo

Modelo OSI e Arquitetura TCP/IP para o EBSERH (TI)

Neste artigo, abordaremos de forma concisa o Modelo OSI (Open Systems Interconnection) e a Arquitetura TCP/IP, fornecendo um resumo dos principais pontos cobrados em concursos públicos. Além disso, também abordaremos sobre o modelo híbrido, que uniu as características do modelo OSI com o TCP/IP. A ideia é que este resumo prepare você para as questões da banca IBFC.

Dessa forma, este artigo está estruturado da seguinte maneira:

  • Introdução
  • Modelo OSI
  • Arquitetura TCP/IP
  • Modelo Híbrido
  • Relação entre as camadas OSI e TCP/IP
  • Conclusão

Introdução

O Modelo OSI e a Arquitetura TCP/IP são dois modelos de referência para redes de computadores. Eles são usados para descrever as camadas e funções envolvidas na comunicação entre computadores em uma rede.

Assim, o Modelo OSI é um modelo teórico que divide a comunicação em sete camadas, cada uma com uma função específica. Por outro lado, a Arquitetura TCP/IP é um modelo mais prático que divide a comunicação em quatro camadas. 

Camadas dos modelos OSI e TCP/IP

Modelo OSI

O Modelo OSI é um modelo de referência para redes de computadores. Ele foi desenvolvido pela Organização Internacional de Padronização (ISO) na década de 1970 e é usado para descrever as camadas e funções envolvidas na comunicação entre computadores em uma rede.

Camadas do Modelo OSI

O Modelo OSI divide a comunicação em sete camadas, cada uma com uma função específica. As camadas são:

  1. Camada física: Esta é a camada mais baixa e lida com a transmissão de bits brutos por meio de mídias físicas, como cabos e sinais elétricos. Ela se concentra nas características físicas da rede.
  2. Camada de enlace: É responsável por garantir a confiabilidade da transmissão de dados. Ela é responsável por detectar e corrigir erros que possam ocorrer durante a transmissão. Também controla o fluxo de dados entre dispositivos na mesma rede.
  3. Camada de rede: Esta camada lida com o roteamento de dados entre redes diferentes. Ela determina o caminho que os dados devem seguir para alcançar seu destino e lida com endereçamento IP.
  4. Camada de transporte: A camada de transporte fornece serviços de comunicação de ponta a ponta e garante que os dados sejam entregues de forma confiável, mantendo o controle de fluxo e a segmentação de dados.
  5. Camada de sessão: Estabelece, gerencia e encerra sessões de comunicação entre dispositivos. Ela controla a autenticação e o diálogo entre aplicativos.
  6. Camada de apresentação: É responsável pela formatação dos dados para apresentação ao usuário. Ela lida com a tradução, criptografia e compressão de dados, bem como a apresentação de informações ao usuário.
  7. Camada de aplicação: É a camada mais alta do modelo e fornece serviços diretamente aos aplicativos do usuário. Isso inclui serviços como email, transferência de arquivos, navegação na web e outros serviços de rede.

Arquitetura TCP/IP

A Arquitetura TCP/IP é a estrutura fundamental que impulsiona a Internet e grande parte das comunicações em rede no mundo contemporâneo. Seu nome é a junção de seus dois principais protocolos: o protocolo TCP e o protocolo IP.

Criada nos anos 1970, a Arquitetura TCP/IP é uma pilha de protocolos que define como os dispositivos se comunicam em redes de computadores, permitindo a interconexão de sistemas diversos em todo o mundo.

A Arquitetura TCP/IP é frequentemente comparada ao Modelo OSI, embora tenha evoluído de maneira mais prática e gradual, tornando-se o padrão dominante de comunicação em redes. Assim, diferentemente do modelo OSI, que é um modelo teórico, a arquitetura TCP/IP é um modelo prático, no qual os protocolos são organizados.

Camadas da Arquitetura TCP/IP

A arquitetura TCP/IP possui quatro camadas:

  1. Camada de Acesso à Rede: A camada de enlace lida com a comunicação entre dispositivos na mesma rede local. Ela trata do endereçamento físico, como os endereços MAC, e controla o acesso ao meio físico. Ela engloba as camadas física e de enlace do modelo OSI.
  2. Camada de Internet: A camada de internet é responsável pelo roteamento de dados entre diferentes redes. Nela, os pacotes de dados são roteados de origem para destino com base em endereços IP.
  3. Camada de Transporte: Semelhante à camada de transporte do Modelo OSI, essa camada gerencia a comunicação fim-a-fim entre dispositivos. Ela é responsável por garantir que os dados sejam entregues de forma confiável e pode usar os protocolos TCP (Transmission Control Protocol) para conexões confiáveis ou o UDP (User Datagram Protocol) para comunicações não confiáveis, como streaming de vídeo.
  1. Camada de Aplicação: A camada de aplicação é a camada mais alta da Arquitetura TCP/IP e fornece serviços diretamente aos aplicativos do usuário. Ela engloba as camadas de Sessão, Apresentação e Aplicação do modelo OSI. Além disso, esta camada possui uma ampla variedade de protocolos, como HTTP (para navegação na web), SMTP (para email) e FTP (para transferência de arquivos), entre outros.

Modelo Híbrido

O modelo híbrido é uma abordagem que combina elementos do Modelo OSI e da Arquitetura TCP/IP para melhor atender às necessidades de redes e sistemas modernos. Essa combinação permite tirar proveito das vantagens de ambas as estruturas e superar as limitações específicas de cada uma.

O modelo híbrido possui as seguintes camadas:

  1. Camada física: É responsável pela transmissão de dados brutos entre computadores.
  2. Camada de enlace: É responsável por garantir a confiabilidade da transmissão de dados.
  3. Camada de rede: É responsável pelo roteamento de dados entre redes.
  4. Camada de transporte: É responsável pela entrega de dados de forma confiável.
  5. Camada de aplicação: É responsável pelo acesso aos serviços de rede.

Relação entre as camadas OSI e TCP/IP

O quadro abaixo apresenta a relação entre as camadas do modelo OSI, TCP/IP e híbrido, mostrando seus principais protocolos:

Modelo OSIModelo HíbridoArquitetura TCP/IPPrincipais Protocolos
1 – Camada Física1 – Camada Física1 – Camada de Acesso à RedeEthernet, Wi-Fi
2 – Camada de Enlace2 – Camada de Enlace
3 – Camada de Rede3 – Camada de Rede2 – Camada de RedeIP, ICMP, IGMP
4 – Camada de Transporte4 – Camada de Transporte3 – Camada de TransporteTCP, UDP, SCTP
5 – Camada de Sessão5 – Camada de Aplicação4 – Camada de AplicaçãoHTTP, FTP, SMTP, DNS, Telnet, POP3, IMAP, SNMP, etc.
6 – Camada de Apresentação
7 – Camada de Aplicação

Conclusão

Bom pessoal, chegamos ao final deste artigo. Espero que o conteúdo aqui apresentado seja de grande utilidade para seu aprendizado.

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.